Este buraco negro supermassivo é equivalente a 40 bilhões de sóis

Por , em 8.08.2019

Um trabalho publicado na revista The Astrophysical Journal detalha a descoberta de um buraco negro gigantesco, com a massa de 40 bilhões de sóis. Ele fica no centro da Holmberg 15A, uma galáxia elíptica supergigante a cerca de 700 milhões de anos-luz de distância de nós, mais precisamente no aglomerado de galáxias Abell 85.

Este é um dos maiores buracos negros encontrados, e o maior encontrado ao acompanhar o movimento de estrelas ao seu redor.

Cálculos anteriores feitos de forma indireta haviam antecipado que o buraco negro tinha a massa de 310 bilhões de sóis, mas o trabalho publicado recentemente é o primeiro que realizou uma medição direta da massa, com resultado de 40 bilhões de sóis.

“O Buraco Negro Supermassivo do Holm 15A não é apenas o mais massivo até agora, mas é entre quatro a nove vezes maior do que o esperado tendo em vista a protuberância da massa estelar e a velocidade de dispersão estelar da galáxia”, dizem os autores no trabalho. “Este é o buraco negro mais massivo com detecção dinâmica direta no Universo local”.

Apenas para se ter uma ideia, Plutão tem 39,5 unidades astronômicas (UA) de distância do sol. Já o horizonte de evento desse buraco negro, ou seja, o ponto de não-retorno, tem cerca de 790 UA.

Isso não significa que esse seja o maior buraco negro já detectado. O quasar TON 618 tem um buraco negro de 66 bilhões sóis, baseado em medições indiretas.

Os pesquisadores pretendem conduzir modelos mais complexos de detalhados para determinar como aconteceu a formação desse buraco negro. [Science Alert, arXiv.org]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (26 votos, média: 4,73 de 5)

Deixe seu comentário!