Possibilidade do LHC criar Buracos Negros na Terra é alta

Por , em 7.04.2010

Enquanto muitos comemoraram o sucesso das primeiras colisões do Large Hadron Collider (LHC) outros não conseguiram dormir, pensando que o mundo seria engolido por um buraco negro feito pelo homem.

Mas, como você pode perceber, a Terra está muito bem. Mesmo assim, será que não existe o risco de criar um buraco negro nas próximas colisões? Um par de cientistas está tentando calcular a probabilidade de isso acontecer.

Baseados na teoria das cordas e em suas dimensões extras, eles concluíram que as colisões realmente podem formar buracos negros. Mas as chances de que eles iriam destruir o planeta ou até mesmo serem notados pelos mecanismos do LHC são pequenas.

Basicamente, é possível que os buracos negros sejam criados, mas eles seriam tão pequenos que não seriam notados. Para comprovar a existência deles, os cientistas precisariam estudar partículas que são criadas e deixam de existir quase instantaneamente.

Fonte: DailyTech

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 4,20 de 5)

39 comentários

  • engvictorh_10:

    Só uma ressalva:
    Abro meu e-mail para ver as últimas publicações do HypeScience (adoro) e vejo uma matéria de stephen hawking afirmando que Buracos Negros não existem.
    Ou seja, “possibilidade do lhc de criar buracos negros na terra” seria uma farsa? haha

  • Alberto Campos:

    Não existe a possibilidade de se criar um buraco negro, como não existe a possibilidade de se criar uma galáxia. Pensar em “ninis” é tolice. Sejamos inteligentes estas coisa só acontecem em “macros”. Só a natureza tem estas possibilidades.

  • Jorginho:

    Quem saber venham validar a lei de Murphy…

  • igor luan:

    bem eu penso o seguinte que se ha amenor possibilidade de criar buracos negros por menores que sejam isso resulta um perigo a humanidade preferia que acabasse com isso.

  • LUIS:

    Que tal não mexermos com coisas que não temos 100% de conhecimento sobre o assunto como este cientistas obssecados estão atras desta particula de boson de higgs,na boa se algo der errado é a humanidade que pagara o prejuizo, se der certo algum tal levará o premio nobel, só vale lembrar que a vida não é baseada em suposições, como eles estimam os fatos um buraquinho negro aqui não faz mal outro tambem não, e se o negocio der para tras, alguem já deu 100% de certeza com o que estão mexendo e os efeitos colaterais ??? Abram o olho

  • Campos:

    Em primeiro lugar é preciso saber o que é um buraco negro. Não é como se pensa. Se fosse como se supõe, fariamos isso com uma prensa. Bastava comprimir matéria, como uma estrela faz e viraria um buraco negro. Tudo isto não tem consistencia para provar nada.

  • BOG BOY:

    ACHO QUE NOSSO PLANETA NAO SERIA DESTRUIDO PELO SIMPRES BURAQUINHO NEGRO

  • Renan:

    Como já disseram, a probabilidade de criação de um buraco negro através do LHC é insignificante – apesar de real. Buracos negros de grandes proporções podem ser criados através do colapso de grandíssimas estrelas, onde a matéria fica extremamente quente e densa, já que unida pelo fortíssimo campo gravitacional, de onde nem a luz escapa.
    Não creio que a ameaça quase imaginária de um buraco negro que ameace a vida na Terra deva servir de empecilho à produção e desenvolvimento de conhecimento pelo homem.
    Acredita-se incluisive que em 1908 na Sibéria, a devastação de uma área florestal de mais de 2000 Km² tenha sido causada pelo impacto entre um MINI BURACO NEGRO e a Terra.
    Bem, isso não foi o fim do mundo…
    Mãos à obra, companheiros! O nosso limite é o diâmetro total(?!) do universo! rsrs

  • Odair Gottardo:

    Só fazendo uma observação sobre as palavras que o nosso amigo Edemilsom Lima deixou… Tudo isso é fascinante Edemilsom, mas se houvesse uma única chance em um trilhão de acidentalmente criar um Buraco negro, independente do tamanho que fosse, deveriamos enterrar esse Acelerador de particulas, porque, de que nos adianta computadores quanticos, naves espaciais, se não teremos mais o nosso lar, a nossa terra, e por assim dizer, não teremos mais a nossa vida, nem nenhuma outra. As vezes alguns homens insensatos esquecem que não são Deus, e brincam com a vida, não apenas as suas, mas as de todos nós.
    Um forte abraço a todos.

