7 Fatos curiosos sobre os sonhos

Por , em 14.04.2012

Os sonhos nos intrigam desde tempos imemoriais.

Acredita-se que havia até mesmo intérpretes de sonhos nas cortes reais das primeiras civilizações.

Mais tarde, o austríaco Sigmund Freud e seu sucessor Carl Jung revolucionaram nosso entendimento sobre o mundo dos sonhos. Desde então, muito tem sido estudado sobre esse campo.

Confira alguns fatos curiosos sobre os sonhos:

1 – Incorporação

Quem nunca sonhou que estava urinando e no meio do sonho acordou apertadíssimo para ir ao banheiro? Muitas vezes incorporamos coisas que estão ocorrendo ao nosso redor enquanto dormimos em nossos sonhos: alguém falando próximo de você pode tornar-se alguém falando no seu sonho. Não é raro pessoas sonharem que estão com fome ou com sede, ou que estão fazendo alguma ação diferente, até que elas acordam e fazem a atividade com a qual sonhavam.

2 – Eles falam em linguagem indireta

Muito já foi dito e pesquisado sobre símbolos, sonhos e suas interpretações. Segundo especialistas, os sonhos carregam significados profundos e pessoais, mas apenas o subconsciente pode entender.

3 – Sonhamos com o que é proibido

Outro fato impressionante é o de tendermos a sonhar com coisas proibidas. Por exemplo, se alguém não pode comer chocolate, é bem provável que essa pessoa sonhe que está devorando uma caixa de bombons. É comum que, durante o processo de parar de fumar, pessoas sonhem que estão fumando.

4 – Distúrbios do sono podem levar à psicose

Dormir e sonhar, que ocorre no estágio de sono REM (sigla em inglês para Movimento Rápido dos Olhos), são extremamente importantes para uma vida saudável. Em recente pesquisa, estudantes eram acordados durante o ciclo REM. Notou-se, então, que eles se tornavam mais irritadiços, tinham algumas alucinações, psicose e perdiam o interesse em tudo que faziam. Por isso, uma boa noite de sono, combinada com sonhos regulares, também é chave para ficarmos em forma.

5 – Os animais também sonham

Estudos revelaram que os animais, e, mais especificamente, os mamíferos, sonham como os humanos. Até mesmo o seu cachorrinho ou o seu gato podem estar sonhando noite após noite sem você saber.

6 – Crianças têm mais pesadelos que adultos

Esse é fato consumado e chancelado por todos os pesquisadores da área: as crianças têm mais pesadelos que os adultos. Muitas crianças sofrem de terrores noturnos e acordam gritando. A condição desaparece nos anos seguintes.

7 – Algumas invenções foram vislumbradas primeiro durante o sono

Embora tendamos a esquecer cerca de 90% de nossos sonhos quando acordamos, várias mentes brilhantes já fizeram descobertas durante seus sonhos. Essas pessoas acordavam e anotavam as ideias que tinham tido. Entre eles estão Isaac Newton, Graham Bell e alguns poetas, que se inspiravam a partir de seus sonhos. [Oddee]

Leia também:

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

37 comentários

  • Admilson Jf:

    Eu quando sonho com qualquer coisa seja ela qual for ,é porque essa coisa vai acontecer na minha vida mesmo,e de alguma forma eu prevejo

  • jose Senen de Alencar:

    O sonho nos inspira e às vezes nos ajudam a resolver problemas.
    Lembram o sonho do inventor da máquina de costura?

  • Moacir RF:

    Meu sonho é sonhar com os números da MegaSena!

  • claudemir da silva:

    realmente são fatos curiosos e histórias importantes sobre sonhos

  • Alexandre:

    Já sonhei tanto que estava pelado andando na multidão que agora nem ligo mais, estranharia se estivesse vestido, ninguém que está de coadjuvante nos meus sonhos reclamou por eu estar peladão…

  • Lulu:

    A maioria dos meus sonhos são parecidos e sempre com algo que eu detesto:
    Estou quase sempre correndo ou fugindo por alguma rua DESCALÇA (que é algo que eu detesto). Quase sempre o mesmo contexto: Eu sair correndo de onde eu estou sem tempo de me calçar. Uma aflição.

    • Jonatas:

      Experimente dormir com os pés calçados, muitas vezes nossos sonhos são coniventes com uma sensação física, porque nossos sentidos, com exceção da visão, continuam percebendo e sentindo o ambiente. 🙂

  • Paulo Rigato:

    Isto já está superado . A teoria mais aceita hoje em dias é que o inconsciente é uma parte é um feixe liminoso ( Grasse)e ( Le Prince).
    O conscciente é a parte que se mostra ao mundo;
    O subconsciente :long faixa de ondas hertizianas e do infravermelho;
    O inconsciente : raios x .intuição,gênio,premunição,precognição.vodência,extase,misticismo.
    Em 1901 Edward on Hartmman concluiu que o incinsciente poderia atuar em conjunto com conscinte sem que este precebesse, muito antes de Freud.

