Bebês podem aprender enquanto dormem

Por , em 19.05.2010

A capacidade, em crianças recém-nascidas, de aprender sobre o mundo que as cerca é ativada mesmo que ela esteja dormindo. É o que revela uma pesquisa da Universidade de Columbia, em Nova Iorque (EUA). Eles descobriram que bebês absorvem um conceito muito rapidamente durante o sono.

O teste funcionou assim: pegaram 26 crianças com, no máximo, dois dias de vida, e as puseram para dormir. Ao longo de meia hora, repetiram 200 vezes, com cada criança, a seguinte operação: faziam ela ouvir um tom musical, e em seguida, davam um sopro de ar nos seus olhos. Com cerca de quinze minutos, algumas crianças já começaram a cerrar as pálpebras logo após ouvir o som, antes de receber o sopro de ar.

Para monitorar a atividade cerebral, foram instalados eletrodos na cabeça dos bebês durante o experimento. Foram registradas alterações em regiões do cérebro associadas com a audição, a visão e o tato.

O órgão do sistema nervoso responsável por dar essas respostas externas ao corpo é o cerebelo. Relacionado diretamente com o cérebro, ele está ligado a distúrbios como autismo e dislexia. Como ainda são poucos os estudos a respeito de atividade cerebral em bebês, um maior conhecimento no assunto pode ajudar a identificar essas doenças em uma idade muito precoce.

Como os recém-nascidos passam a maior parte do tempo dormindo, é a época ideal para estudar os cérebros e diagnosticar, psicologicamente, que tipo de criança aquele bebê se tornará. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

3 comentários

  • maria:

    Eu acredito sim, porque quando estava gravida do meu primeiro filho
    fica louca tentando entender como era capazque uma criança ainda no ventre fosse capaz de reconhecer a voz do pai,pois o meu filho só faltava saltar para fora quando opia falava com ele,emagine já fora.

  • edilson:

    crianças de 0 a 7 anos estao naturalmente no estado de frequencia do cilclo theta do cerebro queé de 0,1 a -,3 ciclos por segundo. O estado do mais profundo sono eda viagem psico astral humano. É, o momento de desporgrama-las e programarmos novos seres menos estupidos!!

  • rdt:

    Hipnopedia virando realidade… É isso aí, Aldous Huxley.

Deixe seu comentário!