Carrapatos de 99 milhões de anos sugaram o sangue de dinossauros
Carrapatos são uma praga desde sempre. “Desde sempre” significa aqui pelo menos há 99 milhões de anos. Os parasitas são verdadeiros mestres da sobrevivência, e já estavam sugando o sangue de dinossauros nessa época.
Esta informação veio da descoberta de vários fósseis preservados em âmbar e encontrados no Mianmar. Uma das amostras é de um carrapato agarrado à pena de um dinossauro voador (imagem), e é a evidência mais antiga do que esses parasitas comiam.
Carrapato de Drácula
A descoberta foi descrita como um “sonho paleontológico”, por Ricardo Pérez de la Fuente, um paleontólogo que trabalha no Museu da História Natural da Universidade de Oxford (Reino Unido). Ricardo ajudou a liderar o trabalho sobre os carrapatos que foi publicado na revista Nature Communications.
As amostras de âmbar são formadas por resina de árvore que preservam perfeitamente o que ficar preso nela, normalmente animais. Nesse caso, a descoberta foi descrita como um sonho por conter não só o parasita, mas também pistas de seu alimento.
A pena pertenceu a uma ave do grupo Theropoda, que mais tarde teve como descendentes as aves modernas. Outra amostra contém dois carrapatos juntos e pelos que pertencem a uma larva de besouro que vivia em ninhos de dinossauros. Hoje, essas larvas de besouros são encontradas em ninho de aves e mamíferos, e se alimentam de pele morta e penas. Os pelos são parte de seu sistema de defesa, e neste caso provavelmente fez com que os dois carrapatos acabassem presos quando visitavam o ninho de um dinossauro com penas.
Até hoje os carrapatos se alimentam de sangue de pássaros, então a descoberta mostra que esta relação entre as duas espécies é muito antiga.
Uma das amostras contém um carrapato cheio do sangue de dinossauro, e um pesquisador dos Estados Unidos, Scott Anderson, anunciou em um encontro de paleontologia que pretendia testar o fóssil para tentar recuperar o DNA do dinossauro. Isso não foi possível, mas pelo menos ele passou a integrar a equipe de pesquisadores ingleses.
O carrapato foi nomeado de Deinocroton draculi, ou “terrível carrapato de Drácula”. [Nature Communications, Science, BBC]
2 comentários
Caramba! Isso daria um ótimo filme!
Hã? O que? Já fizeram?
Ah é! Como fui esquecer!
Cúmulo da alimentação: Carrapato de drácula