Buraco negro é filmado ejetando “mola maluca” espacial

Por , em 27.08.2013

Cientistas do Space Telescope Science Institute, em Baltimore, Maryland (EUA), passaram oito meses analisando imagens da Câmera Planetária de Campo do Hubble 2 e Câmera Avançada de Pesquisas. As observações, feitas entre 1995 e 2008, são de um buraco negro no centro de uma galáxia gigante chamado M87.

Eles analisaram um jato jorrando do buraco negro, algo como uma “mola maluca” espacial, composta de aglomerados de gás que iluminam e desaparecem ao longo do tempo. As bolhas têm dinâmicas complexas, com gás acelerando a taxas diferentes ao longo do objeto. A equipe encontrou evidências que sugerem que o movimento em espiral do jato é criado por um campo magnético em forma de hélice em torno do buraco negro.

Na parte externa do jato de M87, por exemplo, um aglomerado de gás brilhante, chamado laço B, parece ziguezaguear, como se estivesse em movimento ao longo de um caminho em espiral. Vários outros aglomerados de gás ao longo do jato também parecem se enlaçar em torno de uma estrutura invisível.

“Buracos negros supermassivos são um componente-chave em todas as grandes galáxias”, disse Eileen T. Meyer, do Space Telescope Science Institute. “A ativação desses jatos na maioria dos buracos negros desempenha um papel fundamental na evolução das galáxias. Ao estudar os detalhes desse processo na galáxia mais próxima, podemos esperar saber mais sobre a formação de galáxias e da física de buracos negros em geral”.

A pesquisa espera aprender mais sobre como as galáxias evoluem, e como os jatos de alta velocidade produzidos durante a fase ativa de um buraco negro tem um papel significativo nesse processo. O próximo passo será estudar mais três jatos por meio de observações do Hubble, para ver se eles se comportam de maneira semelhante. [NewScientist, Science20]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 1,00 de 5)

3 comentários

  • Victor Hugo:

    Maravilhoso esse fenômeno,espero muito em breve teremos imagens de como é um buraco negro!

  • Andre Luis:

    Filmagem de uma interação de um buraco negro! Sempre quis ver algo assim! Gostei muito do video!

  • lucianno_frss:

    Impressionante como a força da gravidade mantém tudo em ordem , impressionante tambem e esse enigma que e o buraco negro , matéria muito boa .

Deixe seu comentário!