E se uma bomba atômica explodisse na sua cidade?

Por , em 14.03.2011

Uma bomba nuclear de apenas um kiloton dentro de uma maleta pode destruir dezenas de quadras no centro de uma cidade populosa. A reação térmica pulveriza a área mais próxima com uma violenta explosão e literalmente queima o que estiver um pouco mais distante.

Mas a destruição não acaba por aí. Neste mesmo cenário a mais leve brisa pode carregar isótopos radioativos, um subproduto da reação nuclear, a dezenas de quilômetros de distância. A radiação causa envenenamento. Quem não morre por causa da pressão da explosão, ou ainda assim não queima vivo ainda pode ser contaminado diretamente ou através da água e alimentos. Caso sobreviva, ainda pode sofrer de câncer e outras doenças ou gerar filhos com graves deformações.

A maior bomba nuclear já testada, a Czar, da extinta União Soviética, se detonada em São Paulo, poderia contaminar praticamente a América do Sul inteira com radiação emitida de uma explosão equivalente a 50 milhões de toneladas de TNT. A reação térmica seria sentida na Angola, do outro lado do Atlântico.

Abaixo você pode detonar qualquer endereço do planeta com os mais diversos tipos de artefatos nucleares já testados. Basta digitar o endereço e clicar em ‘pesquisar’. Abaixo a esquerda selecione a arma de destruição em massa de sua preferência e clique em ‘nuke it’. Nas abas no topo você pode navegar entre a pressão causada, a reação térmica e a dispersão de isótopos radioativos. Divirta-se.

O widget foi criado no Carlos Labs. As fórmulas utilizadas para calcular o resultado que você vê acima tem sua fonte na Federation of American Scientists e Wikipedia.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

15 comentários

  • Paulo:

    Não acho estupidez bombas para matar o homem não. Acho até uma coisa boa a longo prazo.

    Que acho estupidez é as pessoas usarem bomba pra pescar. Ai é sacanagem.

  • John jones:

    da hora esse aplicativo existe uma versao para download

  • Murilo:

    Gente uma Bomba De 50 Mt. Não Conseguiu destruir São Paulo –‘ PQP Tá Errado Isso uma Bomba De 57 Mil Tons Leva A Destruição Do Planeta Inteiro Até As Bactérias Morreriam 50 Mt Não Fez Quase Nada Em SP ¬¬” Uma Pergunta , OQ Realmente Faz A Bomba Atômica Ter Esse Poder De Destruição Todo? Uranio? Plutonio aaa a Bomba Atômica Não é a Bomba Mais Forte Que Já Existiu a Mais Poderosa De Todas é a De Hidrogênio uma Dessas Explodiu Na Terra Haha’ Não Adianta Nem Correr Distroi o Planeta Todo Se Alguem Souber Mais Coisas Intereçantes Sobrê o Asunto Contactar No Msn: murilo-2@hotmail.com Mais oQ Detona o Planeta Msm é Esse Meteoro é Mais De 920 MegaTons o Planeta Vira um Sol Nada Nada Nada Nada Sobrevive A Aguá evapora As Bacterias Morrem Você morre Q Vc Nem Percebe Se Deus Me Livre Guarde Um Deses Cair Na Terra Não Adianta Esconder De Baixo Da Terra De Baixo Do Lado Encima Do Chao Dibaxo Da Cama, Vc Pode Ta Em Um Abrigo Nucllear Já Erra Extinção Em Massa Do Planeta… Vlw Ai Galera Sei Que Estou Errado Em Muitas Coisas Adiciona Msn Aew Pra Me Encinar Mais rsrsrs…’ > murilo-2@hotmail.com< aaa i A Bomba Mais Forte Msm Inventada Pelo Homen e a Tsar 57 Mt. ^^ Flw ….

  • pedrovander:

    a maior estupidez do homem ´´é fabricar bomba pra matar seus semelhante

    tudo bem que tem gente que merece mas pra isso teriamos que ajuntalo-os todos no mesmo lugar e ai sim manda fogo
    principalmente a camara dos deputados em brasilia ia faser todos virar espetinho do capeta

  • Gabriela:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk coitado desse CARLOS MACHADO
    no dia que ele jogar uma bomba dessa em brasilia
    o sadan recussita

  • rockson:

    o homen é tão idiota que faz um troço capaz de destruir uma enorme área .só pra dizer que ele é poderoso.mas quando explode um vulcão ,tem um terremoto.tempestades e outros fenomenos,ele faz nas calças. e sai correndo pesdindo arrego.

  • Eugenio barreto:

    Não adiantaria nada pois moro no DF e o virus da currupção ja contagiu tudo …..

  • hioga:

    eu acabei de jogar uma na camara dos deputatos mais acabou em pizza

  • Carlos Machado:

    Putz que maneiro, sempre quiz destruir Brasilia de alguma maneira… pena que fica apenas na imaginação!
    quem sabe um dia…

  • EDUARDO SOROCABA:

    puxa vida não sei pq mas comecei DETONANDO A ARGENTINA E NEM ME ARREPENDI RSRS

  • delle:

    Acabei de detonar uma em brasília, não custa nada sonhar…

  • Rodrigo:

    O Marcos esta certo

    Tirando isso, muito interessante a matéria

  • Naaliel:

    Seria um… Adeus, minha cidade, isso se fosse uma bomba pequena de 15 kilotons. E se fosse uma Tsar de 57 megatons, essa que o amigo Marcos Souza quiz dizer, já que moro em Recife, em 24 horas a radiação iria acabar em Belém, capital do Pará.

  • EP:

    Eu sei que isto é um site de ciência, mas é interessante abordar este tema tendo como referência um jogo de computador chamado Fallout.

    Nele, a China solta várias dessas bombas nos Estados Unidos e dizima a população, tornando o solo antes fértil, totalmente árido e radioativo. A sorte foi de quem morreu, pois quem sobreviveu àquelas bombas, teve que aprender a se adaptar em um local onde desde a água até as comidas continham radiação.

    Pesquisem mais por este jogo (é uma série, mas recomendo o Fallout 3 e Fallout: New Vegas). Apesar de ser ficção, eu acredito sim que bombas desse porte acabariam com o planeta tal como mostra nos jogos ou filmes.

    Obs.: Acontece muito neste site de eu comentar e os comentários NUNCA serem publicados. Aparece “Seu comentário está aguardando moderação.”. Isso não pode acontecer! =D

  • Gustavo:

    Eu estava brincando com o aplicativo e detonando coisas apartir da minha casa e acho que está errado a informação na noticia dizendo que uma bomba de 50 mt, a czar, causaria uma reação térmica até em angola… segundo o aplicativo o que faria isso é o asteróide que matou a maior parte da vida terrestre na era dos dinossauros
    ps.: o q é mentira pq foi o chuck norris q matou eles depois de um desentendimento com um dos dino…
    mas enfim tá errado essa treta

Deixe seu comentário!