Por que algumas pessoas têm náusea quando tentam ler na estrada?

Por , em 18.08.2016

Algumas pessoas ficam enjoadas quando tentam ler na estrada. Esse é seu caso? Se for, não se preocupe. Há uma explicação para tal situação: seu cérebro pensa que está sendo envenenado.

Sinais confusos

De acordo com uma entrevista dada pelo neurocientista Dean Burnett ao portal NPR, tudo começa com o tálamo, uma parte do seu cérebro responsável por interpretar os sinais sensoriais.

Quando você está se movendo, ou mesmo dirigindo, seu corpo e cérebro estão recebendo o mesmo sinal – você está em movimento, você sente o balanço, você pode ver e até sentir a distância que está cobrindo.

Quando você está se movendo, mas lendo ao mesmo tempo, por outro lado, os sinais não são os mesmos. O cérebro começa a receber mensagens confusas.

Enquanto seus músculos e seus olhos dizem ao seu cérebro que você está parado, os sensores de equilíbrio dizem que você está em movimento. Ambos não podem estar corretos. Há uma incompatibilidade sensorial. E, em termos evolutivos, a única coisa que pode causar tal incompatibilidade é uma neurotoxina, ou veneno.

A hora da náusea

O cérebro pensa, essencialmente, que você está sendo envenenado. Nesse caso, a primeira coisa que ele faz é tentar se livrar do veneno, através do vômito. Como resultado, você sente o que é chamado de enjoo de movimento.

Para algumas pessoas, essa reação é mais forte do que para outras. Em muitas das vezes, você pode simplesmente olhar para fora da janela e ver o mundo em movimento, o que pode acalmar essa resposta do cérebro, que para de ficar confuso.

Entender por que isso acontece não explica por que ocorre com algumas pessoas e não outras, mas Burnett crê que esse tipo de enjoo é apenas uma peculiaridade do desenvolvimento neurológico.

Algumas pessoas são mais adaptadas para não ser tão sensíveis a essa resposta, enquanto outras são mais suscetíveis a ela. [LifeHacker]

Deixe seu comentário!