Porque todos os animais não podem ser domesticados

Por , em 16.05.2012

Mais conhecido como Segundo Barão de Rothschild, o inglês Lionel Walter Rothschild (1868-1937) montou uma carruagem puxada por quatro zebras e a exibiu por toda Londres. Sua intenção era provar que esses animais selvagens poderiam ser domesticados.

Com passagem pelas Universidades de Bonn, na Alemanha, e de Cambridge, na Inglaterra, esse zoólogo e banqueiro não estava totalmente errado. É possível domesticar zebras, mas os casos são raros, já que se trata de um animal bastante agressivo.

No premiado livro Armas, Germes e Aço: Os Destinos das Sociedades Humanas, do geógrafo e biólogo evolucionista Jared Diamond, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, discute-se o sucesso humano na domesticação de apenas alguns animais, como vacas, cabras, ovelhas, galinhas, cavalos, porcos, cães e gatos.

Como Diamond escreve, esses bichos se tornaram tão úteis – e essenciais – para a sobrevivência humana, que ganharam o mundo. Esses animais estão presentes da Martinica à China.

Mas por que não rinocerontes, tigres e zebras? Segundo o biólogo evolucionista, existem seis critérios para a domesticação, e poucos animais preenchem todos os requisitos.

Confira os critérios e entenda os porquês:

Exigências

Para serem domesticados, os animais não podem ser ‘exigentes’. Eles precisam achar sua própria comida dentro e ao redor das comunidades humanas. Herbívoros, como vacas e ovelhas, alimentam-se do capim e da grama e também podem comer alguns de nossos grãos. Carnívoros, como cães e gatos, conseguem ir em busca de alimentos, às vezes revirando nosso próprio lixo.

Maturidade

Apenas animais que alcançam a maturidade rapidamente para o tempo de vida humano são valiosos para nós. Não podemos perder muito tempo alimentando e cuidando de um animal até que ele cresça e trabalhe. Isso impede que animais como os elefantes sejam domesticados por todo o mundo. Eles podem ser domesticados, e são bons trabalhadores, mas levam 15 anos para atingir o tamanho adulto.

Cativeiro

Os animais a serem domesticados precisam se reproduzir em cativeiro. Criaturas territoriais na hora de se acasalar, como o antílope, não podem ser mantidas em cativeiro. E embora muitos povos antigos tenham tido o costume de ter guepardos como animais de estimação, os maiores felinos não se acasalam sem elaborados rituais, por isso nunca atingiram a domesticação.

Docilidade

Eles precisam ser dóceis por natureza. Por exemplo, a vaca e a ovelha são calmas, mas o búfalo africano e o bisão americano são imprevisíveis e perigosos aos humanos. A zebra, embora próxima dos cavalos, é tipicamente mais agressiva, e isso pode explicar porque elas só são domesticadas em casos raros. Mas vale ressaltar que alguns biólogos evolucionistas não consideram a docilidade um critério para a domesticação, já que muitos animais domésticos derivam de espécies agressivas, como o cachorro, que descende do lobo.

Pânico

Em quinto lugar, animais domésticos não podem ter uma tendência a entrar em pânico e a fugir quando surpresos ou assustados. Essa é a regra com os veados e as gazelas, por exemplo. Mas as ovelhas, pelo contrário, têm um instinto de se manterem juntas quando nervosas. Por isso, são facilmente pastoreadas.

Liderança

Por último, com a exceção do gato, todos os animais domesticados se submetem a uma hierarquia social dominada por uma forte liderança. Isso nos permite ser reconhecidos como o líder, permitindo-nos comandá-los conforme a necessidade. [LifesLittleMysteries, Britannica, Foto]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

9 comentários

  • Rodrigo Souza:

    Gostei muito deste livro. Ele também dá um tapa na cara em quem acha os povos “primitivos” pouco inteligentes. Eu adorei! Germes, Armas e Aço!

  • Saprugo:

    Acho que o título correto seria: “POR QUE NEM TODOS OS ANIMAIS PODEM SER PARASITADOS PELO HOMEM”.

  • Andhros:

    Só sei que temos sorte de estar no topo da hierarquia entre os animais, senão poderíamos sob comando de sei lá quem… Não que a escravização de animais seja claramente ética, seja qual for a direção em que ocorra. Tenho pena de alguns animais forçados a trabalhar ou criados para o abate. Mas nessa hora, como já disse Bartolomeu: Antes você do que eu!

    • wagner.dtr:

      But not so soon!!! Seu mestre é o própio homem, que lhe explora em troca de uma salário mísero!

  • Tatiane:

    Eu também só entrei para falar que esse título está erradoo…

    Deveria ser “Porque nem todos os animais podem ser domesticados”

  • Asdrubal Afacinha:

    O título está mal construído.
    Estar a dizer “Porque todos os animais não podem ser domesticados” é o mesmo que dizer porque nenhum animal pode ser domesticado, ou porque todos os animais são indomesticáveis. O mais correcto seria “Porque nem todos os animais podem ser domesticados”. 🙂

    • Cesar Crash:

      Pô, palhaço assassino! Eu entrei aqui só pra dizer isso! Damn!

    • Tatiane:

      É verdade eu também entrei somente para isso!!!

    • Tatiane:

      Eu também …

Deixe seu comentário!