Café pode proteger contra um tipo de câncer de mama

Por , em 17.05.2011

Segundo uma nova pesquisa, beber café reduz especificamente o risco de câncer de mama receptor de estrógeno negativo (ER-negativo).

Os pesquisadores suecos compararam fatores de estilo de vida e consumo de café entre mulheres com câncer de mama e mulheres sem câncer de mama com idade comparável.

Os resultados mostraram que as bebedoras de café tinham uma menor incidência de câncer de mama do que as mulheres que raramente bebiam café. No entanto, os cientistas também descobriram que vários fatores de estilo de vida afetavam as taxas de câncer de mama, como idade da menopausa, exercício físico, peso, educação e histórico familiar de câncer de mama.

Quando eles ajustaram os dados para levar em conta esses outros fatores descobriram que o efeito protetor do café era mensurável apenas contra o câncer de mama ER-negativo.

Segundo os pesquisadores, muitas vezes há informações conflitantes sobre os efeitos benéficos do café; por exemplo, quando eles compararam esses resultados aos de um estudo alemão, descobriram que os dados mostraram a mesma tendência, mas a relação era muito mais fraca.

Os cientistas acreditam que isso pode ter algo a ver com a maneira como o café é preparado, ou o tipo de grão preferido. É pouco provável que o efeito protetor tenha a ver com fitoestrógenos presentes no café, pois não houve redução na incidência de câncer de mama ER-positivo no estudo.

Ou seja, embora seja evidente que o café pode ter efeitos benéficos de proteção contra o câncer de mama ER-negativo, o mecanismo exato e os compostos envolvidos nessa proteção ainda são desconhecidos (e nem todos os tipos de café são iguais).[ScienceDaily]