O furacão Irma varreu tanta vegetação que estas ilhas do Caribe mudaram de cor

Por , em 12.09.2017

As Ilhas Virgens antes e depois do furacão Irma. Fonte: NASA Earth Observatory

Novas fotos de satélite mostram que o desastre natural do furacão Irma mudou a aparência das ilhas do Caribe, de verdes a castanhas.

A tempestade atingiu a região semana passada com a força total dos seus ventos de categoria 5.

O Irma devastou ilhas como Barbuda e St. Martin, matando pelo menos 33 pessoas.

Agora que as suas nuvens estão começando a dispersar, é possível ver o dano deixado pelo fenômeno natural com o uso de satélites.

O resultado do furacão

O contraste das imagens de antes e depois da tempestade é assustador. As ilhas com paisagens verdejantes no final de agosto agora estão marrons e estéreis.

Por quê?

É possível que os ventos do furacão tenham arrebatado a vida vegetal das ilhas, deixando o terreno nu, conforme escreve Kathryn Hansen para o Observatório da Terra, da NASA. O “spray salgado” lançado pela tempestade também poderia ter secado as folhas ainda no ramo, tornando-as marrons.

Virgin Gorda antes e depois do furacão Irma. Fonte: NASA Earth Observatory

A ilha Virgin Gorda, acima, foi fotografada pelo satélite Landsat 8, desenvolvido pela NASA e pelo US Geological Survey (Pesquisa Geológica dos EUA). A cor do oceano parece mais brilhante e azul após a tempestade, possivelmente porque as águas agitadas são melhores em espalhar a luz, alterando a forma como são percebidas.

Barbuda foi atingida pela força total do furacão Irma, quando ainda era de categoria 5. Fonte: NASA Earth Observatory

A pequena ilha de Barbuda, de 176 quilômetros quadrados, acima, foi particularmente atingida pelo furacão. Cerca de 95% das estruturas da ilha foram danificadas, e o caminho para a recuperação será provavelmente muito difícil. [TheVerge]

1 comentário

Deixe seu comentário!