Computador é capaz de “ver” sonhos

Por , em 8.04.2013

Mesmo décadas de pesquisas e inúmeras teorias não puderam responder por que, exatamente, sonhamos. Para ajudar nessa empreitada, um grupo de pesquisadores ensinou um computador a “ver” sonhos com base na atividade neuronal de uma pessoa.

Usando um aparelho de ressonância magnética, a equipe analisou o cérebro de três voluntários enquanto dormiam. De tempo em tempo, eles eram acordados e tinham que descrever seu sonho.

Em seguida, os dois conjuntos de informação (atividade cerebral e descrição) foram unidos, para que um computador pudesse criar imagens a partir dos padrões de ativação dos neurônios da pessoa.

Além de permitir a “leitura” de sonhos, o estudo mostrou que as mesmas regiões do cérebro são ativadas quando uma pessoa vê determinado objeto ou sonha com ele.

A equipe também conseguiu encontrar padrões para tipos de imagem distintos, como cenários ou pessoas. “Há uma similaridade entre assuntos (…) Nós conseguimos pegar conteúdos básicos de sonhos e construir um modelo a partir deles, que pode se aplicar a outras pessoas”, destaca a neurologista Masako Tamaki, da Brown University (EUA).[LiveScience, Science]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 4,00 de 5)

4 comentários

  • Johnny Guerra:

    Agora querem monitorar por dentro dos sonhos também.

  • Shilik@:

    Dá para se transformar energia em texto! Converter cores em texto dá! Tente então fotografar, digitalizar ou mesmo fazer alguma ressonância magnética de algum cérebro de pessoa que se encontra num estado de perturbação e veremos a que conclusão se consegue chegar…. Quando nos perturbamos, somos tomados por vários espíritos que geralmente nos atacam nosso cérebro e, isso só acontece quando você se inclina para os maus pensamentos. Vale ressaltar também que quando se tem alguma enfermidade em certa parte do corpo, esses espíritos ficam cutucando no local enfermo com o propósito de agravar a situação. Agora, se meu espírito sai naquelas viagens e ficamos ligado pelo perispiríto, dependendo do caso poderemos nos lembrar ou não do sonho. Quem já não deu um sobressalto na cama, geralmente isso acontece que seu espírito encontra em apuros e quer voltar rapidamente. Quando seu espírito fica distante da matéria mesmo ligado pelo perispírito, os espírito desencarnado sabe que você está distante do corpo e, caso você não fuja, pode até ocorrer que seu espírito seja preso em algum lugar, forçando seu espírito vir a desencarnar. LOGO, se ligue que ter bons pensamentos é tudo!

  • MichaelMickey Moreira:

    Ual muito interessante!

  • Francisco Assis Gurgel Gurgel:

    se computadores já estão vendo sonhos através de ressonância magnética,e se as pesquisas se estenderem mas nas atividades celebrais poderá também visualizar pensamentos, e com esses status, também deverá ser possível analisar indicando o acusado de um crime ou um assalto etc, pois é, estamos chegando lá… em breve o computador não vai ficar só nos sonhos mas também indicar o criminoso e o ladrão…

Deixe seu comentário!