    • Antonio Padilla Filho:

      Vá se entender…

  • frank:

    Freud disse que os sonhos são apenas as manifestações do nosso desejo.

  • rubinho1994:

    Eu já “acordei” procurando batatas atrás do sofá, meu irmão estava acordado e até se assustou, era de manhã e estava passando um negocio agricola na tv.

    PS: Eu não cheguei acordar, eu ainda estava dormindo, mas de olho aberto, estranho isso, mas depois eu lembrava daquilo como um sonho realmente. Cara, eu ri muito quando meu irmão disse que aquilo tinha realmente acontecido kkkkkkkkkk

  • Danilo Moço:

    Foi graças a um sonho que Mendeleiev teve,que ele conseguiu organizar os elementos químicos em uma tabela peródica!!!

  • Filipy:

    eu as vezes estou num maravilhoso sonho quando:
    acordo e não lembro mais de nada.

  • Nena:

    è, e é curioso que o próprio sonho influencia sempre ou quase sempre o nosso dia, depois de acordar é claro.

  • karlloz:

    Em questões de segundos eu percebo que estou sonhando, que nada é real, mais mesmo assim é muito bom, pelo menos a maiorias das vezes.

  • manuela:

    Ainda acontece de sonharmos com uma pessoa que nao vemos ha muito tempo e encontrarmos esta mesma pessoa no dia seguinte!

  • Carlos Villa:

    Se estivesse interpretado um sonho em 10/10/2011, nao teria tido um derrame cerebral hemorragico.
    No sonho eu via-me morto com sangue na cabeca e cheguei a por a mao na cabeca. Deste estagio passei para outro:
    Olhando para o ceu, via uma metade com riscos multicoloridos e notei a presenca de minha mae que e falecida.Esse sonho foi um aviso do que ia acontecer comigo, pois nao soube interpre-lo e 20/10/2011, sofri um AVC HEMORRAGICO, mas gracas a Deus( nao acreditava e passei a acreditar, pois quando vi os olhos virados, supliquei a ELE apenas a visao, e recebi a bencao recuperando toda a saude.)

  • Pedro Oliveira:

    A melhor parte do fim do dia é quando eu estou sonhando.

  • Jonatas:

    Estou estudando Animação 3D e minhas melhores ideias vem quando estou sonhando. Alguns cenários extraterrestres com detalhes como céu e pôr do Sol alienígenas são tão nítidos que por vezes penso estar em outra realidade. Mas sei que isso pode ser consequência de eu pensar muito sobre o espaço e sobre paisagens alienígenas, e mesmo ciente de que são projeções do meu subconsciente, continuo sonhando com elas. Minha última concepção sonhada foi uma praia deserta, montanhas de areia dum lado e um oceano interminável do outro, sem saber onde estava, olhei pra cima e vi um firmamento com um grande planeta nebuloso como Júpiter, sem anéis, e do outro lado, atrás das montanhas, um trio de sóis, um laranja, um amarelo e um vermelho.
    Então pude notar que nossos sonhos por vezes são uma projeção de nossas vivências recentes, porque antes de dormir havia explicado pra minha irmã sobre as estrelas mais próximas depois do Sol, e quem são elas? Alfa Centauro, justamente uma vermelha, uma laranja e uma amarela. O detalhe é os detalhes, eu não tinha pensado nesses detalhes e nem sequer falado a ela, mas quando sonhei, “Morfeu” puxou do banco de dados das minhas memórias esses detalhes das estrelas e colocou na projeção, junto com os elementos inventados pelo subconsciente, já que não existem planetas detectados no sistema Alfa Centauro, mas talvez a concepção inconsciente tenha também pego a ideia de que astronomicamente não se pode ter certeza de que lá há ou não há planetas.

    No filme A Origem, os sonhos são construídos em níveis planejados e compartilhados. Isso pode parecer surreal mas baseado no que tenho visto, eu não duvido que algo semelhante seja possível no futuro.
    Eu acho que o melhor a se fazer num sonho lúcido (aquele em que você sabe que está sonhando) é não tentar controlar nossos sonhos, o melhor é deixar o subconsciente construir as projeções, e controlar apenas as nossas ações, para explorar os elementos dessas realidades construídas. Podem me taxar de maluco, mas todo mundo dorme, então vale a pena tentar, espero que lhes seja tão interessante quanto tem sido pra mim.
    Nesse link existem técnicas para ter sonhos lúcidos.

