Cheirar lágrimas de mulheres reduz drasticamente a agressividade masculina

Por , em 22.12.2023

Uma descoberta de pesquisa intrigante revela que a inalação do aroma das lágrimas femininas reduz significativamente a hostilidade masculina e diminui as atividades das redes cerebrais associadas à agressão. Este fenômeno, desencadeado por mensageiros químicos nas lágrimas, é observável tanto em humanos quanto em roedores, atuando como um mecanismo de defesa.

Charles Darwin se questionava sobre a função das lágrimas emocionais, acreditando inicialmente que serviam apenas para lubrificar os olhos, sem oferecer outros benefícios significativos. No entanto, estudos posteriores mostraram que as lágrimas dos mamíferos, especialmente humanas no caso de derramamento emocional, possuem compostos químicos que comunicam socialmente, notavelmente na redução da agressão.

Especificamente, substâncias químicas nas lágrimas das fêmeas de camundongos demonstraram desativar comportamentos agressivos em machos, suprimindo áreas cerebrais associadas à agressão. De maneira similar, ratos-toupeira cegos machos subordinados utilizam lágrimas para diminuir a agressão dos machos dominantes.

Cientistas do Instituto Weizmann de Ciência, em Israel, conduziram experimentos para determinar se lágrimas humanas femininas, assim como as de roedores, têm um efeito semelhante sobre a agressão masculina e a função cerebral.

Shani Agron, autor principal e co-líder do estudo, explicou: “Nosso ponto de partida foi o fato conhecido de que inalar lágrimas reduz os níveis de testosterona e que essa redução impacta mais a agressão masculina do que a feminina. Portanto, inicialmente nos concentramos nos homens para uma maior probabilidade de detectar um efeito.”

Embora os chemosinais das lágrimas humanas não sejam amplamente documentados, um estudo anterior envolvendo alguns dos atuais pesquisadores indicou que um sinal químico inodoro nas lágrimas das mulheres, quando inalado por homens, levou a uma menor percepção própria de desejo sexual, indicadores físicos de excitação e níveis de testosterona.

O estudo primeiro avaliou se a agressão masculina diminuía ao cheirar lágrimas femininas. Lágrimas ‘emocionais’ de seis mulheres entre 22 e 25 anos, induzidas por assistir filmes tristes sozinhas, foram utilizadas. Vinte e cinco homens participaram de um jogo monetário, acreditando que estavam competindo contra um jogador humano enganoso, mas era na verdade um algoritmo de computador. Esse arranjo visava provocar agressão, permitindo que os homens penalizassem seu ‘oponente’ sem ganho pessoal.

Os participantes inalaram lágrimas femininas ou uma solução salina (ambas sem odor) sem saber o que era. Uma redução de 43,7% na agressão foi observada após a exposição às lágrimas. Para confirmar esses resultados, a equipe realizou uma análise de bootstrap, revelando apenas 2,9% de chance de que as descobertas fossem coincidentes, destacando o papel primário dos chemosinais nas lágrimas na contenção da agressão, semelhante aos roedores.

Após isso, a equipe examinou os efeitos cerebrais em 26 homens expostos às lágrimas ou à salina enquanto jogavam e passavam por exames de ressonância magnética funcional (fMRI). Observou-se diminuição da atividade em duas áreas cerebrais ligadas à agressão – o córtex insular anterior esquerdo e o córtex pré-frontal bilateral – após a exposição às lágrimas. Uma ligação significativa entre as condições experimentais (lágrimas versus salina) e a atividade dessas regiões cerebrais foi notada.

Mais análises revelaram que as lágrimas afetavam apenas o córtex insular anterior esquerdo, mostrando maior conectividade com a amígdala direita e o córtex piriforme. Essas áreas, conhecidas por conexões estruturais e funcionais, estão envolvidas na regulação do olfato e da agressão.

“Noam Sobel, outro autor líder, comentou: “Nossas descobertas demonstram que as lágrimas ativam receptores olfativos e modificam circuitos cerebrais relacionados à agressão, reduzindo efetivamente o comportamento hostil. Isso implica que as lágrimas funcionam como um escudo químico contra a agressão, uma característica compartilhada entre roedores, humanos e possivelmente outros mamíferos.”

Um estudo de 2022 até sugeriu que cães podem produzir lágrimas emocionais ‘felizes’ ao se reunirem com seus donos, mas ainda não se sabe se essas lágrimas têm chemosinais detectáveis por outros cães ou humanos.

Os pesquisadores agora estão ansiosos para ampliar seu estudo, notando uma disparidade de gênero na doação de lágrimas devido às normas sociais que favorecem as lágrimas das mulheres. Agron destacou a necessidade de incluir mulheres em pesquisas futuras para obter uma compreensão mais abrangente dos efeitos das lágrimas. [New Atlas]