Caçada pelo Bóson de Higgs próxima do fim

Por , em 8.09.2011

Uma das missões mais “obcecadas” do famoso LHC (Large Hadron Collider, o colisor subterrâneo de partículas que foi criado para redefinir vários conceitos da física), desde o início, é encontrar o Bóson de Higgs.

A partícula que explicaria, a grosso modo, porque todas as partículas subatômicas têm massa, ainda é apenas uma hipótese não comprovada. Mas os cientistas afirmam que a descoberta definitiva é apenas questão de (pouco) tempo.

Aparentemente, o LHC teve um salto de qualidade. O porta voz do projeto, Guido Tonelli, conta que a expectativa para a descoberta do Bóson era no final de 2012, mas o ótimo funcionamento da máquina antecipou a previsão para o final de dezembro desse ano. Tudo porque os procedimentos estão mais rápidos do que se imaginava.

Os cientistas devem alcançar o objetivo através de colisão de partículas, que cedo ou tarde, conforme eles esperam, isolarão o Bóson de Higgs e o tornarão detectável pelos sensores.

O mapeamento do túnel do LHC é feito por femtobarns inversos, uma unidade de medida especial para colisões de partículas. Ao todo, há 5 femtobarns onde o Bóson de Higgs pode ser localizado. Até o momento, 2.5 femtobarns já foram rastreados (o que equivale a 175 bilhões de colisões), e isso levou poucos meses para acontecer. O prazo esperado era de dois anos.

Os cientistas explicam, no entanto, que nada é garantido. A começar, não há 100% de certeza que o Bóson de Higgs realmente será detectado para comprovar a teoria que vem sendo construída. Além disso, os pesquisadores apontam para a possibilidade, ainda que pequena, de os 5 femtobarns não serem o suficiente para se mapear com precisão o Bóson de Higgs, o que iria requerer mais tempo e trabalho dos pesquisadores. As expectativas, contudo, são otimistas. [BBC]

Bonito, se deus existir este mundo passa a retardado, eu sei muito bem como a mente de um crente funciona, passam todos a ser retardados a partir do momento em que deus realmente existe.
    Eu não tenho esperanças que essa particula seja encontrada, e o que foi dito sobre um cientista ter posto na net algo que desse algo como um boato sobre a descoberta levou imensos cientistas ao fervor da fúria perante à pessoa escreveu isso.
    Eu considero um mermorando.

• anônimo:

Um crente pode até ser “retardado”, mas tem PAZ, ALEGRIA, AMOR…. Coisas que muitos almejam e não conseguem encontrar, pois não tem DEUS em suas vidas!!!

Hum.. conheço crentes, muitos não são muito felizes não, são neuróticos e perturbados, já outros são de fato ralizados, pessoas do bem. O segredo é só fazer o bem, é a chave da felicidade, não enteressa em que acredita, o que importa é acreditar em algo, eu sou Budista.

• Ester Maria Santurion:

Recordando a passagem Bíblica da poça na áreia a concha e o mar, eles trabalharão infinitamente nisso . Enquanto isso estão a aplicar o que descobrem sabe-se lá em quê. E para nós aplicativo: “placebo”. Jámais terão a criação em suas mãos mas talvez tenham a destruição. Não sou nada e sou tudo e principalmente louca por este Paraíso Terrestre. Ninguem merece tanta beleza e perfeição, talvez nem eu.

• jops:

esses caras vão destruir o mundo ainda! c der tempo vcs vão pensar bem q aquele do comentario falou!

• CAMPOS:

Cesar Crash
    Obrigado pelo que disse. Não tenho certeza de nada, apenas me guiei pelo blog – “Olhando o Universo”. Lá fala em muitos mistérios do universo. De uma olhada.

• CAMPOS:

Me descupem,eu quiz dizer que o boson de higgs não é uma particula e sim uma energia e por isso não pode ser detectada, como não se consegue detectar a matéria escura, porque não é matéria e sim uma energia (energia gravitacional do centro do universo)e por este motivo só age gravitacionalmente sem ser vista. O universo pode ser comparado a uma gigantesca galáxia. A galáxia tem um centro gravitacional(buraco negro). O universo pelo mesmo motivo tem um centro (centro de gravidade do universo). Todo corpo tem um centro, que pode ser centro geométrico, centro de gravidade, ou centro virtual como um corpo em forma de anel. Um atomo tambem tem uma especie de centro gravitacional, onde seus eletron fazem seu movimento de rotação. Este centro pelo mesmo motivo pode ser o bosom de higgs (uma energia gravitacional que não pode ser vista). Não podemos ver a materia escura, como não podemos ver a matéria do cento do buraco negro (vemos apenas um escuro)e não podemos ver tambem o boson de higgs. É a mesma coisa em escalas diferentes. Acho que agora me fiz entender.