  • jonathan:

    olá pessoal!
    eu concordo com o wanderson…
    se houver mesmo a chance de gerar um buraco negro,e se ele for menor q um atomo não precisa se preocupar mais c ele for do tamanho da cabeça de um alfinete!todos nós estariamos FRITOS
    c ele for do tamanho de um atomo,naum poderia sugar nenhuma molécula do ar!mais c ele for do tamanho de uma cabeça de alfinete,ele ja poderá sugar elementos visiveis!E quanto mais massa entra maior ele fica…
    e aí vem a pergunta!
    Os palhaços que criaram isso elaboraram algum plano B se isso acontecer?

  • gargwlas:

    nao acredita q um ser humano algum dia ira atravessar uma parede??

    tambem nao.. pelo menos nos proximos 100 anos

    mas é possivel teoricamente

    um “objeto” para atravessar o outro precisar estar na mesma frequencia de vibração (os atomos)

  • Jorginho:

    Denommus e outros :
    Atravessar paredes!? kkkkkkkkkkkkkkkkk
    Quanto deseja receber para fazer essa façanha, sem lençois?
    Não falem asneiras(com todo respeito).
    Antes que tente atravessar a parede, faça teste com ovos … pois dependendo da velocidade será mera semalhança como ficará !
    Duvida? Faça a experiência, mas use o capacete,tá ?
    Não vou repeti os meus comentário feitos sobre isso.
    Se tiver um tempinho, procure nesse mesmo site.
    Saiba que temos o direito de falar o que quisermos …
    Como disse Voltaire:
    ”Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser,mas defenderei até (a morte)o direito de você dizê-las.
    At.

  • Tiago Marzari:

    Então, “tal ET”, você acha que é uma “ET”, pois você é mais normal do que imagina. Não adianta ficar divagando sentenças sem nexos nem provas, você me parece ser Cristã ou pelo menos alguém que acredita em Deus, você da descrédito aos que Crêem com seus comentários, pois eles estão baseados em nada, apenas na sua crença, eles se fundamentam em que afinal? Na sua própria opinião? Em fatos? Quais? O seu próprio Deus deve ter te ensinado através da bíblia que busque o conhecimento SIM. Senão ele não teria deixado uma bíblia inteira e sim apenas um bilhete escrito apenas: “Creiam em mim”. Uma fé sem fatos, sem provas é fanatismo. Mas nós temos as provas, testemunhas oculares da ressurreição de Cristo, mais de 5000 testemunhas (sem contar as mulheres) da multiplicação dos pães e peixes, sem falar dos milagres do A.T. Agora eu concordo que tem coisas que não são revelada aos homens Dt 29:29 e a estes não cabe saber, pelo menos por enquanto. Mas aquilo que nos é entregue devemos estudar, aprofundar, e conhecer. Pois quando lhe questionarem a respeito de sua fé você terá argumentos e não simplesmente vir com frases do tipo: Deus existe.

  • para voçes sou o tal ET:

    e antes que seus costumes jugue a resposta enviada…
    pense nos seus sabios que não foram ouvidos…

    a maior sabedoria é que onde estamos tudo tem um inicio, mas nada tem um fim… essa é a realidade até para a morte…

    não tenham medo da morte, pois teremos, sim teremos! um eterno começo… até as suas proximas descobertas irmãos…

  • para voçes sou o tal ET:

    um questionamento para ajudalos… só nos livramos do fim por um misero sinal como o que eu mando…
    que provavelmente chegara a sua realidade em nosso inicio…
    e sim ”deus” existe e é um só para todos…
    esqueçam aprender o conhecimento que não tem fim…

  • para voçes sou o tal ET:

    POVO A VIDA É O QUE UM BURACO BRANCO EXPELE DE UM BURACO NEGRO! PODEMOS CHAMAR UM BURACO BRANCO DE DEUS!!!
    A TERRA ESTA SOB AÇÃO DESTE BURACO BRANCO!!!

    só um aviso… o universo é mais inteligente que qualquer ser criado por ele! cuidado ”terraquios”

  • Edinei Júnior:

    Caso houvesse possibilidade da criação de buracos negros, ele engoliriam uns aos outro antes de “engolir a Terra” anulando-se então…

    É o que eu acho, se é que eu não tô vendo muita ficção…

    O Sr. Sidney Valentin Moretto Diz:

