Beber álcool encolhe o cérebro

Por , em 14.10.2008

Quem bebe álcool, mesmo nas menores quantidades, tem um volume cerebral menor do que as pessoas que não bebem, de acordo com um estudo publicado na revista científica Archives of Neurology.

Apesar de um pequeno encolhimento no cérebro ser normal com a idade, quantidades maiores de redução em algumas áreas já foram ligadas a demência.

Carol Ann Paul da Universidade de Boston, nos EUA, tinha a esperança de descobrir que o álcool poderia proteger o cérebro do encolhimento. No entanto ela descobriu que qualquer nível de consumo de álcool leva à redução de volume cerebral.

Foram 1.839 pessoas, uma amostra de tamanho significativo, que fizeram o exame de Ressonância Magnética do cérebro e disseram o quanto bebiam.

Como regra geral a cientista descobriu que quanto mais álcool é consumido, menor é o volume do cérebro com os abstinentes tendo um volume mais alto do que pessoas que pararam de beber ou que bebem 14 ou mais drinques por semana.

A conexão entre o consumo de álcool e o volume cerebral foi mais enfático nas mulheres. Nos homens, apenas aqueles que bebiam 14 ou mais drinques por semana tinham volume cerebral menor do que aqueles acostumados com pouco álcool. Nas mulheres, mesmo variações sutis na ingestão de álcool mostraram diferenças claras no volume do cérebro.

Qual será o tamanho do cperebro dela?

Qual será o tamanho do cperebro dela?

Essa discrepância não deixou claro que quantidades pequenas de bebidas alcoólicas encolhem o cérebro. O álcool desidrata e a desidratação pode ter efeitos negativos em quaisquer tecidos sensíveis.

No entanto o estudo não responde se cérebros “encolhidos” ou com menor volume tem mais dificuldades de memória e funcionamento mental. As diferenças de volume também eram pequenas: 1,5% entre aqueles que não bebem e os que bebem muito.

No entanto especialistas afirmam que a descoberta sobre a redução do cérebro é interessante. Mas ainda há um longo caminho para descobrir as implicações desse fato. [CNN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 4,67 de 5)

16 comentários

  • Rogério francisco Rainho Rosário:

    pelos riscos que a pessoa corre tomando álcool ,seria bom se cada consumidor reduzi-se 50’/.
    Pra menores riscos de vida

  • Será realmente verdade que o álcool diminui o tamanho do cérebro? « amoreto:

    […] Fonte: hypescience […]

  • Hpr Cod:

    Um outro estudo diz que álcool aumenta o nosso poder de memória e aprendizagem.

  • Mariana:

    Rídiculo acharem q ignorância é felicidade….
    A vida desses indivíduos são tão medíocres que precisam beber para ter uma “pseudo” felicidade..se escondendo atrás de bebidas alcóolicas….GRAAAAANDE FELICIDADE!!!¬¬

  • victor:

    Álcool = cérebro menor
    cérebro menor = ignorância
    ignorância = felicidade

    portanto

    ÁLCOOL = FELICIDADE!!!!

    vamos beber!!!

  • victor:

    Nao sei qual o tamanho do cerebro dela… mas que ela e GOSTOSA! nao ha duvidas =DDD

  • valdelice:

    E os bebês que nascem de pais alcólatras como ficam?

  • Camila:

    Álcool = cérebro menor
    cérebro menor = ignorância
    ignorância = felicidade

    portanto

    ÁLCOOL = FELICIDADE!!!!

    vamos beber!!!

    [2]
    genial

  • Alexandre:

    Quando eu ficar, demente nao vou saber!!!!! Então vamos beber!!!! Olha, até rimou…. 😛

  • wilson:

    Aos 50 anos completados em 26/10/58 fiz uma descoberta surpreendente
    NÃO TENHO CÉREBRO!!!!

  • adalberto:

    Grandes artistas bebem, cientistas idem e nem por isso parece que as suas experiencias de vida e perspecção forom abaladas, acho que alem da reduçao de massa encefálica um teste de Q.I. por exemplo deveria ser feito p/ relacionar uma coisa c/ outra e já que nada esta 100% provado vamos comemorar naquele bar da esquina que hoje a conta e por minha conta ip ip huraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  • Baptista P.Jussa:

    O aviso esta lançadooooooooooooooo….
    Nao sei mano que sem beber nesse dia ficas alterado… ao inves de ficar concetrado….. Usa alcool como a forma de procurar ideias…. Mas ja ouviu aqui que o alcool altera o cerebro que e o promotor de ideias… Cuide sua vida abandonando o alcool… Nao diga que nao te avisei… Akele abraço….

  • rondinei:

    cuidado mano vc que curti uma cerveja ????????
    rsrsrsrsrsrsrs?????????????????????????????

  • admin:

    Apesar de ser comum as pessoas relacionarem o cérebro a um computador as analogias não podem ir tão longe assim.

    Apesar de não haver evidências de que um cérebro menor é menos capaz, devo lembrar que o encolhimento de certas áreas está ligado ao desenvolvimento de demências.

    Não existem evdências da causa real do encolhimento: se ocorre por causa da morte de neurônios ou pela desidratação: de qualquer maneira é impossível nesse ponto dizer que os neurônios ficam mais próximos um do outro ou que, caso isso fosse verdade, seu portador ficaria mais inteligente.

    Parece mais uma desculpa para não largar os velhos hábitos.

  • João Borgo:

    Caros amigos leitores do HypeScience,

    Fiquei estupefato com esta reportagem e de tão interessante resolvi lê-la em voz alta para meu amigo que trabalha do meu lado. Este um veterâno de butecos.

    No intuito de alertá-lo sobre os perigos do consumo exagerado de álcool, mostrei que heveria a possibilidade de ele ter seu cérebro “encolhido”.

    Imediatamente ele retrucou dizendo que se o cérebro encolhe, então, as distâncias entre os neurônios também seriam diminuidas, logo, o processamento das informações seria mais rápido.
    Assim como acontece com os processadores de computadores, cada vez menores e mais rápidos.

    Pode uma coisa dessas?

    Niguém merece!

  • André:

    Álcool = cérebro menor
    cérebro menor = ignorância
    ignorância = felicidade

    portanto

    ÁLCOOL = FELICIDADE!!!!

    vamos beber!!!

Deixe seu comentário!