As 20 mais assustadoras criaturas das profundezas

Por , em 7.02.2012
Foto de Elias Levy

O fundo do mar pode ser um lugar muito assustador. Cientistas e mergulhadores em geral já tiveram a oportunidade de fotografar criaturas das profundezas com rostos não muito amistosos. Com essa grande variedade, não foi difícil elencar vinte dos mais exóticos exemplares de fauna marinha.

20 – Peixe-diabo negro

Dificilmente uma criança reconheceria o nome Melanocetus johnsonii, mas um exemplar dessa espécie amedrontou milhares delas quando perseguiu Nemo e Dory no filme “Procurando Nemo”, sucesso entre o público infantil. Além de assustador, esse peixe tem uma interessante estratégia de caça: como vive em áreas muito profundas do mar, onde a luz praticamente não penetra, ele usa um apêndice bioluminescente bem em frente aos dentes, que atrai as presas e serve como uma vara de pescar brilhante.

19 – Lesma do mar

Foto de Elias Levy

Um show de luzes e cores é proporcionado por várias espécies de lesmas do mar, também conhecidas como nudibrânquios, que juntas fazem parte da ordem Opistobranchia. Você pode pensar que este não é realmente um animal assustador, mas várias espécies de lesma do mar são carnívoras, têm garras afiadas e dentes afiados chamados de rádulas. Algumas chegam a ultrapassar 30 centímetros de comprimento.

Veja mais fotos belíssimas de nudibrânquios no Flickr.

18 – “Viperfish” dente de sabre

Uma combinação entre olhar penetrante e dentes longos e afiados faz deste peixe uma ameaça natural. Várias espécies do gênero Chauliodus habitam águas tropicais, onde suas compridas presas penetram mais facilmente na carne das vítimas.

17 – Ouriço do mar

Strongylocentrotus purpuratus é o nome científico de um animal arisco, redondo e completamente espiculado. As dezenas de pontas são especialmente desenhadas para protegê-lo dos predadores. E podem vir em várias cores: as principais são preto, marrom, roxo, vermelho e verde oliva.

16 – Tubarão boca grande

Ele vive em águas profundas e é um dos principais predadores das zonas abissais dos oceanos. Em sua boca, cujo comprimento passa vários centímetros da linha de cada um dos olhos, estão a postos mais de 50 fileiras de pequenos, firmes e pontudos dentes, sempre prontos para estraçalhar suas presas.

15 – Pepino do mar

Sua aparência pode não ser lá das mais assustadoras. Apesar disso, as espécies da classe Holothurioidea podem ser um perigo muito maior do que se imagina. Quando atacados ou ameaçados por um predador, os pepinos do mar liberam uma substância tóxica (e letal, em alguns casos) chamada Holoturina, daí o nome.

14 – Holothurians

Dentro da classe dos pepinos do mar, na verdade, há alguns exemplares que nem chegam a se parecer com pepinos. Algumas espécies, no entanto, são redondas e tem tentáculos espiculados ao longo do corpo, que se parecem com raízes de árvore. Alguns indivíduos são ricos em cores exuberantes, o que enaltece seu lado exótico.

13 – Peixe-dragão negro

Se você já havia se surpreendido com o peixe-diabo negro, que tem um apêndice luminoso no meio do rosto para atrair suas presas, o peixe-dragão negro (Bathophilus indicus) vai ainda mais longe. Ao longo da barriga, ele tem órgãos luminosos dispostos de maneira irregular, que brilham na escuridão das águas que habita. Ele é capaz de mudar as suas partes acesas conforme suas movimentações, o que cria falsas silhuetas e engana suas vítimas. Como se isso não bastasse, seus olhos são equipados com uma espécie de “lanterna” que ajuda a localizar melhor as vítimas.

12 – Miracéu

A versão brasileira do nome para estes peixes, pertencentes à família Uranoscopidae, não é à toa: a estratégia de caça destas espécies é se enterrar na areia e ficar apenas com o rosto de fora, virado para cima. Os miracéus penetram no solo de uma maneira com a qual podem sair rapidamente, e passam longos períodos de tocaia, esperando uma presa aparecer.

11 – Moreia

Em inglês, elas se chamam Moray eel (“eel” é enguia), um indicativo de que são enguias, mas no Brasil as mais de 200 espécies da família Muraenidae são conhecidas por moreias. Algumas delas, como a Gymnothorax bathyphilus, têm uma cara realmente assustadora: dentes que variam de tamanho conforme a espécie e olhos muito penetrantes.

