Babuínos fêmeas são vítimas de “abuso doméstico”
E elas sofrem tanta violência que não conseguem escapar, mesmo se têm a oportunidade.
Nos bandos de babuínos os machos controlam as fêmeas através de pancadas e mordidas. E elas só conseguem se afastar de seu macho e seu bando se são “seqüestradas” por outro macho.
Todas as vezes em que um seqüestro desses acontece, o macho original tenta recuperar sua fêmea. Especialistas acreditam que esse seqüestro não é considerado “justo” na sociedade dos babuínos, o que explica a movimentação do macho para recuperar sua parceira.
As fêmeas também ajudam nas missões de resgate e as que não são “seqüestradas” sempre voltam para o macho original, mesmo que ele seja fonte de ameaças.
Especialistas traçaram um paralelo entre o comportamento desses babuínos e certas síndromes que podem acometer humanos, nas quais a vítima de violência cria um vínculo forte com seu algoz e não consegue escapar dele. [NewScientist]
4 comentários
Fag, estou contigo, quem acha que a Natureza só inspira harmonia é cego, surdo, e idiota de pai e mãe. Basta ver o que acontece na barriga da mamãe-tubarão, os filhotes literalmente devoram uns aos outros. Os golfinhos se reúnem em bandos para estuprar fêmeas e fazer bulling em golfinhos de espécies menores. Ursos machos adultos matam filhotes sem razão alguma. Babuínos machos tratam suas fêmeas na base da pancada e mordida. Fêmeas de camundongo silvestre, quando encontram o ninho de outra fêmea, matam todos os filhotes que puderem.
Sem contar os parasitas que entram no cérebro e começam a comer o mesmo – com a pessoa viva!
deus não educou esses macacos corretamente? será que toda a natureza vai se voltar contra ele? contra a harmonia do criador? meu deus…
Elas precisam conhecer a lei Maria da Penha. Mas falando sério, a mulher ou a “fêmea” como o babuíno, normalmente levam a pior, eles acham, mesmo que instintivamente, q porque são machos, podem tudo.
E há quem diga que a natureza só inspira harmonia…