Astronautas vislumbram o poder do furacão Dorian da Estação Espacial Internacional

Por , em 3.09.2019

A incrível imagem acima, do olho do furacão Dorian, foi feita da Estação Espacial Internacional no último 2 de setembro conforme a tempestade de categoria 4 passava pelo norte das Bahamas.

O responsável pelo clique foi o astronauta Nick Hague, da NASA. “Você pode sentir o poder da tempestade quando a olha de cima”, escreveu Hague no Twitter.

De acordo com o National Hurricane Center, o Dorian atingiu o norte da Grande Bahama com ventos máximos de quase 215 km/h.

No chão, cientistas da agência espacial americana no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, estão desde domingo em alerta para possíveis danos em direção à costa dos EUA. Uma equipe de 120 pessoas está de plantão para monitorar os efeitos da tempestade.

Imagens do céu

As quatro imagens abaixo foram feitas pela astronauta Christina Koch, também da NASA, enquanto a Estação Espacial Internacional voava 418 quilômetros acima do furacão enquanto ele cruzava o noroeste da ilha caribenha:

Já estas imagens foram feitas pelo astronauta Luca Parmitano, da Agência Espacial Europeia, quando o furacão se movia pelo Oceano Atlântico como uma tempestade de categoria 5 no dia 1º de setembro em direção às Bahamas:

Por fim, Garrett Black, meteorologista do 53º Esquadrão de Reconhecimento Meteorológico da Força Aérea dos EUA, sobrevoou o olho no domingo, vislumbrando a estranha calmaria no olho da tempestade destrutiva:

O caminho de Dorian

Por enquanto, pelo menos cinco mortes foram atribuídas ao furacão Dorian por conta de ventos fortes e enchentes nas Bahamas, segundo o New York Times.

Modelos atuais preveem que o furacão virará lentamente para o nordeste, aproximando-se da costa leste da Flórida e se movendo para o norte ao longo da Geórgia e da Carolina do Norte e do Sul nos EUA.

“Nesta faixa, o núcleo do extremamente perigoso furacão Dorian continuará atingindo a ilha Grande Bahama na manhã de terça-feira”, escreveram os oficiais do National Hurricane Center em sua última atualização. “O furacão se moverá perigosamente perto da costa leste da Flórida no final da terça-feira à quarta-feira à noite, muito perto da costa da Geórgia e da Carolina do Sul quarta-feira à noite e quinta-feira, e próximo ou sobre a costa da Carolina do Norte na quinta e sexta-feira”.

Até o momento, Flórida, Geórgia e Carolina do Sul declararam estado de emergência. [ScienceAlert, Space]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!