10 – Moreia Ondulada

Ainda dentro do mesmo gênero, descobrimos espécies que combinam sua cara intimidatória com um impressionante jogo de luzes e cores ao longo do corpo. É o caso da Gymnothorax undulates, que apresenta manchas marrons em um corpo de um verde tão intenso que parece brilhar.

9 – Cabrinha de chifre

O nome dado pelo guia prático de peixes marinhos parece inocente, mas quem vê um exemplar da espécie Peristedion miniatum por perto se depara com um monstro. Seu corpo é revestido por várias camadas, como se fossem armaduras, e ao longo do tronco se encontram espinhos pontudos que o ajudam a caçar suas presas.

8 – Peixe-ogro

As listas de campeões entre os peixes com dentes mais assustadores não podem deixar de fora o Anoplogaster cornuta, cujas presas se parecem com as de um vampiro. Em proporção ao resto corpo, é um dos maiores dentes do mundo animal. Mas o peixe ogro, na verdade, é amedrontador apenas em uma foto ampliada: seu comprimento raramente vai além dos 16 centímetros.

7 – Camarão-imperador

Já falamos nesta lista sobre os pepinos do mar, que soltam uma poderosa substância tóxica quando são molestados por predadores. Mas existe uma espécie, Periclimenes imperator, que consegue tirar benefícios do corpo dos pepinos do mar. O camarão imperador é parasita, não apenas de pepinos do mar como de outros animais, tais como a lesma do mar. É identificado por suas patas de um forte tom de roxo.

6 – Lula-vampira-do-inferno

O nome científico já começa assustando o observador: Vampyroteuthis infernalis. Em bom português, a lula-vampira-do-inferno foi batizada dessa forma devido ao vermelho vivo e brilhante de sua pele, sem falar nos olhos luminosos e nas membranas que colam seus tentáculos uns aos outros, fazendo-os parecerem asas de morcego.

5 – Tatuíra

Você já ouviu falar na tatuíra? Este nome brasileiro define um grupo de crustáceos gigantes, que mais parecem um besouro ampliado em umas mil vezes. Apesar disso, os animais do gênero Bathynomus habitam mares a profundidades significativas. Os maiores exemplares chegam a alcançar mais de 40 centímetros de comprimento, o que requer duas mãos adultas para segurá-los.

4 – Peixe-caixão

O formato desse peixe está entre os mais inusitados do fundo do mar: é um corpo quase quadrado, acima do qual se destaca uma larga boca e olhos escuros. Apesar disso, o que confere particularidade ao Chaunax endeavouri é um pequeno par de pernas abaixo do tronco, que o ajuda a se locomover.

3 – Água-viva

Fotografada em zonas abissais do mar, onde os raios de sol não mais conseguem se espalhar, as espécies de água-viva (do gênero Aequorea) aparecem com contornos feitos em uma brilhante luz fantasmagórica, que parece fosforescente. O tamanho das águas-vivas pode ser mais um fator assustador: algumas espécies chegam a ter tentáculos de 30 metros de comprimento.

2 – Medusa

Embora os americanos também a chamem de jellyfish (“água-viva”), as espécies do gênero Atolla são conhecidas por nós como medusas. Assim como vários outros animais bioluminescentes, as medusas usam a luz para caçar. A diferença é o método: elas giram seu corpo luminoso em forma de roleta para hipnotizar a vítima e dar um bote fatal.

1 – Peixe-mão manchado

Este peixe junta duas características curiosas. A primeira, menos interessante, é que ele tem o corpo todo malhado, como se fosse uma onça pintada. Mas o Brachionichthys hirsutus, natural das águas da Austrália, é notório por ter pequenos braços na parte frontal do corpo, o que lhe permite em nadar pelo oceano ou “andar” pelo fundo do mar. [LiveScience]

75 comentários

  • Renato F. O. Silva:

    Sinistra e maravilhosa essa matéria! rsrs

  • Victor Alberto:

    Bom, não é o nemo e a dory que o peixe persegue e sim o pai dele kkkkkkkk porra tao procurando o nemo no filme né ???

  • Filipe Bílio:

    Cade peixe pelicano?? Esse tem uma cabeça muito grande e feia,e um “corpo” bem fino,esse sim é um peixe muito feio

  • Mannu <3 Sagan:

    Imaginem só como podem ser as criaturas de outros planetas,caso existam.Se nos causa estranheza os seres terrestres,os E.T.s devem causar algo além disso.