Beleza, Campos, fui eu quem criou polêmica em cima do seu comentário. Muito interessante essa ideia aí, nunca tinha lido nada sobre essa teoria.

Ou essa teoria tem a ver com aquela ideia de que o universo expande até um certo limite e depois torna a secontrair até ocorrer um novo Big Bang, num ciclo permanente de explosão, expansão e contração?

• Allan Whitaker:

Existe sim diferenças entre matéria (formada por átomos), matéria escura e energia escura. Enquanto a matéria formada por átomos representa apenas 5% do universo, a matéria escura representa 20% e a energia escura 75%. Matéria escura e energia escura não são a mesma coisa. Enquanto a primeira permitiu a formação das galáxias e as mantem em equilibrio a segunda provoca a expansão do Universo, afastando as galáxias e ameaçando existência da matéria.

Ouviram dizer que foi descoberto um planeta com dois sóis?

Não tem nada com o boson de Higs. Informe=se;

Jura que isso não tem nada a ver com o Bóson de Higgs?
      Puxa vida, nem tinha percebido…

• Sempre Livre:

É tudo astronomia, quem se interessa por um assunto, interessar-se-á pelo outro!

• dielson:

não entendi foi nada!

• adelimar:

este tal josivan e loco .acredito no trabalho dos cientistas ,estou satisfeito com os avanços ,que me garantem ja muito conforto ,e comunicaçao ,liberdade quando este saite aprovar a tal moderaçao ,bom trabalho para todos inventores ,cientistas etc… eu os adoro ok.

• Josivan:

Não entendi o que vc quiz dizer.

• Luiz Alberto Prates:

Venho com muita tristeza informar que devido ao mau funcionamento deste site, que já ha bastante tempo encontra-se muito lento, impossível de acessa-lo, fui obrigado a desistir de desfrutar das valiosas informações aqui prestada. Será que esta havendo um agente do inferno inserido dentro do mesmo, para que o público não tenha acesso a esta valiosa ferramenta de conhecimento?

• Josivan:

Eles não estão caçando particulas, isso é só um pretexto para que eles possam se esconder no LHC lá eles estarão protegido da colisão do astro com o nosso planeta TERRA, se eles falarem a verdade não caberá todos no LHC. O LHC é protegido contra radiação e explosão, tanto por dentro quanto por fora.

Caraca, truta, sério!?
      Acho que vou começar a construir um LHC pra mim também…

• Fernandes:

Realmente. . . teoria muuuuito interessante, e verossímil!!! Os cientistas astrofísicos, em sua maioria, são manipulados pelos poderosos da política e da economia global. Ora, ingênuo quem acreditar que existe liberdade de pesquisa no meio científico em geral!

Estou-me auto-suicidando…..

E a procura continua….e nem eles tem certeza do que procuram ???????

• Joabe:

Será o fim da religião?… Creio que essa descoberta vai provocar um impacto mto enorme aos humanos que acreditam em forças divinas.

Ué! Por quê?

Acho que se os cientistas estão tão otimistas, eles já devem ter detectado a partícula… mas ainda estão realizando análises para confirmar e não sair divulgando a esmo, sem ter certeza – como a NASA – pra mídia…

Mas e agora?… qual seria a aplicação dessa descoberta para o mundo?
    Além do conhecimento, essa descoberta poderia trazer algum benefício prático?

• Edison:

Invés de negativarem, queria que tivessem respostas aqui =/

• Arnaldo:

Preseme-se que o bóson de Higgs seja a particula primordial. Com certeza não foi encontrada, e nem poderia ser tão fácil! Informe-se sobre acelerador de particulas.

