Cidade australiana é consumida por “pânico peludo”

Por , em 18.02.2016

Uma palha selvagem de rápido crescimento, chamada em inglês de “pânico peludo”, está entupindo casas em uma pequena cidade australiana, desesperando os moradores.

De acordo com relatos do site BBC, as condições extremamente secas da região levaram a vegatação a se acumular nas casas em Wangaratta, no nordeste de Victoria.

panico peludo (1)

Moradores frustrados estão tendo que limpar a praga por várias horas todos os dias, com as pilhas de pânico peludo às vezes chegando na altura dos telhados.

Panicum effusum

Também conhecido pelo seu nome latino Panicum effusum, o pânico peludo é uma vegetação comum encontrada em toda a Austrália. Esse apelido vem do fato de que, apesar de existirem várias espécies de Panicum, só essa ter “pelos” nas bordas de suas folhas.

panico peludo (3)

A planta cresce rápido. Essa espécie de palha é como um mato morto com sementes dentro.

O pânico peludo pode causar uma condição potencialmente fatal em ovinos, se consumido em grandes quantidades. No entanto, o veterinário Richard Evans disse à BBC que a planta perde a sua toxicidade uma vez que seca. Por isso, não é uma ameaça a cães, gatos e pessoas, embora seja um tremendo incômodo para os moradores.

Sem solução

Pouco se sabe sobre o que causou essa “invasão” de pânico peludo, mas um fazendeiro local descuidado foi apontado como o responsável pelo problema.

panico peludo (5)

Segundo a BBC, as autoridades da região dizem que não podem ajudar com a limpeza das casas porque a vegetação não representa ameaça de incêndio.

O programa australiano Prime7 News Albury reportou que os moradores locais estão exaustos e desesperados com a situação. [BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!