Camarão pode ser a chave para modernizar aparelhos 3D

Por , em 30.06.2011

O camarão é um dos poucos seres do reino animal cujo olho tem a capacidade da visão polarizada circular. Basicamente, esse atributo o permite distinguir uma onda eletromagnética tridimensional, que é a mesmíssima usada nos filmes 3D que estão na moda atualmente.

Pois essa inusitada característica dos crustáceos pode ser a base para a produção de novos modelos de CD e DVD.

Um conceito importante no ramo da tecnologia 3D é a chamada Lâmina de Onda. Basicamente, trata-se de um disco instalado em qualquer aparelho receptor de 3D que tem a função de decodificar as ondas eletromagnéticas de luz polarizada, ou seja, aquelas que permitem a formação de imagem tridimensional. O camarão, conforme estão apurando cientistas da Universidade da Califórnia, nos EUA, tem nos olhos uma “versão melhorada” deste disco 3D.

O método atual que se usa para construir essas Lâminas de Onda é considerado, digamos, antiquado. Os cientistas o fazem de materiais como quartzo, calcita ou polímeros, o que não é o suficiente. Além da Lâmina, é preciso colocar no sistema do aparelho um filtro de luz, para que se possa diferenciar as ondas polarizadas (que geram as imagens em 3D) das ondas eletromagnéticas “normais”, que geram a luz.

Os cientistas observaram que o sistema ocular do camarão é como um disco único e cumpre essas duas funções. Ou seja, se puder ser imitado pelos cientistas, dará origem a aparelhos mais modernos.

Um fato pitoresco é que tal habilidade dos camarões tem finalidade sexual. Um sinal de luz tridimensional, segundo os cientistas, é emitido pelo macho no ato de cortejar a fêmea, que recebe o feixe de luz.[MSN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

6 comentários

  • Ana Maria:

    A foto parece ser de um caranguejo eremita e não de um camarão…

  • Chuck Norris Modafucker:

    Hehe… os pornôs em 3D vão bombar! 🙂

  • Carlos Machado:

    OBS: Isto nao é um camarao

    • Chicxulub:

      Parce ser mais da família das lagostas, mas o nome completo dele realmente é camarão louva-deus, coloque esse nome em um site de buscas por imagem que você verá.

  • Roberto:

    Ha, ham! Conquistar uma namorada assim vai ser bem fácil! Vai deflaglar a era do hommus crustaceus.

  • Luiz Pedro:

    Ótimo artigo 😉

Deixe seu comentário!