Avião movido à energia solar dará volta ao mundo

Por , em 4.04.2012

Um avião movido à energia solar, que já conseguiu três recordes mundiais, prepara-se para colocar seu nome mais uma vez no livro dos recordes. Os pilotos suíços Bertrand Piccard e Andre Borschberg estarão à frente do próximo voo do Impulso Solar – como é conhecida a aeronave –, que acontecerá em maio ou junho.

Eles pretendem voar mais de 2.500 quilômetros sem abastecer o tanque de voo uma única vez durante a viagem que levará dois dias. Mas essa jornada será apenas um ensaio geral para a volta ao mundo que eles pretendem dar em 2014.

Os pesquisadores responsáveis pelo Impulso Solar já investiram sete anos de trabalho no design da aeronave, o que inclui a envergadura de asa de um Airbus 340, o peso de um carro família e a potência de uma lambreta.

As quatro hélices do avião têm uma média de oito cavalos de potência – aproximadamente o mesmo que os irmãos Wright tinham à disposição quando voaram em 1903 –, além de cada uma delas ter baterias de lítio polimerizadas acopladas.

O Impulso Solar é dono de uma estrutura resistente e leve, feita de fibras de carbono de compostos presentes no favo de mel, e células solares cobrem uma de suas asas, a fim de aproveitar a luz do sol durante o voo.

Esse mesmo design foi um dos principais responsáveis pelo novo recorde de tempo de voo conquistado pelo avião em 2010, quando viajou apenas a base de luz solar durante um dia todo. E também bateu recordes de altitude e de durabilidade em seu último voo, que durou 26 horas, 10 minutos e 19 segundos.

Mas essas proezas fazem mais que impressionar: levantam novas possibilidades para os aviões comerciais, que não precisam depender apenas dos combustíveis fósseis. A tecnologia prova que a combinação certa de energia renovável e materiais leves pode teoricamente manter um avião nos céus indefinidamente.[MSNBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • jose Senen de Alencar:

    Certo, temos que usar a inteligência, sem pesquisa não chegaremos a lugar nenhum.

  • José Calasans:

    Parabéns para a equipe de pesquisadores que estão desenvolvendo esse avião.Será muito bom quando essa tecnologia for aplicada aos dirigíveis,ai poderemos dar a volta ao mundo sem precisar abastecer ou ficar com medo de acidente,pois os dirigíveis se sustentam por longos períodos no ar.

  • João da cruz:

    MMMMMEEEUUU ***DDDDEeEuuusss!!!!!!, o que é o sssooooolll!!!!!!!!!!!!!111, os indios sabem mais do sol do que nós!!!!!para eles o sol é *Deus, e para ´nós? esta ai gente eles sempre tiveram razão, temos nossa origem e vivemos totlmente dependente dele, será ele nosso criador, tudo indica que sssssssssssiiiiiiiiiiiiiiiiiiii????????????
    .

    • Gracy:

      Claro que não, ne? Quem criou todas as coisas foi DEUS. O Sol é uma criação dele pra que possamos viver… Eu, hein?!

    • leandro:

      …deus sol, deus árvore, deus não sei o que…etc, e para botar ordem nisso e acabar com essa confusão, o homem inventou um ser invisível dotado de poder infinito e inteligência…e este ser invísivel nos criou e se não seguirmos suas regras idiotas vamos queimar no fogo do inferno etc(como que se não bastase morer de fome aqui na terra…etc, por exemplo), mas não se preocupem ELE NOS AMA, eu, hein!!

Deixe seu comentário!