  • wesley rodrigues anastacio:

    O ser humano ja ostentou varias descobertas na terra e nos mares,mas acho que deveriam levar a fundo o mar,pois se existe lulas gigantes,baleias enormes e peixes com mutaçoes extraordinarias no fundo do mar acho que é possivel exister um peixe com uma estrutura da cintura para cima de um ser humano,impossivel ?
    Acho que nao,mas nao vao pensando lindas sereias nao,bem provavel se existir,uma cara cheia de escama e guelrras kkkkk

  • Marco E Amanda:

    Quem pesca em alto mar, conhece muito bem a moreia. Ela é muito curiosa e acaba fisgando com muita frequência o anzol. o bichinho chato. rsrsrs

  • alvaug:

    Ninguém ganha do peixe-diabo negro.

    • Artur Oliveira:

      procura então lula colossal uma lula que mede 10 a 20 metros consegue nadar em uma velocidade de 210 a 270 kilometros por hora e mata baleia

    • Leonel Almeida:

      Caro Artur Oliveira,

      A lula colossal não consegue nadar mais de 200 km/h. Ela nada há pouco mais de 100 km/h e também não come baleias. O Cachalote é seu predador natural, ok?

  • Daniele Falcone:

    Agradeçamos ter evoluído a partir dos macacos não de uma destas “gracinhas”.

    • BillyBob:

      *Nós não evoluímos do macaco, nós temos um ANCESTRAL em comum com os macacos.

    • Guilherme Lúcio:

      Tecnicamente evoluímos primeiramente de seres que viviam exclusivamente na água

    • PHAS:

      Evolução Darwiniana é piada mas um ser humano surgindo do barro, a mulher de uma costela e uma cobra falante são assunto sério, né? Aham, agora vai lá dar mais dízimo pro seu pastor…

    • PHAS:

      À moderação: ué, vc publicou meu post, mas deletou aquele que ele pretendia rebater. Ficou totalmente sem sentido. Nesse caso, pode deletar o meu também.

  • 1000face:

    Esse TATUÍRA a barriga dele parece com o cel da boca

    • José Pires Neto:

      Se Tatuira pequeno é bacana como isca, imagina só essas gigantes!

  • Washington:

    Uma dimensão alienígena, nada mais.

  • jorge:

    Ha mais copisas entre o ceu e a terra que o homen possa compreender.

    • Ezio Jose:

      Com o tempo, compreendê-las-ão. Por haver muitas coisas entre o céu e aterra é que cada uma vai sendo descoberta na medida do desenvolvimento científico.

  • Zepe M.:

    Tadinho dos bichinhos, olha os nomes feios que dão para eles, vampiro do inferno, diabo…

  • Deived:

    Realmente fascinante!

  • John jones:

    nossa nem parece que esses seres vivem em nosso planeta!!!!!!!!

    • Julia Monteiro:

      Nosso planeta? Faz-me rir. O planeta é mais deles do que nosso. Nem deveríamos ter parado nesse planeta, olha oque estamos fazendo com ele –‘

  • Arionaldo Carvalho da Silva:

    O homem tem muito ainda o que descobrir. porém antes de descobrir ele prefere destruir.

  • Sérgio Ruiz:

    muito legal, imaginem as espécies que ainda não conhecemos.

  • José:

    Temos mania de associar o feio ao nocivo, bem não é assim que funciona, mas qualquer coisa que serve de alerta é bem vindo. Agora seguindo esse conceito se feiura é perigo, o que dizer de uma bela borboleta que deixaria qualquer mulher boba ou uma bonitinho sapo vermelho pequenino que da vontade de pega, ambos venenosos.

  • SABRINA:

    Interessantissima essa matéria e completamente completa uma vez que se trata das mais assustadoras ao invéz das mais nocivas.

  • Tati:

    Não foi o Nemo que o peixe 20 perseguiu, foi o pai dele, Marlin

  • Nik:

    Incrível mesmo é imaginar que possa haver vida marinha (ou não) em outros planetas com aparências e habilidades mais “bizarras” e complexas que essas!

    A propósito… deviam ter mencionado o regaleco, o peixe mais longo do mundo, que nada verticalmente e possui um “topete” vermelho curioso cuja a função permanece um mistério… (uUuUuUu~) 😀

  • Mario:

    parece homossexual fantasiado.

  • Maiara Soares Carvalho:

    Nossa , concordo como nosso pais é rico em espécies, mas o que eu achei mais interessante foi O Peixe -diabo negro!

