Certas células permitem que ratos cegos enxerguem

Por , em 26.07.2010

Uma nova pesquisa observou que ratos cegos podem identificar objetos usando receptores no olho, que até então os cientistas pensavam não ter nenhum papel na formação de imagens. E já que os seres humanos possuem os mesmos receptores, a descoberta pode apontar um caminho para dar às pessoas cegas alguma habilidade para ver.

Tanto os ratos como os seres humanos tem três tipos de receptores de detecção de luz no olho. Cones e bastonetes detectam a luz, a escuridão, a forma e a cor, e fazem a vista normal possível. E até então se pensava que os receptores do terceiro tipo, células ganglionares chamadas MCGCs, apenas serviam para responder a luz por longos períodos de tempo, para ajudar a moderar padrões de sono e vigília.

Para investigar o seu papel na visão, pesquisadores usaram ratos sem cones e bastonetes e os colocaram em um labirinto. Eles foram capazes de identificar uma alavanca com um padrão de visibilidade que lhes permitiu escapar. Em outra tarefa, a equipe descobriu que os ratos que tinham apenas MCGC podiam seguir o movimento de um tambor rotativo. Isto sugere que MCGCs podem formar “imagens mensuráveis de baixa acuidade”.

O pesquisador acredita que os ratos do experimento se comportam como pessoas com “visão cega”, que podem navegar objetos redondos sem percebê-los conscientemente. Para ele, a MCGC pode ter permitido que a simples visão evoluísse antes da introdução de fotorreceptores (cones e bastonetes). O que ele espera agora é que sua descoberta possa conduzir a maneiras de ajudar as pessoas cegas a recuperar algum grau de visão.

[NewScientist]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • Renato Bueno:

    Realmente interessante…

    Uma vez conheci um homem que havia perdido os olhos em um acidente de trabalho com ácidos…

    Não sei se ocorreu uma remoção total dos olhos do rapaz, mas incrivelmente ele podia determinar pontos de grande luminosidade no ambiente… aproximação de carros e até tamanho das pessoas em sua volta.

    Agora fica dificil de saber se existe uma relação entre os casos…
    Muleque, sabe como é… não sabe aprender.Agora fica Fod*

    []´s

Deixe seu comentário!