Cientistas descobrem “rios subterrâneos” no chão dos oceanos

Por , em 13.06.2011

Os rios nem sempre estão aonde você pode enxergá-los. Um “rio submarino” foi descoberto no leito de um oceano ao largo sudoeste da Austrália.

Não é a primeira vez que tal fenômeno é observado, mas os pesquisadores afirmam que o fato desses rios terem sido vislumbrados em águas mornas é inédito.

O rio submarino australiano foi descoberto por robôs marítimos equipados com sensores para detectar temperatura da água, salinidade, produtividade do plâncton, turbidez e oxigênio dissolvido.

Os rios subterrâneos já foram descobertos em diferentes pontos ao redor do globo. No Mar Negro, os pesquisadores descobriram um rio debaixo d’água, que é bem mais profundo e fica no leito marinho.

“Essas cascatas de água densa são comuns em regiões de alta latitude, como resultado da formação de gelo. Essa é a primeira vez que esses processos são descobertos em regiões subtropicais, que ficam presentes durante todo o ano”, afirmou Chari Pattiaratchi.

O fenômeno submarino – camadas de água densa que se arrastam pelo chão do oceano a uma taxa de cerca de 1 quilômetro por dia – tem cerca de 20 metros de espessura e se estende por mais de 100 quilômetros.

Segundo Pattiaratchi, a evaporação da água durante o verão, seguido do resfriamento durante o inverno é o que alimenta a formação do rio, levando à reunião de água de alta densidade na costa que, em seguida, flui em alto mar em rios lentos.[OurAmazingPlanet]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

13 comentários

  • Olívio:

    Tive uma experiência que precisa ser compartilhada por todos.Bem! todos nós conhecemos o Rio São Francisco ou Nilo brasileiro.Tudo bem, o que tenho a informar é que existe um lugar no médio são francisco que precisa ser investigado com a possibilidade de ser parte de um rio subterrâneo. Algo incrível em um lugar que boa parte das noticias são dadas pelos plantio de maconha que predomina no médio são francisco. Caso tenha interessado me procure…abraços

  • zeus:

    Descobriram!Não vai demorar muito vão arrumar um jeito de poluirem esses rios também.

  • josuel:

    Quando Jesus voltar e restaurar os humanos que forem salvos,então compreenderemos esses e outros mistérios.

  • josuel:

    As nossas vãs filosofia e ciência não dão conta de explicar inúmeras coisas desse nosso pequeno mundo.quanto mais de outros mundos e sistemas planetários distantes…tola pretensão

  • Silvio RC:

    Partindo-se do princípio de que as galáxias, os astros os sistemas planetários e os planetas são “organismos vivos” assim como o àtomo, ainda descobriremos que energia é essa que move todos eles.

    Existem mistérios ainda não desvendados no planeta, como o chamado “Cio da Terra”, que faz a semente brotar e o mais intrigante ainda:

    Sabemos que água de um poço artesiano ou da rua não sobe sozinha para a caixa d’água dos prédios, sem o recurso de bombas.

    Se que pela lei da gravidade, a água tende a correr para um nível mais baixo, que mágica é essa que faz com que ela suba centenas de metros, indo brotar no alto das montanhas e picos como o do Himalaia (quase 5 mil metros de altura)?

    Os rios subterrâneos, as correntes marítimas, as correntes aéreas, zonas de turbulência e o exemplo citado das nascentes no alto das montanhas, devem possuir um sistema ou mecanismo energético ainda desconhecido ou não totalmente explorado pela ciência.

    Mas chegaremos lá.

    Abs:
    Silvio

    • Elis:

      Cara, a grande mágica nada mais é do que a chuva. A água da superfície evapora, sobe, se condensa, forma as nuvens, cái em forma de chuva. Essa água penetra no solo, formando os lençóis freáticos que brotam em algum ponto, nas nascentes.
      E pode crer que os mecanismo energéticos, como você chamou, são bastante explorados pela ciência.
      Só mais uma coisa Silvio RC, como você definiria vida? Você conseguiria abranger sistemas planetários, planetas, átomos, humanos, animais, plantas, etc., num mesmo conceito?

  • Cleme:

    O movimento de rotação da Terra, juntamente com a composição da plataforma marítima são também elementos essenciais à formação dos rios oceânicos.

  • Intel:

    Logo no leito do oceano, existirá água potável?

  • luiz antonio:

    Mais um índicio que realmente o dilúvio bíblico existiu, provavelmente estes rios antes do dilúvio estavam a céu aberto. A água que estava no firmamento nem toda ela voltou para lá novamente, ficando assim grande parte do planeta submerso. Poderíamos dizer que era possivel viajar da Europa para a América via terrestre.

  • HUGO SM:

    “”Um “rio submarino” foi descoberto no leito de UM OCEANO AO LARGO SUDOESTE da Austrália.””
    Natasha querida depois de usar o tradutor do Google ainda tem que fazer uma correção para dar sentido ao paragrafo.

  • JM:

    …Tudo Se Transforma…

    ps.:completando a frase do Elton… ^^

  • DEDÉIA:

    GOSTARIA DE VER MAIS SOBRE ISSO, SERÁ QUE TEM ALGUM PROGRAMA DE TV, SITE OU VÍDEO QUE PODERIAMOS COMPREENDER MELHOR A MAGNITUDE DESTA MATÉRIA?

  • EltonPaes:

    Nada se perde! ;D

Deixe seu comentário!