    […]”O histórico destes burados pouco se fala ou melhor sei. Talvez na seqüência dos eventos o tal burado desvire e surja um novo dito bing bang – coisa interessante para submeter a reflexão dos que explicam tudo”[…]

    Bem, posso Sugerir que o senhor pesquise sobre os BRUACOS BRANCOS e seu conhecimento com base nisso será satisfeito…
    ^^
    Dúvidas, debates, esclarecimentos ou bate-papo xD:

    edicat_junigato@hotmail.com
    OU:
    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=9567618355378855996

  • Sérgio:

    Eu penso que Buracos Negros são a prova que a matéria é infinita em relação ao microcosmo, (a prova é que; por mais que se sugue sempre haverá espaço tanto no micro como no macro). E como percebemos que os Buracos Negros são “atratores
    descontroláveis” de ótima qualidade é melhor que esses cientistas analisem bem antes de colocarem em prática tais experiências.

  • danhebotelho:

    e se acontecer um relativo buraco negro do tamanho de um balão? há reais motivos para panico?

  • Dani Araujo:

    Todos os assuntos debatidos no site sao extremamente interessantes, gostaria de saber de qual ou quais fontes sao tirados esses artigos, materias e noticias.

  • Reziani:

    É mais facial você ser acertado por um raio do que as experiencias do LHC, derem “errado” e nós todos sermos engolidos por um mini buraco negro.

  • Edemilson Lima:

    O que estão fazendo hoje no LHC já fizeram muitas vezes em outros aceleradores de partículas pelo mundo afora. A única diferença é que até então, todos os aceleradores apenas comprovaram o que os cientistas já sabiam. O LHC veio para fazer os mesmos experimentos, mas nunca escala energética nunca antes alcançada. Ele irá levar muito alem o conhecimento que a ciência tem da matéria e do universo. Quem sabe quantas tecnologias virão no futuro, fruto direto desta pesquisa que hoje se inicia? Quem sabe se não teremos máquinas capazes de anular a gravidade, computadores quânticos com processamento quase instantâneo ou naves espaciais que nos levarão para além das fronteiras do sistema solar? Riscos sempre existiram e a ciência evoluiu mesmo com eles. Não se pode deixar de ir além por conta de meras suposições. Se houvesse mesmo tal risco de um buraco negro, os próprios cientistas envolvidos tomariam precauções. Mas eu duvido muito que isso possa acontecer, pois um buraco negro é um ponto onde muita, mas muita matéria colapsou. Não é o caso de colisões de partículas, que ao invés de condensar matéria, faz com que átomos sejam despedaçados para entendermos do que eles são feitos.

  • jow:

    A próxima teoria a ser testada pelo LHC é a lei de murphy então?

  • Everton:

    Coisa da oposição foi otima huahuahuahauha…
    No minimo é coisa envolvida do PT… hahahah

  • Rodolfo Lopes:

    Nossa glra, tanta coisa pra discutir sobre esse experimento fantástico e inédito na história, e ficamos discutindo coisas supérfluas como essa criação de um buraco negro, esquecam isso é como o nosso amigo Denommus falou, tem probabilidade até de uma pessoa passar por uma parede…

    Isso é coisa da oposição!!!

  • Denommus:

    Não existe matéria o suficiente dentro do LHC para gerar um buraco negro capaz de nos sugar. Se existe uma probabilidade, é porque existe probabilidade para tudo. Até para uma pessoa normal atravessar uma parede.

    Mas é uma probabilidade tão pequena que provavelmente jamais ocorrerá enquanto esse Universo existir.

  • Alberto Carvalhal Campos:

    Acredito que seja impossível gerar mini buracos negros aqui na terra. Tanto é verdade que o LHC, não gerou e nem vai gerar, mesmo que queiram.

  • Sam Fisher:

    De qualquer forma, se acontecer de se criar um buraco negro, ninguem vai sobreviver pra jogar na cara dos cientistas.

  • Alan:

    Já era! O mundo já era!

  • Vinicius:

    A formação de buracos negros pode ser muito provavel para mim, pois como consequiram reproduzir o Big Bang que formou o Universo de acordo com os cientista, e no universo existe buracos negros então poderá ter tambem nessa máquina….Mas tomara que eu esteje errado!

