Cavalos não brincam em serviço [Fotos]

Por , em 27.10.2008

“É um trabalho duro mas alguém tem que fazê-lo.”

O site The Big Picture mostra uma série de fotos de cavalos pelo mundo que você pode ver aqui com tradução automática do Google.

A LIBERDADE DO CAVALO

Vou aproveitar a oportunidade para reproduzir a essência de uma parábola contada por González Pecotche, que li há tempos e não me recordo a referência.

A simples passagem me tocou porque eu a vi com meus próprios olhos em uma situação muito similar quando visitava um haras em uma oportunidade, muitos anos atrás.

Uma caminhonete que puxava um anexo em que se lia “carga viva” parou dentro de um cercado de aproximadamente 500 m2. O motorista saiu do veículo e abriu a porta da cocheira ambulante de onde disparou um belíssimo garanhão appaloosa.

cavalo

Ao conversar com o motorista ele me disse que ele e o cavalo estavam retornando de uma competição que ocorreu a algumas centenas de quilômetros dali.

O animal correu por aquele cercado como se fosse a última coisa que faria na sua vida, como se tivesse preso há semanas. Ele relinchava, saltava e rolava no chão como se fosse um potro brincalhão. Parecia que estava experimentando a verdadeira liberdade.

cavalo

Mas eu não pude deixar de observar que ele estava em um espaço limitado e qualquer liberdade que estivesse sentindo era, na realidade, ilusória.

Vou deixar que você escreva a moral da “liberdade do cavalo”. Use este mesmo espaço se quiser me corrigir aspectos da imagem, se você a conhece, já que não encontrei o original.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (10 votos, média: 4,00 de 5)

16 comentários

  • gustavo vilas:

    eu acho isso uma vergonha para quem fes isso eu nao vou deseja nada para ele mas ele tem q ser muito macho para aparece na minha frente

  • adriana ossoski da silva:

    Oi sou a Adriana de novo eu gostei muito desse saite eu tenho 11 anos e eu aprendi que os animais são os nossos melhores amigos tipo os cavalos emtao não machuque os

  • adriana ossoski da silva:

    oi sou Adriana eu gosto muito de cavalos deos de que eu era pequena eu amo os cavalos e eu não gosto um pouco que eles ficao maltratando os animais se eles machucao e´ claro

  • salvador biancão filho:

    è muinto bom saber os animais são os nossos melhores amigos e que eles nos ajuda na sobre vivenci,eles que nos trais transportes alimetos e outro.

  • JULIA:

    CADE AS FOTOS. DE CAVALOS NÃO BRINCA EM SERVISSO

  • Deise Hermínia Abrussi:

    Liberdade não acho que seja uma situação, mas sim, um sentimento!

  • Paulo:

    o espaço da liberdade, quando se referem espaço fisico, é muito contundente, pois tem animais e pessoas, que de acordo com o seu abitat natural ou abitat ocasional, se encontram em questões, que se difundem, por exemplo: tem animal que se sente livre estando preso num cubículo, e tem pessoas que se sentem aprisionadas estando livres, tudo depende do ponto de vista, não sejamos extremistas e nem direitistas. Veja bem, o Presidente Lula, um esquerdista otimista, suadações

  • lais pereira:

    cavalos pra mim sao tudo tudo tudo mesmo;tenho apenas16 anos mais sei que tenho muuito o que aprender so preciso de uma oportunidade se vc conhecr alguem que possa me ajudar a aprender?!!

  • carol:

    Acredito que a Liberdade, por menor que ela seja, deve ser aproveitada sim, tal qual o cavalo, em seus metros de liberdade aproveitou para realmente fazer valer a pena. Porque Não?!

  • Reginha:

    Um comentário: acredito que a Mirela desejava dizer punição e o sarrinho pônei.

  • Pedro Ornellas:

    Fantástica a definição do Phillipe, nada a acrescentar.

  • Sarrinho:

    Mirela, quando você fala “PONIÇÃO” quer dizer que eles devem andar de ponei?

  • Mirela:

    Eu acho que isto é uma falta de respeito com os animais e na minha opnião as pessoas que fazem isso com os animais devem sofre uma ponição.

  • Phillipe Lima:

    Toda liberdade é ilusória, por mais plena que ela se mostre sempre haverá um cercado. A sensação de liberdade provém de ignorar ou desconhecer a existência da cerca.

    • QARRRR:

      COLOCA FOTOS DE CAVALOS LIVRES

    • Guilherme Euripedes:

      Pouts cara… Incrível isso que você escreveu. Me inspirou a pensar mais sobre isso e escrever um bom texto ou poema….

      Obrigado!

Deixe seu comentário!