  • Antonio Filho:

    Estas imagens mostram como nosso planeta é rico em espécies, inclusive as bizarras!

  • Clara Telis:

    Com exceção de alguns (é claro) achei várias criaturas magnificamente belas !

  • pablo:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mando bem ginival meus pedidos dos bichos ainda ta aberto

  • Genivaldo:

    O mais terrível de todos é topar com um dos peixes de Brasilia são terríveis aqueles politicos maristas das profundesas dos mares da corrupsão.

    • nght:

      verdade, mas a titulo de “curiosidade” Porque você quis falar desse assunto aqui?

  • jackson:

    gostei dessa materia muitp entereçante

  • marcos:

    eu gostei mais do 06, do lula……mas faltou alguem..

  • Paulo Eduardo:

    Faltou a enguia pelicano(Eurypharynx pelecanoides)bichinho bizarro tambem!!

  • Danórton Tadeu:

    Depois dessa “bela” e interessante listinha de seres inimaginaveis
    fico com medo até de entrar na banheira de minha casa…
    è pessoal… Muito interessante a materia. Gostei.

  • Ezio Jose:

    Cada um de nós é um oceano também. E dentro desse cada um existem animais piores, mais perigosos e mais feios possíveis.
    Nossa imaginação é poderosa e, dependendo da cultura onde vivemos, podemos achar belo aquilo que para outros é feio.

  • Jonatas:

    No oceano em geral, acho que a criatura mais perigosa não é um tubarão e nem as baleias assassinas (orcas), mas uma tal de Vespa-do-Mar, uma água viva super venenosa e quase transparente. Ela já recebeu o título de animal mais venenoso do mundo, e tocar nela é mortal. Outra criatura ameaçadora é o peixe-pedra, que vive em recifes ou perto de lugares costeiros. Parece uma simples pedra visto de cima e fica imóvel, se pisar nele, pode ser fatal.

  • MariannaGoret:

    Se bobear, os nomes assustam mais do que as criaturas! kkk
    Se eu não conhecesse, apenas ouvisse que tem uma lula-vampira-do-inferno atras de mim eu morreria do coração. kkkkk

    • Jonatas:

      Não bastava ser lula vampira… tinha que ser do inferno… medonho.

    • aguiarubra:

      MariannaGoret

      Vc se sentiria melhor se lhe falassem da “Vampyroteuthis infernalis”? Esse é o nome científico dela, estabelecido em 1903 (segundo a Wikipédia).

      No site “Como Tudo Funciona”, artigo “Como funciona a Lula”, ítem 4: Tipos de Lula, sub-ítem: Lula Vampira, há a seguinte descrição:

      “…Lula vampira

      Nas profundezas dos Oceanos Atlântico e Pacífico, pares de olhos vermelhos incandescentes cortam a escuridão. Pertencem à lula vampira do inferno (Vampyroteuthis infernalis), parte de sua própria ordem de lulas – Vampyromorpha. O nome sinistro das lulas vampiras deve-se a sua aparência – olhos vermelhos, corpo preto e tentáculos palmados que se assemelham à capa do Drácula. Entretanto, apesar de sua aparência assustadora, a lula vampira é, na verdade, bastante dócil. Ela fica imóvel na água até que sua presa se aproxime, e, então, captura o alimento com os tentáculos palmados…”

      http://ciencia.hsw.uol.com.br/lula3.htm

  • Bom Senso:

    Só um comentário bobo…
    no primeiro animal o “peixe diabo negro” fala que ele ficou conhecido por causa do filme “Procurando Nemo” por perseguir MARLIM(pai do Nemo)e Dory… não Nemo e Dory rsrsrsrsrsrsr

  • kent:

    jellyfish traduzido nao e peixe geleia?

    • Raul:

      A tradução literal é peixe geléia sim, mas não pode levar esse nome por não se tratar de um peixe. Engraçado que muitos animais marinhos eram indiscriminadamente chamados de “peixes” independente da forma que tivesse. A estrela-do-mar também, o nome em inglês é starfish.

    • Cesar Crash:

      Ainda pior é a traça (os tisanuros, não as mariposas), que em inglês é silverfish (peixe de prata).

  • KELVYANNI FREITAS:

    Gente, acredito que vocês deveriam fazer reportagens de seres das profundezas dos abssais, acho que seria um pouco mais interessante! #ficadica!!

    • Romário Huebra:

      E essa matéria não é sobre isso?