• boletti:

isso é uma coisa muito legau , ass boletti

• Profeta de Outros Mundos:

A ciência que estuda as partículas subatômicas é fascinante, ainda no ensino fundamental aprendemos que um átomo é formado por um núcleo com prótons e nêutrons eletricamente equilibrado com elétrons em sua volta. Algumas leituras depois aprendemos sobre os componentes dos prótons e nêutros, os quarks. Esse Bóson li sobre ele na primeira vez numa edição da revista superinterissante quando eu tinha 13 anos, primeiramente porque as páginas da reportagem éram bonitas, ilustradas passando a idéia de “méu”, representação de que os bósons são como uma imensa “massa viscosa que cerca todas as partículas” e são literalmente o freio do Universo, razão pela qual a matéria não sai por aí viajando na velocidade da luz. Não to aqui fazendo propaganda da revista, mas se querem uma dica de revista de divulgação científica com textos bem elaborados para leitores que não dominam assuntos técnicos mais avançados em algumas áreas, eu recomendo. Recomendo também essa reportagem aqui, que fala sobre os sete elementos físicos do universo, vale a pena conferir: http://super.abril.com.br/tecnologia/7-elementos-447509.shtml

É necessário que se descubra logo este boson de higgs. Estou torcendo para saber quão mistriosa é esta partícula. Ou será que não é partícula? Será que é apenas uma energia, como a matéria escura?

A matéria escura é matéria e a energia escura é energia, não faz sentido dizer que é apenas energia como a matéria escura. No pouco que consigo entender, me parece que o Bóson de Higgs é, em teoria, um dos componentes da matéria escura.

• Arnaldo:

Vai ter que esperar ainda muito, Campos, para que UM bóson de Higgs seja identificado. E vai servir apenas para que sirva de parâmetro para futuras descobertas. Peque uma boa poltrona pra esperar…

Essa história do bóson do Higgs, só otimismo e cálculos para explicar porque existe massa. Simples: se e=m.c2, logo m=e/c2 (onde c2= velocidade da luz ao quadrado). Será que ainda ninguém conseguiu fazer uma massinha só, bem pequeninha, pra gente ver? e estão pondo a culpa nesse tal bóson desse tal de Higgs? E cadê os glúons? Estão vendo? Inventar nomes e números é fácil. Difícil é provar.

• sergio:

SERA QUE NAO TA AI O FIM EM 2012 DEPOIS DESTA DESCOBERTA SEI LA FICA NO AR.

É né, por precaução, que vc acha de auto-suicidar-se, vai que acaba né…

o/

• thc:

suicídio já é um ato “auto”…

• Jadson:

“Auto suicide-se a si mesmo” EltonPaes…

• ANILSON TADEU MARTINS:

ELTON PAIS >>>Auto- suicidar ? De onde você tirou essa !
      Essa acaba indo para as perolas da internet !

hahahaha
      Não brinca que um suicídio já é um ato a si próprio, quem não consegue ver a piada tá com probleminha…

• Robert:

A gramática já se autossuicidou-se a si mesmo pelo reflexo. Autossuicídio é com dois “ss” pelo novo acordo ortográfico que a maioria nem sabe que existe.

• gordo:

-Vamos todos enfiar o dedo no Bóson.

• Andy:

Tarde demais oh poderoso LHC, seu rival o Fermilab anunciou que até o final desse mês terá a resposta definitiva sobre o Bóson de Higgs… FATALITY!

• Netnature:

Bom, eu lancei uma reportagem em meu site falando sobre o que é o bóson de Higgs e qual a importância dele para a física, quem se interessar pode visitar meu site, la tem varias noticias de ciências e ele é atualizado quase que diariamente.
    abraço a todos

Rosseti,
      Eu vi o seu blog e o achei muito interessante… recomendo a todos que curtem ciência…..

Eu ainda acho que ainda vão descobrirem tantas outras partículas e até que a zorra total acabe ainda não encontrarão!

haha!

“Físicos têm dificuldade em encontrar a ‘Partícula de Deus'”

• Glauco Mega_X:

Estão caçando ele como se fosse o trunfo da física moderna o motivo do LHC existir… tomara que consigam senão muitos cientistas irão ficar frustrados.

• Ladislau Neto:

Pô, Glauco… torcendo pela integridade psicológica dos cientistas, é? Haha, essa é nova.

• Cristiano:

Calma, este colega aí é gente boa, homônimo do nosso famoso ocultista satanista esotérico que de vez em quando aparece por aqui…

Mas qual é o problema?

As teorias existem proviosoriamente, são válidas até prova em contrário, ele não ficarão frustrados, terão de criar novas hipóteses!

• Cristiano M. G.:

Deep, o problema é que os físicos estão depositando todas as esperanças no Bóson de Higgs, é a única maneira das contas matemáticas fecharem dentro do modelo padrão de partículas.
      Se não encontrarem, ou pior, descobrirem que não existe, vão ter que começar muita coisa praticamente do zero…

• Mochileiro:

“Mas os cientistas afirmam que a descoberta definitiva é apenas questão de (pouco) tempo.”

