Conheça a belíssima e rara baleia albina vista na costa do México

Por , em 13.03.2016

Conheça Galão de Leite, uma das mais belas baleias da Terra. Nomeada por sua brilhante tonalidade leitosa, a baleia cinzenta albina incrivelmente rara foi avistada na semana passada por biólogos marinhos na costa do Pacífico do México, ladeada por um filhote muito menor e mais escuro. Galão de Leite não era vista desde 2009.

Marcada como parte do sétimo censo anual de baleias realizado pela Comissão de Áreas Naturais Protegidas dos EUA (Conanp), Galão de Leite manteve-se muito bem escondida, apesar do brilho luminoso de sua pele que corta a superfície do oceano no vídeo acima.

Na natureza, se os indivíduos albinos são raros em terra, eles são ainda mais raros no mar. Este fenômeno ocorre em pessoas e animais com uma predisposição genética a falta do pigmento melanina – que normalmente têm de herdar genes recessivos de ambos os pais para nascer com albinismo, ou, em casos raros, os genes recessivos a partir de apenas um dos pais pode ser o suficiente.

Enquanto em terra os animais albinos correm muitos riscos porque a coloração branca brilhante é como um farol para os predadores famintos, para os mamíferos marinhos, como Galão de Leite, ainda não está claro o quão desfavorecidos são por sua coloração mais evidente.

Com seu enorme tamanho, Galão de Leite pode não ter muitos predadores que se preocupar, mas a pesquisa mostrou que ela provavelmente lida com questões tais como a absorção reduzida de calor em águas mais frias, aumento da sensibilidade à luz solar e comunicação visual prejudicada.

Mas Galão de Leite não é a única baleia albina a capturar nossos corações – Migaloo, da Austrália, uma baleia jubarte albina, faz aparecimentos ocasionais ao largo da costa da Baía de Botany, em Sydney. [Science Alert]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,50 de 5)

Deixe seu comentário!