Primeira cirurgia realizada apenas por robôs é feita em Montreal

Por , em 24.10.2010

Você confiaria sua vida a médicos. Mas confiaria sua vida a dois robôs, batizados de McSleepy (Dorminhoco) e DaVinci? Um cara muito corajoso confiou! Os robôs removeram sua próstata no hospital da Universidade McGill, em Montreal.

Foi a primeira cirurgia realizada apenas por robôs no mundo. O DaVinci é um robô que pode ser controlado remotamente por médicos e o McSleepy faz jus ao seu nome, já que é o anestesista da dupla.

Como foi o primeiro procedimento do tipo, os robôs foram monitorados de perto, mas nenhuma intervenção foi necessária e eles alcançaram um nível de precisão maior do que se a cirurgia tivesse sido feita por humanos.

O DaVinci envia ao cirurgião imagens em 3D e o médico opera seus braços robóticos.

O sucesso da dupla indica que DaVinci e McSleepy logo estarão juntos em novas cirurgias. Os cientistas responsáveis pelos robôs planejam testá-los em outros tipos de cirurgia e anestesias, para analisar a versatilidade da dupla. [PopSci]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

4 comentários

  • joao baptista:

    ta bem ta .. mas eu nem em medicos confiomas e extraordinario.

  • Felipe:

    Porra, agora que eu vou fazer o curso de medicina !

  • Su:

    Eu fico assustada com o fato de que profissao nossos filhos terao que escolher. Ao inves de cirurgioes, talvez operadores de robos, especialistas em robotica e informatica. Há 10 anos falava-se a respeito das maquinas tomando o lugar dos humanos, em algumas ativdades, como trocador de onibus, cobradores de pedagio. Mas robos que realizam operações, é realmente assustador.

    Mas se “eles alcançaram um nível de precisão maior do que se a cirurgia tivesse sido feita por humanos” o que discutir?

  • Inossaf:

    Robos que operam sozinhos, carros do google que dirigem pra vc ate o endereco que vc pedir (por comando de voz)… É, a era Jetsons ja ta aí…

Deixe seu comentário!