Veja balas autoguiadas capazes de mudar de curso no meio do caminho para acertar o alvo

Por , em 15.07.2014

Desviar de balas agora ficou muito mais difícil – pelo menos para os alvos das balas autoguiadas norte-americanas.

Os cientistas militares da DARPA, a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA, criaram uma bala autoguiada capaz de mudar seu curso mesmo depois de lançada.

A invenção é chamada de “EXACTO”, sigla em inglês para “Extreme Accuracy Tasked Ordnance”, que significa algo como “Artilharia de Extrema Precisão”.

A bala de calibre .50 é capaz de se manobrar no ar para se concentrar no alvo, mesmo que o rifle tenha sido mirado em outro ponto. As imagens do primeiro teste do EXACTO sugerem, com certeza, que a tecnologia funciona:

A descrição de como o EXACTO opera é bastante vaga, talvez não surpreendentemente, já que a DARPA é uma agência militar, e as forças bélicas de um país não são exatamente fãs de explicar por que suas armas são tão eficientes.

O que os americanos revelaram foi que o sistema combina uma bala manobrável com um sistema de orientação em tempo real, a fim de acompanhar e levar o projétil para o alvo, permitindo que a bala mude de caminho durante o voo para compensar quaisquer fatores inesperados que podem conduzi-la fora de curso.

O desenvolvimento tecnológico da segunda fase de testes incluiu integração e demonstração de controles de atuação aérea, fontes de energia, sistemas de orientação óptica e sensores.

A tecnologia promete compensar vento, poeira e outros fatores, aumentando a precisão e alcance de um atirador e reduzindo o risco de um tiro perdido revelar a localização do atirador. [Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!