Choro: lágrimas não ajudam a melhorar o humor das pessoas

Por , em 2.08.2011

Essa é uma notícia triste para os “chorões” compulsivos: derramar lágrimas só melhora o humor em um terço das pessoas que manteve esse comportamento. Aparentemente, o choro não é aquele alívio emocional que parecia ser.

Outras pesquisas já procuraram estabelecer uma associação entre o choro e o humor, com resultados mistos. Por exemplo, depois que espectadores em um ambiente de laboratório assistiram a um filme triste, chorar raramente melhorou seus humores; mas também, aquele não era o melhor lugar para irromper em lágrimas sinceras.

Outros estudos pediram aos participantes para recordar episódios passados em que choraram. Mas pesquisas retrospectivas podem não necessariamente refletir o comportamento real da pessoa, já que a memória pode ser seletiva, e os indivíduos podem não lembrar de momentos em pranto que o fizeram se sentir pior.

O novo estudo pediu a 97 mulheres com idades entre 18 e 48 anos, na Holanda, para manter um diário ao longo de um período de dois a três meses. Homens não foram incluídos na pesquisa porque os dados foram originalmente coletados como parte de um estudo maior que explorou a ligação entre o choro e o ciclo menstrual.

Cada noite, as participantes registravam seu humor diário, a sua vontade de chorar, e se derramaram lágrimas. Se elas choraram, tinham que dar mais detalhes de cada sessão, tais como a razão para isso, quanto tempo durou, quão intensamente chorou, onde isso ocorreu, se outras pessoas estavam ao redor e como se sentiram depois.

Os cientistas acabaram com 1.004 episódios de choro para analisar. Os resultados mostraram que a média de choro durou oito minutos e ocorreu na sala de estar, geralmente sozinha ou com uma pessoa presente. Perda, conflito, ou ver os outros sofrerem foram os gatilhos mais comuns para as lágrimas.

Na maioria dos casos (61%), chorar não levou a alteração de humor em relação à forma como elas se sentiam antes. 30% experimentaram um humor melhor depois do choro, e 9% se sentiram piores. “Apenas uma minoria dos episódios de choro foi associada com melhora do humor, o que vai contra a sabedoria convencional”, diz o professor de psicologia Jonathan Rottenberg.

O estudo encontrou pouca evidência de qualquer recompensa psicológica do chorar. Mas, curiosamente, observou que as participantes que choraram com maior intensidade – mas não por maior quantidade de tempo – desfrutaram do maior retorno de seus choros; seus humores se beneficiaram mais de derramar lágrimas.

A conclusão da pesquisa é, ao invés de encorajar as pessoas a chorar, faz mais sentido incentivá-las a reforçar as suas redes sociais. “É provável que chorar ajude não por causa das lágrimas em si, mas porque recruta apoio social e chama a atenção para problemas importantes”, explica Rottenberg.

E você? Se sente melhor ou pior quando chora?[MSN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

7 comentários

  • Renato mandi:

    Raramente eu choro. Mas quando choro gosto de ver algo engraçado logo em seguida. Me sinto como uma criança.

  • Ra:

    Chorar me dá alívio em situações extremas. Mas, permanecer no choro me causa depressão. Por isso, prefiro fortalecer os laços sociais mesmo e bola pra frente!

  • Elis:

    O método dessa pesquisa está meio estranho. No fundo, isso deve variar muito de pessoa pra pessoa, e também a causa do choro e todo o contexto. Normalmente eu me sinto muito melhor depois de chorar, independente de estar sozinha ou poder contar com o apoio de amigos, mas há também situações que o choro não ajuda nada, até atrapalha.

  • Ka:

    Sempre me sinto muito melhor depois de chorar por algo que me afeta, tenha acontecido comigo ou com alguém próximo. Acho que isso varia muito de pessoa para pessoa, nunca confio muito nessas pesquisas…

  • Natália Cristina:

    Sou muito chorona ><

    • nanacoelho:

      então somos duas pois eu choro por tudo…..
      uma simples palavra me derruba isso me da raiva..

  • Roberto:

    “A conclusão da pesquisa é, ao invés de encorajar as pessoas a chorar, faz mais sentido incentivá-las a reforçar as suas redes sociais.” Aí…ta de TPM? da um “follow me”, um me “Add”, ou uma “Cutucada”…

Deixe seu comentário!