Átomo de antimatéria é “capturado” pela primeira vez

Por , em 18.11.2010

Átomo de antimatéria

Os pesquisadores do Cern, a casa do Grande Colisor de Hádrons (LHC), finalmente conseguiram capturar átomos de antimatéria. Eles prenderam 38 átomos de “anti-hidrogênio” por algumas frações de segundo.

O anti-hidrogênio já havia sido produzido previamente, mas ele se destruía automaticamente quando entrava em contato com a matéria – ou seja, praticamente instantaneamente.

Acredita-se que todas as estruturas básicas atômicas (como elétrons, prótons e nêutrons) tem uma antipartícula que seria sua “imagem espelhada”, a antimatéria. A antipartícula do elétron, por exemplo, é o pósitron.

Identificar e “segurar” essas partículas pode fazer com que os cientistas sejam capazes de realizar novos testes e esclarecer alguns mistérios sobre o nosso Universo – especialmente os motivos pelos quais o mundo é feito, em sua maior parte, de matéria e não de antimatéria já que, segundo a física atual, a mesma quantidade de matéria e de antimatéria teria sido produzida no Big Bang.

Produzir partículas, como o pósitron, já é fácil para a ciência – mas formar átomos inteiros, mesmo os mais simples como o do “anti-hidrogênio”, é bem mais complicado. Para produzi-lo é necessário manipular anti-prótons e pósitrons e eles não podem entrar em contato com nenhuma partícula de matéria comum.

O próximo objetivo dos cientistas é produzir mais átomos de anti-hidrogênio e mantê-los presos por mais tempo, para que eles possam ser estudados. [BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

17 comentários

  • sabrina:

    olha eu acho que é muito legal a ANTIMATERIA

  • Alberto:

    Não, o big bang não está totalmente aprovado. É apenas a teoria mais aceita. Não foi dado o premio nobel por isso.
    Veja: http//:www.bigbangneverhappe.org
    Ainda temos muito que ralar para descobrir a verdade.
    Se voce esta pensando num big crunch, esqueça. O próprio Stephen Hawking disse(para justificar a impossibilidade de um big crunch): Sómente o espaço pode pode retroceder, o tempo não.
    Se houve um big crunch, o que aconteceu antes?
    Sabemos que a teoria padrão não esclarece muitas dúvidas e está sendo reavaliada. Até mesmo teorias como a da relatividade, está sendo posta em cheque a todo momento e Einstein não recebeu premio nenhum por isso. A teoria do espaço-tempo, segudo o fisico, Petr Horava físico da UniversitY da Califórnia, em Berkeley, está sendo separada tempo e espaço . Veja revista Scientific American, de janeiro de 2010, pag,12.Einstein tambem não recebeu nenhum premio por isso.

  • Rodrigo Paim:

    Gray, apesar de exagerado por Dan Brown, é por ai mesmo o efeito da colisão de matéria e anti-matéria.

    Alberto, o Big Bang é fato, o universo está sempre em expansão, se começarmos a voltar ele irá voltar para o ponto 0, é algo relativamente simples de entender. O que pode mudar é o nosso conhecimento sobre “O QUE” causou essa reação.

  • Edilson Lima:

    O que se esconde no interior da antimatéria? Por que ele existe, o que podemos, fazer com ele? Que beneficio em nossa qualidade de vida no presente – futuro? Eis, os objetivos de tanto investimentos?

  • gabriel dos anjos:

    atomos protons tudo coisa de fisico

  • Daniel:

    O difícil é manipular o vácuo, talvez o único lugar onde estas anti-partículas podem se estabelecer sem serem “engolidas” pela matéria.

  • Felipe:

    Natsu seu inútil

    “dentificar e “segurar” essas partículas pode fazer com que os cientistas sejam capazes de realizar novos testes e esclarecer alguns mistérios sobre o nosso Universo”

  • CID CLOVIS CERV I:

    A TEORIA DO BIG BANG CONTEMPLA O INICIO DA CRIAÇÃO, ACEITA POR CIENTISTAS DE DIVERSAS CORRENTES. SE O ÁTOMO DA ANTI-MATÉRIA CONSEGUIR ESCLARECER NOVAS TEORIAS, TEREMOS UM DEBATE REALMENTE INTERRESSANTE NO PROCESSO DA EVOLUÇÃO DA
    MATÉRIA.

  • Natsu:

    Não sei pra que essas pessoas querem descobrir isso.

    Ao invés de pesquisarem sobre algo que provavelmente não irá explicar nada (na minha humilde opinião), por que eles não fazem pesquisas para descobrir se há vida em outros planetas, ou construir algo que possa levar astronautas para outro lugar com mais rapidez?

    Pra mim isso é muito melhor do que ficar tentando construir um “buraco negro” sem sentido!

  • Aldair:

    Não tem mais graça!! O comentário de “Exculachado” sumiu! O meu ficou no vácuo! Ignorem… ¬¬

  • Aldair:

    Exculachado, pelo menos você desapareceria junto com ele num só PLUFT!

  • ShadowsAV:

    Talvez seja possivel utilizar eles como fonte de energia, melhora-la e depois acabar com a dependência do petróleo

  • Joner Vonus Yantufucker:

    O átomo da antimatéria é um anti-átomo.

  • Farofa:

    hahaha muito boa gray

  • Alberto Carvalhal Campos:

    A teoria padrão é baseada no big bang. Diante disto chegamos a conclusões talvez erradas. E se não aconteceu o big bang ,e se teve outro início sem o big bang? não seria tudo diferente? Veja o blog “olhando o universo”, para ter uma idéia de como isto seria possível.
    Para mim, o HLC só vai descobrir as partículas de que é feita a matéria e não como elas foram geradas.

  • Gray:

    Daqui a pouco vai ter gente acreditando naquela bomba do livro do Dan Brown… Hehehe

  • samira alves de oliveira:

    foi muito bom

Deixe seu comentário!