Boato: teriam os físicos descoberto a “partícula de Deus”?

Por , em 28.04.2011

Recentemente, um boato de que o maior colisor de partículas do mundo (o Grande Colisor de Hádrons, LHC) pode ter detectado uma partícula subatômica há muito procurada, chamada Bóson de Higgs (também conhecida como “partícula de Deus”), começou a circular na comunidade física.

O boato surgiu a partir de um comentário anônimo no blog do matemático americano Peter Woit, no qual publicaram o resumo de uma nota interna de físicos que trabalham no LHC, um acelerador de partículas de 17 quilômetros, que fica no laboratório CERN, na Suíça.

Ninguém sabe se essa nota é autêntica, ou o que os dados a que ela se refere podem significar; ainda assim, ela deu o que falar. Alguns cientistas dizem que a nota pode ser uma brincadeira, enquanto outros acreditam que a “detecção” é provavelmente uma anomalia estatística que irá desaparecer após um estudo mais aprofundado.

O Bóson de Higgs faz parte da teoria de partículas do Modelo Padrão da física. Os físicos acreditam que essa partícula concede massa a todas as outras partículas, mas eles ainda têm que confirmar a sua existência.

Os aceleradores de partículas colidem partículas a altas velocidades, gerando uma chuva de outras partículas que poderiam incluir a Higgs e outras peças elementares previstas pela teoria, mas ainda não detectadas.

A nota que vazou sugere que o LHC pode ter pego um sinal do Bóson de Higgs. O sinal é consistente, em massa e outras características, com o que o Higgs é esperado para produzir. No entanto, alguns outros aspectos do sinal não coincidem com as previsões.

Segundo cientistas, na nota, a taxa de produção é muito maior do que a esperada para o Bóson de Higgs do Modelo Padrão. Portanto, o sinal pode ser sinal de alguma outra partícula, ou poderia ser o resultado de uma nova, além do Modelo Padrão.

Além do mais, a nota não é um resultado oficial da equipe do LHC (e talvez nem verdadeira). Portanto, especular sobre a sua validade ou importância é ilegítimo. Não é científico discutir publicamente um material de colaboração interno antes que seja aprovado e oficialmente liberado.

Embora ainda seja cedo para qualquer conclusão, alguns pesquisadores já começaram a duvidar da possível detecção. Por exemplo, Tommaso Dorigo, um físico de partículas que trabalha tanto no Fermilab quanto no CERN (dois laboratórios com os dois maiores aceleradores de partículas do mundo), e opera o LHC, acha que o sinal é falso e vai desaparecer após uma inspeção mais minuciosa.

Tommaso disse não ter acesso à nota, mas deu várias razões para essa perspectiva. Ele aponta, por exemplo, que os cientistas do Fermilab não viram sinal do Bóson de Higgs em um experimento semelhante ao do LHC que teria gerado essa nota. Por enquanto, o que nos resta é esperar. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

19 comentários

  • William Moraes Corrêa:

    A GENTE PROGRAMA UM COMPUTADOR PARA FAZER UMA SÉRIE DE TAREFAS. ELE FAZ. DEPOIS DE PRONTO, APRESENTAMOS O RESULTADO PARA ALGUÉM. ESSE ALGUÉM DIZ QUE AQUILO JAMAIS PODERIA TER SIDO FEITO SOZINHO.
    AÍ, VEM UNS MANÉS DIZER QUE O UNIOVERSO FOI FEITO SOZINHO E POR ACASO.
    NUNCA VIRAM A GRANDEZA DENTRO DE UMA SEMENTE E O QUE BROTA DELA E O QUE SE TRANSFORMA METROS ACIMA.
    POR ISSO, JAMAIS ACREDITE EM UM UM “ATEU”. ELE NÃO ACREDITA NEM NO QUE ELE PREGA.
    QUANTO A ESSAS PARTÍCULAS, TODA VEZ QUE DECOBRIREM ALGO NOVO CHAMARÃO DE “COISA DE DEUS”. E ASSIM VÃO SE PERDENDO CADA VEZ MAIS, CRIANÇAS BIRRENTAS BRINCANDO COM O QUE DESCONHECEM. AINDA ESTAMOS NO JARDIM DE INFÃNCIA.
    A NATUREZA OBEDECE REGRAS MUITO BEM TRAÇADAS POR UMA FORÇA CRIADORA. E MUITO, MUITO PACIENTE.

  • Anonimo:

    Quem é e o que é Deus? Quando na adolecencia, eu era religioso (católico). Alguem me disse que Deus era a natureza. Eu comecei a raciocinar (ciencia) e não acreditar (religião) e descobri que essa pessoa tinha razão. De lá para cá comecei a me converter em ateu e hoje sou um ateu fanático. Basta pensar um pouco (imaginação) para ver que uma entidade como Deus, nada mais é do que a natueza. Para que trocarmos de nome? Só para dar um sinal religioso as nossas palavras? Não tem necessidade disto. Deus seria uma energia responsável pelo tudo, ou seja, a energia eletromagnética. É isto que é explicado no blog: “Olhando o Universo”. Veja os três enigmas da natureza: Universo, vida e inteligencia.
    Energia + espaço + tempo = universo.
    Energia + aminoácidos + agua + tempo = vida
    Energia + Vida + evolução + tempo = inteligencia
    A “ilógica” teoria do big bang diz o absurdo que o espaço e o tempo nasceram com o big bang.

