Cientistas dão mais um passo para descobrir a “Partícula do Big Bang”

Por , em 2.08.2010

E segue a busca dos cientistas pelo Bóson de Higgs. Trata-se de uma partícula hipotética, enunciada pela primeira vez em 1964, que promete responder, se descoberta, algumas perguntas básicas sobre o surgimento do universo. Um dos possíveis caminhos para se encontrar o Bóson é a descoberta de quarks (um dos elementos básicos que constituem a matéria, o outro é o lépton) em estado livre, já que até hoje só se observou quarks na constituição de prótons e nêutrons. Ainda não se sabe exatamente como é um quark quando este for identificado, mas os cientistas conseguiram, graças ao LHC (Grande Colisor de Partículas, em português, uma máquina instalada embaixo da Terra que se dedica a novas descobertas da física), elencar algumas partículas “candidatas” a ser o quark em estado livre.

Existem, segundo os cientistas do projeto, três ou quatro partículas com boa possibilidade de ser o quark procurado. No contexto do LHC, eles podem representar um avanço nas descobertas, porque há fortes evidências de que o Bóson de Higgs, se realmente existir, tem interação com os quarks. Basicamente, é necessário descobrir este quark porque ele seria a partícula básica com a maior massa possível. Logo, o Bóson de Higgs seria mais leve. Com isso, os cientistas poderiam quebrar um quark e dar origem ao Bóson de Higgs e uma terceira partícula, mas isso ainda está no campo das especulações.

A comunidade científica ficou sabendo da existência do quark pela primeira vez em 1995, graças a um laboratório nos Estados Unidos. Eles conseguiram descobrir a partícula enquanto realizavam estudos sobre a desintegração do nêutron. Desde então, há um avanço lento, mas contínuo, nesse campo. A única teoria que os cientistas têm em comum sobre o que ainda está por descobrir é o seguinte: para entender como o universo surgiu, é necessário se quebrar uma partícula mais e mais vezes, chegar o mais próximo possível do limite mínimo, o que ainda não foi conseguido. [BBC News]

Veja a resposta para este enigma em http://www.olhandoouniverso.blogspot.com

• Marcelo Brito:

porque a verdade não é dita? esta fabulosa maquina que tem sua tecnologia vinda de mentes não humanas tem o objetivo de em 2012 abrir um tipo de stargate para a entrada massiva de uma raça que a algum tempo vem nos observando e estudando o mundo sera dividido segundo um acordo feito pelos iluminatis para dividir o mundo os seres humanos e suas riquezas

• Everton:

Sim Cicito, você tem razão…é a voz de um deus que está lá.
    Feliz agora?

• cicito:

Homens idiotas querendo ser deus. É a voz de Deus que está nessa tal particula bando de arrogantes. É ela que sustenta todas as coisas, e que faz do nada tudo nascer. Isso não é novidade nenhuma para quem conhece o Criador.

• fabio yamaguchi:

se colidir só hidrogenio talvez não encontre

• fabio yamaguchi:

por curiosidade só se colide hidrogenio na experiencia?

• Renne:

KKKKK,isso é ridículo ,Deus logo vai acabar com essa palhaçada

Nada de novo neste artigo. Foi para dizer que estamos no mesmo.

• Luan:

espero que consigam essa tal particola

• Ruryk:

E a “criação do Universo” cada vez mais perto do seu fim.

• edilson:

È so inicio! Parabens a todos os seres humanos envolvidos!

• Everton:

Ciência 1 X 0 Superstições