Cavalo de “desenho animado” está preocupando veterinários

A tendência de criar animais mais “atraentes”, mesmo que isso prejudique sua saúde, chegou até os cavalos. Veterinários estão alertando para esse risco depois de uma imagem mostrando um potro semelhante a um desenho animado se espalhar pela internet.

As práticas de reprodução extremas já prejudicaram animais antes – buldogues franceses e pugs, por exemplo, precisam lutar para respirar porque seus rostos se tornaram esmagados ao longo do tempo para atender às demandas humanas.

Engenharia genética: 10 casos insanos

Os veterinários acreditam que essa preocupante prática agora está acontecendo nos cavalos, depois que um fazendeiro norte-americano ofereceu um Colt árabe para venda com um estranho perfil côncavo, muito parecido com os cavalos dos desenhos animados.

A fazenda descreveu o cavalo como um passo em direção à “perfeição”, mas especialistas em equinos advertiram que o animal pode ter dificuldade em respirar e fazer exercícios com um nariz tão achatado.

O especialista em equinos do Reino Unido Tim Greet, do Serviço Veterinário Rossdales, em Newmarket, disse que, embora os árabes fossem conhecidos por suas características “côncavas”, o novo potro “leva as coisas a um nível ridículo” e disse que a deformidade poderia ser ainda pior para um cavalo do que para um cachorro.

“Cães, como o homem, podem respirar pela boca, mas os cavalos só podem respirar pelo nariz”, disse ele à revista Veterinary Record. “Eu suspeito que os exercícios seriam definitivamente limitados para este cavalo”.

O potro de nove meses, chamado El Rey Magnum, foi criado pela Orrion Farms, uma fazenda especializada em cavalos árabes em Washington, nos EUA. Desde o lançamento de um vídeo promocional no início deste mês, sob o título “Você não acreditará em seus olhos”, a fazenda recebeu interesse de todo o mundo.

‘Super boi’ é criado na Bélgica

“Este cavalo é um trampolim para se aproximar da perfeição”, garante o gerente da fazenda e conselheiro primário de criação da Orrion, Doug Leadley. Os veterinários dos EUA que examinaram o potro dizem que ele não tem problemas médicos ou respiratórios.

A reação pública até agora foi divergente. Algumas pessoas comentam que o cavalo é bonito, enquanto outras ficaram horrorizadas. Comentando as imagens, Adele Waters, Editora da publicação Veterinary Record, disse: “Meus primeiros pensamentos foram ‘isso é algum truque CGI?’. Muitos veterinários especializados em cavalos tiveram uma reação similar. Mas a verdade é que este é um cavalo real e foi criado para atender às demandas de um mercado particular que gosta de uma aparência particular. Onde isso vai acabar? É realmente tão ruim para um cavalo parecer um cavalo e não um personagem de desenho animado?”, questiona ela.

Jonathan Pycock, especialista em reprodução equina e presidente da British Equine Veterinary Association (BEVA), disse que o cavalo representava uma variação radical do que é normal. Ele advertiu que a forma da cabeça com um nariz achatado “não servia a algum propósito funcional e poderia colocar o cavalo em risco de problemas de respiração”.

6 monstros criados por humanos através da seleção artificial

“Embora seja obviamente impossível comentar sobre um animal individual com base apenas em evidências fotográficas, como princípio geral, qualquer tendência para a criação de formas extremas que possam afetar adversamente as funções normais deve ser condenada, por razões de bem-estar”, acrescenta a Dra. Madeleine Campbell, especialista em reprodução equina, especialista em bem-estar e ética animal e diretora da Equine Ethics Consultancy. “Isso se aplicaria igualmente à forma da cabeça que poderia comprometer a capacidade de respiração ou alimentação normais ou, por exemplo, a extremos de tamanho animal que possam comprometer a capacidade de dar à luz normalmente”. [Telegraph]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (15 votos, média: 4,53 de 5)
Curta no Facebook:

4 respostas para “Cavalo de “desenho animado” está preocupando veterinários”

  1. Que absurdo isso dai, nuss
    O governo norte-americano deveria proibir esse tipo de manipulação animal, pois, como bem fala no texto, isso posso abrir mais brechas para a “coisificação” de animais, prejudicando sua saúde e desempenho
    lamentável as bizarrices humanas. ..

    • Já existem leis contra os maus-tratos de animais, acho que é só uma questão de ampliar o entendimento destas leis para que a manipulação genética que cria um animal que sofra a vida inteira com problemas de saúde seja proibida, e os exemplares existentes sofram eutanásia ou castração. Adeus, pugs, buldogues, gatos siameses, dashunt, e outros…

    • Eles tem uma ideia de “cavalo ideal” e tentam, por seleção artificial, criar uma raça que se aproxime deste “ideal”. O que determina a ideia de “cavalo ideal”? Provavelmente algumas características de algumas raças existentes, que eles consideram “desejáveis”.

Deixe uma resposta