Chocolate era usado em rituais há mil anos

Por , em 8.02.2009

Novas descobertas indicam que habitantes do canyon Chaco tomavam chocolate em rituais religiosos.

A pesquisadora Patrícia L. Crown, do Centro de Saúde e Nutrição Hershey, sempre foi fascinada pelos potes de cerâmica retirados de escavações em Pueblo Bonito, no canyon Chaco. Arqueólogos afirmam que os vasos eram usados como parte de algum ritual, mas nunca concordaram sobre qual, exatamente, era seu papel.

Crown estava pensando no costume maia de beber chocolate e, logo, associou os vasos ao hábito. Com a ajuda de especialistas, que puderam interpretar os desenhos dos copos, ficou claro que eram recipientes para chocolate.

O teste final aconteceu quando foram encontrados pequenos fragmentos da mesma espécie de vaso. Esses ainda continham traços de uma substância chamada teomobrina, presente em cacau, ou seja, chocolate.

Antes dessa descoberta, o uso do cacau não era atribuído a povoados que viviam além do norte do México. Isso significa que o povo que vivia em Chaco trocava mercadorias por cacau, ou seja, havia uma espécie de comércio entre essas “tribos”.

Depois da descoberta, o dono da Casa de Chocolate Kakawa, em Santa Fé, criou uma réplica da receita de chocolate maia, usando os mesmos ingredientes disponíveis na época. [Science Daily]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 2,67 de 5)

Deixe seu comentário!