    • Gabriel:

      quando se trata de big bem que alem de ser apenas uma teoria ( bem aseita) eles retratam o tempo como o que ocore sem parar!

      se vc jogor uma bola no expaço ela fai ficar com a velocidade em que vc jogou , sim claro existe uma lei sobre isto na fisica ! mais na realidade isto nada mais é do que o TEMPO!!

      para quem ainda não entendeu até hj (eu digo até os ignorantes que fasem aqueles filmes de voltar no passado)

      todos sabem que quanto mais rapido mais o tem para!!

      entretanto mesmo sendo mais rapido que a luz ! nimguem passa do ponto zero! pois não ha ponto sero!

      como se dis na matematica : sempre avera um dijito depois da virgula!

      ja o expasso nada mais é doque esspaço … sepre esteve ali!

      e para quem não sabe sobre big bem ( a teoria) é que a mesma dis que este universo não era mais para existir!! porcalsa das antiparticulas ! entretanto ocorreu um assidenti e as particulas ficaram em armonia e ves de se baterem!

      EM ENTÃO EIS O UNIVERSO DE HJ!

      mais sim ha teorias de outros universos com novas leis de fisicas . pelo fato de estarem fora da criação do big Bem!

      ATT: Gabriel

  • Bovidino:

    Tanto religiosos quanto cientistas têm uma idéia absolutamente errônea de Deus.
    Acham que Deus é um ser que está em algum lugar privilegiado, que alguns chamam de céu e que de lá Ele dá as ordens para tudo acontecer.
    Todavia, Deus é absolutamente tudo e Tudo é Deus. O universo manifestado é Deus e nós somos Deus. Tudo é manifestação do próprio Deus. Não existe nada que não seja o próprio Deus.
    Portanto quando o cientista diz que a Natureza é auto suficiente, ele está na realidade admitindo a existência de Deus sem saber, pois a Natureza é Deus.

    • Gabriel:

      é eu tambem aposto nisto em que vc diseste mais não é so vc que disse isto !

      muitos cientistas tambem acreditam nisto!!
      (emclusive eu XD)

  • High Light Cube:

    Respondendo Adalberto e encerrando discussões:

    Para “cegar” o mundo um pouco mais!

  • Campos:

    Como disse anteriormente. o boson não é uma partíclua e sim uma energia. Seria como a matéria escura, que não é matéria e sim energia; por este motivo não foi detectada. Seria a energia gravitacional do centro do universo, é como o buraco negro que não tem massa e sim uma força gravitacional, resultado da soma de todas as gravidades de todas as estrelas desta galáxia, concentrado em um único ponto: o centro gravitacional de uma galáxia. Acredito que esteja aconecendo com o bosom a mesma coisa que acontece com a matéria escura. Está na cara, só que ninguem vê.

    • Giselle Hannah:

      Interessante sua hipótese, faz bastante sentido. Se considerarmos isso talvez seja mais fácil estudá-la e compreendê-la. Mas veremos no que isso vai dar.

  • paulo césar stehling filho:

    (Postei esse comentário em outra materia do HYPE SCIENCE, mas aqui tb tem tudo haver.)

    Bóson de Higgs, tb conhecida como Partícula Deus, é a partícula que foi teorizada através de um algorítimo, pela nescessidade de transformar a informação energética em matéria.Extremamente fugaz só existe no intervalo de tempo entre ser energia e ser matéria (véu de Isis, Centro do Pêndulo…etc.). É como procurar um quase nada absoluto. Atualmente só o LHC será capaz de fazê-lo, e quando fizer um incremento na MecQuan trará um salto na nossa tecnologia. No mínimo porque a jornada até ele requer uma sofisticação tecnológica.

  • adalberto:

    mas o que eu gostari de saber é : pra serve esta particula??????????????????????????????????????????

    • Giselle Hannah:

      “Os físicos acreditam que essa partícula concede massa a todas as outras partículas”
      Leia o texto, querido.

  • DaN:

    Deus não existe, por que essa necessidade de ter um Deus?
    Por que Deus pode se auto sustentar e o universo ou multiverso não pode?
    Se o universo ou multiverso é complexo, Deus é ainda mais.
    Explica algo complexo com algo mais complexo ainda, não nos leva a lugar algum.
    Certo Deus criou tudo, e quem criou Deus então?

    “se a história da ciência nos mostra alguma coisa, é que não chegamos a lugar nenhum ao chamar nossa ignorância de Deus”
    (Jerry Coyne)

    • Dummy:

      Chamar de “particula deus” é uma demonstração que por mais que se queira esquecer essa idéia, de que Deus existe, nem os cientistas conseguem. Pra mim que acredito em sua existência (de Deus), até me irrita sempre se mencionar deus a cada comentário cientifico, morte de alguém, conquista pessoal e etc. Eu acho que pra quem não acredita, fala-se demais de deus, e para quem acredita, parece que ainda esta tentando achar motivos para acreditar. Esses argumentos normalmente são falhos e não ajudam ninguem a discutir o assunto presente, nem a acreditar, ou desacrditar em deus.

    • Pensador®:

      Deus está fora do espaço-tempo.

    • leandro:

      quem criou Deus foi o homens, é só estudar história.

  • Dr Provasi:

    Nossa sou mesmo muito burro, pois não entendi nada!

  • Alberto Carvalhal Campos:

    O boson de higgs, não deve ser uma partícula e sim uma força.
    Seria como diz o blog: “olhando o universo” de março de 2010.

    • Thiago:

      Uma força nada mais é que um intercâmbio de partículas chamadas Bósons … e sim Bóson de Higgs definiria uma força, assim como qualquer outra p1rtécula bosónica.
      ex: força eletromagnética (os fótos são os bósos responsáveis por ela)

  • Sei…:

    Alguém soltou gases dentro do colisor e isso gerou uma leitura errada das partículas de Deus.

Deixe seu comentário!