Chromecast: novo dispositivo da Google faz ponte da web para TV

Por , em 25.07.2013

Depois do Android 4.3 e da segunda geração dos tablets Nexus 7, a Google lançou um novo aparelho que pode revolucionar o entretenimento doméstico.

Conheça o Chromecast

O Chromecast é um pequeno dispositivo, pouco maior do que um pendrive, que vem equipado com uma versão simplificada do Chrome OS (Sistema Operacional da Google). Ao ser conectado, praticamente transforma em instantes uma HD TV em uma Smart TV.

ku-xlarge (1)

O dispositivo terá um tempo mínimo de instalação. Bastará plugá-lo na porta HDMI da TV, conectando-o também à sua rede Wi-Fi, e então já poderá transferir, sem fios, o que você está assistindo no seu computador, telefone ou tablet, direto no televisor.

O Chromecast não está limitado a dispositivos Android e ao Chrome OS. O objetivo da Google é torná-lo funcional em todos os sistemas operacionais – ou seja, multiplataforma. É muito simples: se o aplicativo que você estiver usando no celular ou em outro dispositivo suportar Chromecast, haverá um pequeno botão chamado “Cast” (lançar). Ao executar a conexão, ele vai transmitir para a TV, em um click, e dessa forma será possível controlar a reprodução a partir de vários dispositivos.

ku-xlarge

Além do YouTube, outras aplicações suportadas terão o botão “Cast”, como Netflix e Google Play. No entanto, no caso de algo como HBO Go, que ainda não suporta Chromecast e talvez nunca suporte, você pode simplesmente usar o browser-player para a TV. A única ressalva é que a mídia tem de estar na nuvem (web 2.0 – todos os dados em servidores online).

Haverá também a opção de um SDK do Google (um pacote de utilidades para o desenvolvimento e/ou execução de softwares e aplicativos em plataformas não nativas), de modo que, basicamente, qualquer aplicativo pode utilizá-lo. E ainda abre a porta para o desenvolvimento de dispositivos adicionais.

Chromecast está disponível hoje através do Google Play por US$ 35 (cerca de R$ 78), mas, por enquanto, apenas nos Estados Unidos. [GizModo]

ku-xlarge

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

3 comentários

  • Du Silva:

    e outra dica para o hiper,é q eu gostaria de ver o hiperscience no g+,eu já compartilho algumas materias lá,pra vcs seriam mais um meio de divulgação,valeu.

    • Veronica Santos:

      Eu sigo o HyperSciente pelo G+. Procure por A Ciência é Incrível.

  • Du Silva:

    muito boas as suas matérias Jonatas,mais queria ver algumas sobre o espaço,planetas,possibilidades de vidas extra-terrestres,pelos seus comentários antigos aqui mesmo no hiper,acho quê teriamos muitas materias interessantes por aí,valeu.

Deixe seu comentário!