    • Cesar Crash:

      Não. É sobre animais assustadores das profundezas, mas não necessariamente tão profundo assim: pepinos do mar, lesmas do mar, ouriços do mar, moreias…

  • Jonatas:

    Senti falta de alguns elementos mais perigosos na lista. Nas profundezas podemos encontrar lulas gigantes e lulas colossais, monstros marinhos de quase 18 metros. Encontramos o Cone, um molusco em forma de megafone super-venenoso, mortal até para grandes animais. Mas acho que não apareceram porque apesar de viverem em grandes profundidades, eles não vão tão fundo quanto esses seres listados.

  • Romário Huebra:

    Difícil é escolher o mais feio entre eles.

  • Antonio Marmo:

    Os comentários são o barato da matéria…Mas estou morando há um ano a beira mar e gostaria de ter mais detalhes sobre como nos prevenirmos dos perigos de espécies não tão abissais mas tóxicas. Meu filho esbarrou em uma água-viva e urrava de dor…
    Pessoal em volta colocava gelo, vinagre e depois soube que isso só piora…vinagre é ácido, gelo queima também… chegaram a aconselhar que jogasse urina na queimadura. Também é acida. Só a farmácia resolveu com pomada específica

    • CASTOR:

      evitar algo invisivel como a agua viva não tem como
      mais de resto…
      só evitar de nadar perto de pedras que é onde vivem enguias, ouriços e lesmas

  • vinicius:

    Imagina o tamanho do susto de quem batizou essa Lula-Vampira-Maldita-dos-Infernos.

  • Angel:

    Adoro os peixes da zona abissal!
    O homem tem tantas coisas pra descobrir ainda, imagine quantas espécies mais têm no fundo do oceano…

  • Sérgio Loback:

    a TATUÍRA, é um nome usado no sul do país, mas seu nome comum no Brasil e inclusive no dicionário é TATUÍ.

    (E, não, tatuí, não é um tatu com injeção eletrônica)

  • nght:

    Miracéu… Vai assustar a sua vó! Quase cai da cadeira filho duma lula!

    • André:

      Miracéu… Vai assustar sua vó. Quase caí da cadeira, filho duma lula! [2]

  • Celiane Brasil:

    cara, eu acho que poucas coisas são mais fascinantes que os seres abissais. Mas eles não parecem tão assustadores, alguns são até bonitinhos (o camarão). Os realmente assustadores são aqueles que parecem inofensivos mas tem venenos poderosíssimos.

  • Paulo Eduardo:

    “Lula vampira do inferno”. Caraca, que nome do cacildes!!! Só tem bicho medonho nas profundezas!! Até no nome!!

    • Geraldo:

      Paulo, você não conhece Lula-Vampiro-do-Brasil. É muito mais medonho e não tem dó nem de criancinhas, pois ataca a tudo e a todos com uma bocarra imensa que suga tudo que encontra.

    • Jonatas:

      É mas não da pra esquecer o temível peixe Serra capaz de migrar rapidamente de ambiente para disputar algo maior.

  • Matheus:

    o número 14 é o olho de sauron, do senhor dos aneis

    • CASTOR:

      parece mais o toba de sauron

  • João Pedro:

    muito interessante!

  • caio:

    caraca, o quinto lugar parece uma barata gigante

  • simon:

    o primeiro parece ter saido de um jogo

  • Ben:

    Eu já vi em um documentário um peixe conhecido como “peixe-pedra” ou algo do tipo, ele, ao contrário de muitos outros, ficam na superfície, não na região abissal e se disfarçam entre as pedras de uma forma quase perfeita, possuindo um veneno extremamente letal ao mesmo tempo que pode passar despercebido por crianças brincando na praia ou pessoa caimnhando. (Por favor, caso esteja errado, corrijam-me, tenho conhecimento escasso quanto a tal e só estou falando o que ouvi a um tempo atrás)

    • Celiane Brasil:

      tb já ouvi falar dele, tb li na Super que esse veneno causa uma das piores dores que um ser humano pode sentir.

    • CASTOR:

      ele fica parado no raso camuflado e é largo como uma raia, nem precisa morder … só de pisar nele ja era
      aquela dor insana

    • Marcos-DF:

      Olá Ben !
      Voce está certíssimo !
      O peixe-pedra é altamente tóxico, sendo considerado o mais perigoso dos peixes venenosos.
      Abraços e valeu pelo comentário !

  • Fralys:

    Acho que não fui o único a me assustar com algumas imagens.

Deixe seu comentário!