Buracos negros podem expor partículas exóticas de matéria escura

Por , em 29.07.2010

Os buracos negros não são muito famosos por revelarem segredos, mas cientistas acreditam que eles podem ajudar-nos a detectar partículas misteriosas muito difíceis de serem encontradas na Terra.

Se as condições estiverem corretas, um buraco negro que esteja girando pode perder algumas partículas e, no processo, perder também um pouco do momento angular, causando um efeito conhecido como “superadiância”.

Segundo Asimina Arvanitaki, pesquisadora da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, esse efeito poderia ser usado para identificar partículas misteriosas como áxions. Os áxions, teoricamente, constituiriam a matéria escura – a força invisível que mantém as galáxias juntas.

De acordo com cálculos dos cientistas um único áxion que fosse emitido por um buraco negro poderia ativar a emissão de mais áxions que formariam uma nuvem orbitando o buraco negro. Eventualmente a nuvem de áxions se tornaria tão densa que seria partida. Algumas partes dela seriam “consumidas” pelo buraco negro enquanto outras seriam expelidas, escapando do campo gravitacional do corpo celeste.

E, para o buraco negro, o processo começaria novamente, mas com sua velocidade de giro sendo reduzida. Então as partículas poderiam ser detectadas pela observação de buracos negros cuja velocidade de giro esteja menor do que o normal.

Os áxions seriam difíceis de serem detectados na Terra porque é praticamente impossível produzi-los. Para isso precisaríamos de uma estrutura muito maior do que o Grande Colisor de Hádrons e não temos espaço para tanto. [NewScientist]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

8 comentários

  • João:

    Me comove muito toda essa balela de politica, religiao e comportamento social que voces discutem aqui. Mas essa matéria é científica. Entao se foquem a comentar sobre tais descobertas. Por exemplo, achei muito interessante associarem a diminuição do momento angular do buraco negro com a perda de áxions pelo mesmo, mas há que se ter cuidado com o fato de que possam existir também outras coisas que dimunuam a rotação dos buracos negros.
    Guardem essa manifestação de opinião religio-socio-politica-etc para outro blog.

  • Carlos:

    Rafael e Felipe deixem de ser nerds … O mundo é assim e você não vai mudar isso … Seja o que você tem de ser e deixa o mundo fazer sexo, ir a baile funk, etc … Se você não gosta azar o seu porem há gente que gosta de fazer isso tudo … Sejam menos nerds !!! Eu queria um mundo mais igual apenas, mais evoluido e melhor otimizado, seria colocar em pratica todo o conhecimento humano de uma forma bem otimizada e seria bom pra todos, pros que gostam apenas de estudar pros que gostam de fazer sexo rsrs … Enfim esse seria o mundo que eu espero (porem inatingível no nivel atual de insanidade humana) … Mas é isso que achem logo o boson de higgs que encontrem a cura do cancer da aids e etc …. Ciência = Mundo Melhor (A compreensão do mundo em que vivemos é essencial para saciar minha curiosidade e da maioria dos seres humanos) Abraços a todos e vo ler mais artigos xD fuii

  • D£tO:

    Creio eu que cada um tenha seu modo de pensar mas poderiamos por exemplo tirar os lixos do senado sabe akeles otarios que nao fazem nada pela gente e so roubam … Eles sao os nossos buracos negros…

  • JA:

    Além do nosso amigo Felipe, tbm podemos incluir a extinção do nosso amigo Rafael, que concorda com o Felipe.
    Desta maneira, já teríamos dois idiotas preconceituosos a menos no mundo.

  • Rafael:

    O Felipe tem toda a razão, quem discorda, é porque não tem nada pra ajudar no mundo!

  • Karl:

    POderiamos, tambem, incluir a extinção de boçais como o glorioso Felipe…

  • Felipe:

    Tenho um solução para a questão da falta de espaço!!!

    Pode ser resolvida da seguinte forma:

    Se for feita uma reposição urbana, onde seriam subtraídas todas as igrejas evangélicas e boates de funks e micaretas, poderíamos conseguir umas boas centenas de quilômetros para uma coisa de alguma utilidade, como um LHC, por exemplo.

    Já que igrejas evangélicas e boates funk não servem pra nada além de degradar o pensamento humano.

    😀

  • Lucas:

    Espaço até temos, só não podemos usá-lo.

Deixe seu comentário!