Robô canguru faz saltos irrepreensíveis

Houve um tempo em que o estereótipo de “robô” era uma coisa absolutamente assustadora e que, apesar das funcionalidades prometidas, parecia servir apenas para protagonizar um filme de terror. Hoje, a coisa mudou um pouco.

Estamos falando de um robô que é baseado em uma das criaturas mais adoradas do reino animal: o canguru. Conhecido como BionicKangaroo, esse protótipo foi desenvolvido pela Festo, uma empresa de automação industrial com sede em Esslinger am Neckar, na Alemanha. Cada uma das pernas possui molas elásticas que absorver energia do impacto com o chão de cada salto, assim como o tendão da perna de um canguru de carne e osso – permitindo que o robô imite o salto real inesgotavelmente. Confira a demonstração:

O canguru robô pesa apenas 7 kg e tem 1 metro de altura. Cada salto pode levantá-lo 40 centímetros no ar e empurrá-lo 80 centímetros para a frente. Como você viu nas imagens, ele é controlado por uma braçadeira que permite que alguém possa comandá-lo com simples movimentos de braço. Toda essa eficiência só é possível porque o BionicKangaroo tem como base o modelo natural do canguru, e é totalmente feito com base em sua anatomia única e espetacular.

Execução técnica de uma forma única de movimento

A inteligência do canguru artificial desenvolvido pela Festo combina tecnologia de acionamento pneumático e elétrico para produzir um sistema altamente dinâmico. A cinemática do salto estáveis​​, combinada com a tecnologia de controle preciso, garante a estabilidade da estrutura ao saltar e pousar. A construção leve e consistente também colabora, facilitando o comportamento único de salto.

O BionicKangaroo é o mais recente membro de uma “coleção” variada de animais construídos pela empresa alemã. Todos eles fazem parte do projeto “Bionic Learning Network anual”, que visa promover o aprendizado com a natureza para desenvolver melhores formas de controlar equipamentos em fábricas.[New Scientist, Festo]

Por: Gabriela MateosEm: 8.04.2014 | Em Principal, Tecnologia  | Tags: , , ,  
Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

Uma resposta para “Robô canguru faz saltos irrepreensíveis”

Deixe uma resposta