Cientistas afirmam que pesadelos são benéficos

Por , em 28.07.2010

Segundo o psicólogo da Universidade de Harvard, Deirdre Barrett, pesadelos nos ajudam a sobreviver – se não a evolução teria nos livrado deles há muito tempo. Para Barret, pesadelos nos ajudariam a concentrar nossa atenção em algo importante.

Sendo assim, pesadelos servem para nos avisar de perigos em potencial. Até mesmo os pesadelos pós-traumáticos (se você foi mordido na infância por um cachorro e sonha até hoje com cães te perseguindo, isso é um pesadelo pós-traumático), no passado, serviam para deixar nossos ancestrais mais atentos a ataques de animais ou a inimigos que poderiam atacar novamente.

No entanto, esse traço pode não ser mais tão útil assim nos dias de hoje. E, com os perigos da atualidade sendo incêndios, assalto, terrorismo, computadores quebrando e acidentes de carro, os pesadelos podem não ser tão claros assim. Mas de uma coisa você pode ter certeza: se está tendo pesadelos é porque seu subconsciente está ansioso com alguma coisa.

O pesadelo é uma forma de você ficar mais atento. E, assim que seus problemas são resolvidos, eles vão embora – ou pelo menos deveriam.

Nosso subconsciente pode ser muito insistente e algumas pessoas sofrem com o mesmo pesadelo por várias noites. Uma dica dos especialistas é “ensaiar” o final que você quer que seu sonho tenha enquanto você está acordado. No entanto, antes de tentar mudar um pesadelo, Barret aconselha a pessoa a tentar entender seu significado – analisar o pesadelo com calma pode ajudar-nos a entender melhor seu significado na nossa vida.

Segundo Barret os pesadelos só se tornam algo preocupante quando a pessoa que os têm ficam ansiosas e sem dormir por causa deles – aí é a hora de procurar um psicólogo. Mas, ainda de acordo com Barret, isso acontece raramente e a maior parte das pessoas que têm pesadelos não é tão afetada por eles. [Life’s Little Mysteries]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

  • João Haylton Gomes:

    O seu sonho nada tem a ver com morte. Fique tranquilo. Um sonho carregado de simbologia. A lua representa o lado passivo e feminino da vida – o oposto do sol – o dragão que cospe fogo expressa um ser ativo e ameaçador que quer chamar a sua atenção! Talvez vc esteja reprimindo algo que há muito tempo vc queira fazer/ser mas não o faz por medo ou coisa assim. Não fuja de seus sonhos, eles são seus amigos e não querem prejudicá-lo. Alguns sonhos são inquietantes, e daí? Só assim damos importância.

  • Helder Luiz:

    Pessoas normais quando têm seus pesadelos, sonham com monstros, quedas, coisas que não fazem sentido, na hora que acordam já se tranquilizam.
    Já eu, quando tenho pesadelos, sonho com coisas acontecendo na minha casa, no meu quarto, ao meu lado e eu permanecendo imóvel, incapaz de me mexer, quando acordo estou no mesmo ambiente do pesadelo, sem saber se ainda estou sonhando… Tensão total! Acabei de ter um, por isso estou pesquisando rs

  • Iury Assunção:

    Pesadelos me afetam sim, com certeza! Hoje mesmo sonhei com um Dragão voando e cuspindo fogo ao redor da Lua junto com 2 estrelas, procurei o significado e pode ser presságio de morte! Como não vou ficar afoito com isso?! Se eu soubesse nem teria pesquisado essa merda.

Deixe seu comentário!