  • aldo vieira:

    ola,boa tarde a todos,para minha pessoa esta invenção pode ser o “começo do fim” ou posso estar enganado,sera que com esta invenção vão querer clonar o planeta terra também?se conseguiram clonar animais,porque isso não pode acontecer?eles poderiam se fixar mais nos poblemas que temos no dia a dia com o nosso planeta,mas quem somos nòs para contrariarmos os “DEUSES” eu espero estar errado porque eu quero que minha filha cresca sem medo.

  • Tiago:

    Ok.. A chance é baixa! Então quer dizer que há uma chance… E se houver, qual é o sistema de segurança que o LHC tem para refrear a evolução quase instantânea de um buraco negro? Eles tem poder para desfazer um acidente destes? É lógico que não, e se acontecer, não vai ser como Chernobyl ou outras catástrofes, nestes acidentes partes isoladas do planeta com sua população foram prejudicadas, no caso de um buraco negro…. Deixaremos simplesmente de existir para sempre!!!!!!!!! Você pensa nisto?

  • @MarkosLKT:

    E é como disse Jesus na Bíblia..; “E não Haverá Pedra Sobre Pedra!” < Bom… o Homem em seu eterno modo Insatisfeito de ser, vai acabar Fu***** todos nós. – Em busca de um conhecimento Tolo e irreal!

  • sidnei valentim moretto:

    a mera possibilidade do surgimento de um buraco negro, ainda que ínfima, torna real a boca de sei lá quem que acaba engulindo a si mesma. Ou seja, se a dicreção for necessária, pouco se sabe sobre estes tais buracos negros, como surgem – ouvi ou lí que decorem de colapso gravitacional de uma estrela morta, que vira do avesso, por assim dizer, e que a torna num sumidouro do qual só a boca é visíve.l O histórico destes burados pouco se fala ou melhor sei. Talvez na seqüência dos eventos o tal burado desvire e surja um novo dito bing bang – coisa interessante para submeter a reflexão dos que explicam tudo. Voltando ao ínfimo buraco negro sub-produto das experiências com colisões do LHC, ínfimos ao surgirem, terão oportunidades de crescer, como tudo o mais, ainda que em velocidade infinitesimal, mas crescerão até sejam notados aí talvez tarde para alguma reversão. A capacidade humana cognitiva e inventiva – materializar os pensamentos, se mostra infindável e inevitável. Aos mortais não afortunados nacapacidade cognitiva e inventiva, resta a necessária contribuição como massa de manobra.

  • Nexus:

    Quanta apreensão ilógica quanto a um possível buraco negro a se formar ou já formado no LHC que possa destruir o Planeta !
    Como para fazer funcionar o acelerador é necessário uma fonte de energia, no momento em que essa energia é suspensa ou desligada, todos os processos se interrompem. Ou seja, se um buraco negro se formou e começa a afetar a integridade do sistema, desliguem a tomada !!!
    Diferente do que acontece com os buracos negros de verdade no Universo que se sustentam pois vão consumindo toda a energia ao seu redor e aumentando seu poder, quase como um reator nuclear entrando em fase crítica

  • Bruno:

    claro que nao vai formar um buraco negro que vai acabar com o mundo, mesmo que criasse um buraco negro, seria do tamanho de um próton e ele acabaria rapidamente, pois no mundo subatomico, a distancia entre os átomos é muito grande e ele nao coseguiria sugar nada… daí, a gravidade agiria sobre ele acabaria descendo até o centro da Terra, se não tivesse morrido até lá, claro[ nisso, sugaria o que esbarrasse nele(muito dificil acontecer, como eu ja disse)] , e fim, tudo isso aconteceu e voce nem percebeu… eu li isso em algum lugar e é bem viável

    • Tales Silva:

      porem e se ele tivesse crescido mais e mais e acabasse com todos, e tudo acabaria, fim. o culpado? ñ interessa mais pq já fomos destruídos por um único e simples buraco negro que suga praticamente tudo que esta na sua frente ñ importa o que seja… eu so acho que ninguém deveria brincar de ser Deus, pois consequências virão.

  • Wanderson:

    Resumindo o discurso:Se os buracos negros criados forem infimamente menores do quê um átomo,ótimo,podemos viver nossas vidas medíocres numa boa.

    Agora.Se um buraco negro for do tamanho da cabeça de um míssero alfinete,fujam para as montanhas!Se é que isso vai resolver alguma coisa.

  • Josias:

    Como se trata de algo desconhecido, todo cuidado é pouco, ninguém sabe o que esse tipo de experiência poderá causar ao planeta, temo que seja lá o que for, seja irreversível!

Deixe seu comentário!