“Os cientistas explicam, no entanto, que nada é garantido. A começar, não há 100% de certeza que o Bóson de Higgs realmente será detectado para comprovar a teoria que vem sendo construída.”

rsrsrs senhores cientistas por favor decidam-se! 😀

A descoberta é se existe ou não ^^ a decisão só vira com experiementos.
      mas concerteza existe pois algo e necessário para que aja massa forças são necessárias, provavelmente vindo da nova particula a ser descoberta.

• Mochileiro:

@vicente:

Hey man! Sim eu entendi essa parte! Só achei estranho que primeiro eles afirmam que a “descoberta definitiva é apenas questão de (pouco) tempo”, mas adimitem que o experimento em si não é o suficiente para negar a teoria: sendo assim o experimento não pode ser “a descoberta definitiva” (confirmação/negação da teoria) como tanto dizem ser 😀

Cara eu tambem acreito nisso sabe? Apesar do meu comentario debochado, acho que é so questão de tempo (!?!?) ate que tenhamos as respostas para essa pergunta… ou pelo menos uma teoria nova.

• juninho:

isso mostra o quanto deus é grande perto da origem da vida …

Ué? Por que?

Simplesmente tudo, ora!
      É atribuído a Deus, em seara espiritual, a criação de todas as coisas. E quem criou Deus? Alguém pergunta pra mim. Respondo: Pergunta pra ele! Não preciso saber disso para crer que Ele existe, ampara-me e cumprirá sua promessa de vida eterna pós morte.

O que deus tem haver com isso ? o.O

• Andy:

fanáticos… mal posso ver seus movimentos… rsrs

• Renan:

WTF?! Se aceitássemos apenas essas afirmações “divinas” o mundo ainda seria medieval e a igreja ainda ditaria todas as regras “no sense” de outrora.
      Se você acredita em Deus, excelente, mas não justifique tudo que existe simplificando “porquê Deus quis assim”, seja um ser pensante e não um fantoche!

Dileto Renan,
      A velha retórica da teoria da alienação religiosa por conta da inescrupulosidade de alguns religiosos…
      Ora, tão certo como a Igreja ter sido pedra de tropeço na idade média principalmente, é certo que pela Religião muitos pensadores evoluiram teorias científicas e alcançaram grandes prodígios (Ver trabalhos de Max Weber, Paschal, etc, etc).
      Ora, não debatamos sobre isso, porque, no máximo, teríamos um humilde empate.
      Mas…
      Quais são seus termos para ser um “Ser Pensante”? É acreditar na ciência como se fosse algo criado pelos homens? Não, não! Antes, o homem, segundo a bíblia (e com premissa lógica), NÃO É UM PRODUTOR OU CRIADOR, mais sim um produto da ciência (conhecimento) de Deus. OUTRA: “Ser Pensante” é rebelar-se como criatura, tornar-se um pesquisador fanático em busca de “provas” da inexistência de Deus, apenas para elevar o ego de si, como ser humano? Nao, não! Eu penso, logo existo, logo fui criado e, absurdamente, meu raciocício me diz que toda e qualquer criação surge por conta de um propósito de quem o criou! Incrível não é? E mais: “Ser pensante” é fazer da ciência ARMA POLÍTICA, pela qual são arregimentados inúmeros FUNDAMENTALISTAS(cientistas) que são fantoches nas mãos de muitos grandes laboratórios e líderes de grandes empresas, que por dinheiro e ambição de poder dão “ASAS” aos sonhos e até a alguns devaneios de cientistas teóricos que criam teorias para fomentar a Política de Consumo ou o Secularismo que tira das pessoas a esperança benigna do sobrenatural de Deus? Bom, se um “Ser Pensante” é isso, não quero pensar, prefiro ANALISAR, PERSCRUTAR, SONDAR a vontade e a expressão de Deus, pelos escritos por Ele inspirados e deixados, buscando, a despeito de muitos que dizem buscar e não buscam, vou buscar atingir essa vontade de Cristo para minha vida, pois há muita coerência em suas palavras, principalmente no que diz respeito às Suas promessas. Por fim, reavalie suas proposituras, pois “PENSAR” todos pensamos – e isso deveria ser óbvio em sua mente, porém, considerar e analisar fatos e sentimentos não é prerrogativa de cientista, mas de todo ser humano. Você é humano? Então reflita sobre o espiritual também, não seja bitolado apenas ao que você toca ou aquilo que lhe atinge, mas também ao que você pode sentir! Busque sentir Cristo, Espírito Vivificante em sua Vida, e você verá mais sentido para as coisas do universo, e principalmente, mais sentido para sua vida.