    • Filipy:

      talvez eu pudesse sonhar assim más meus sonhos são sempre borrados eu quase não enxergo neles. talvez seja por que eu enxergava assim quando não usava óculos.

    • Jonatas:

      Não, provavelmente o que nubla teus sonhos é um sono irregular ou dificuldade de abstração. A concentração é necessária quando você estuda, mas quando estiver sonhando, tem que se abstrair, deixar fluir, relaxar. O mesmo método da meditação, só que aplicado no sono.

    • claudiohagra:

      Jonatas, já que vc está estudando animações em 3D, gostaria, se possível, que vc me enviasse ai um programa bom para fazer desenhos animados, programas daquele tipo em que vc desenha um frame e o programa repete alguns frames baseado naquele que vc construiu sem precisar estar redesenhando frames. softsdelphiatsigngmaildotcom.

    • Jonatas:

      O que você deseja é “Interpolação de Movimento”, A interpolação é quando define um quadro inicial e outro quadro final a 10 quadros de distância, e automaticamente a Ferramenta lhe gera esses quadros intermediários, com graduais mudanças até chegar ao quadro final. Eu só tenho mexido com o Blender para 3D, ele é gratuito e pode baixa-lo em blender.org, mas você ainda pode usar um recurso 2D de animação no Adobe Flash, esse é um programa pago, mas um dos mais fáceis de crakear e usar a vontade.

    • Deep:

      Bacana!
      Concordo em parte…
      Um sonho lúcido pode ser um tipo de simulador… em que se pode experimentar coisas que de outro modo seriam impossíveis.
      Portanto, é interessante controlá-lo.
      Por outro lado, observar as projeções, de fato, pode ser muito instrutivo quanto ao autoconhecimento.

    • Elisangela Carvalho de Almeida:

      também tenho esses tipos de sonhos.

  • Jonas Anselmo:

    Nem mencionaram o fato de ser possível controlar os sonhos e fazer acontecer qualquer coisa.

    • Marcelo Ribeiro:

      Jonas, aqui tem um artigo interessante sobre isto.

    • CWagner:

      Isso é verdade.

      Lembro que quando criança era proibido de assistir aos filmes Hora do Pesadelo. É claro que sempre dava um jeito de dar uma olhadinha e acompanhar alguns trechos e era certo ter sonhos com o Freddie Krueger naquelas noites. E tal qual suas vítimas eu passa boa parte do sonho correndo pois não queria morrer. Até que um dia me dei conta que era apenas um sonho e me virei contra o vilão que apanhou muito até parar de encher o saco. 😀

      Outra situação é que eu tinha um sonho recorrente onde eu sempre corria, saltava e assim por diante, refazendo os caminhos que tinha feito durante o dia, ou mesmo anos antes. Quando percebi que sonhava decidi voar em vez de correr. Desde então parei de acordar cansado.

      Saúde, Paz e bons sonhos a todos.

  • Paulo Eduardo:

    As vezes acontece de eu ir dormir sem sono e quando consigo do nada fico consciente e não consigo me mexer parecendo que o meu corpo não quer responder o quê a minha consciência pede, bom… na verdade parece uma briga entre minha consciência e minha subconsciencia e nesses momentos eu me sinto um tetraplégico!!

    • Wesley Leandro:

      isso se chama catalepsia. Acontece que exite um mecanismo que nos impede de nos paralisa durante o sono,para impedir que agente saia por ai fazendo as mesmas coisas que estamos fazendo no sonho, como correr por exemplo. Mas as vezes vc retoma a consciencia ainda com o corpo paralisado, e acontece isso ai que aconteceu com vc

    • Marcelo Ribeiro:

      Catalepsia está mais para um transtorno do sistema nervoso. O que ele descreveu se parece com “paralisia do sono” que é descrito como você explica.

    • Wesley Leandro:

      verdade confundi o nome aqui rsrs o certo é paralisia do sono mesmo238F

    • Vilson Censi:

      Paulo Eduardo, oque acontece é que, assim que voce começa a dormir, seu corpo astral se desprende do físico. Isto é muito normaal, só que muitos não percebem. Se vc treinar esse despendimento, poderá viajar para muitos lugares, deixando seu corpo físico descansando. Procure por “projeção astral”, Ok?

      forte abraço!

    • Filipy:

      isso aconteceu comigo duas vezes

  • Wesley Leandro:

    No caso do 1, a incorporação, eu acho que é justamente o contrario, agente está com fome durante o sono e sonha com isso.

    • Michel Wilhelm:

      Quanto às idéias aparecerem durante o sonho, sei como é isso, ocorre muito comigo…

    • Antonio Padilla Filho:

      Exato, este texto está mal escrito. É justamente o contrário o que ocorre.

Deixe seu comentário!