Cientistas descobrem “blocos de formação da vida” em Plutão

Por , em 29.12.2011

O telescópio espacial Hubble descobriu um forte “absorvedor” de luz ultravioleta na superfície do anão Plutão, sugerindo que o planeta gelado têm hidrocarbonetos.

Esses hidrocarbonetos podem ter sido produzidos pela luz solar ou raios cósmicos que reagem com metano, monóxido de carbono e nitrogênio no gelo na superfície de Plutão.

Os cientistas acreditam que a presença desses produtos químicos explica a tonalidade vermelha do corpo.

Eles também encontraram evidências de mudanças na atmosfera de Plutão, com diferenças no espectro ultravioleta em comparação com as medições do Hubble de 1990. Isso pode ser devido a mudanças na pressão da atmosfera, ou simplesmente porque o telescópio observou diferentes terrenos.

“A descoberta que fizemos com o Hubble nos lembra que descobertas ainda mais excitantes sobre a composição e a evolução da superfície de Plutão podem estar nos esperando, quando a nave New Horizons da NASA chegar ao planeta, em 2015”, disse o pesquisador Alan Stern.[Telegraph]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 4,75 de 5)

39 comentários

  • Eudemio Pina:

    O tema em questão é Plutão e há que desejar boa sorte à New Horizons, quando em 2015 chegar a esse Planeta! O Serviço que o Hubble prestou durante todos estes anos sem dúvida foi fantástico, mas outros telescópios mais avançados virão a seguir, e nem sei se é tanto como diz o amigo acima, que os primeiros são sempre os lembrados, falando de Neil Armstrong,que foi o primeiro homem a pisar o solo lunar, por vezes vai muito da propaganda Norte Americana. O primeiro astronauta foi um Russo, que disse “A Terra é Azul”, no entanto hoje ninguém fala dele, o nome de Yuri Gagarin práticamente diz nada a ninguém! São os Norte Americanos que estão na mó de cima!

  • Cesar:

    Sabem do que mais gostei nesta página? Dos comentários de todos vocês! Tenho lido na Internet tanta asneira, tanta defesa de teoria conspiratória, tanta opinião expressa por gente que claramente não tem a mínima informação a respeito do que está falando que é extremamente reconfortante encontrar uma página como essa, onde pode-se encontrar vida inteligente, demonstrações claras de conhecimento e muita vontade de continuar aprendendo.
    Parabéns a todos vocês!

  • Mariah:

    bem,pelo o q eu sei,viagens interplanetarias sao posssiveis em tempo menor utilizando o atalho conhecido como ”buraco de minhoca”

  • thyelle dias:

    eu gostei muito da sonda new horizons ela vai fazer muito a diferença na astronomia e vai chegar em 2015! nesse ano eu vou estar fazendo faculdade de astronomia! e me dedicando mais ainda a minha grande paixão celeste!

  • MariannaGoret:

    Não vejo a hora de chegar 2015!

    • Jonatas:

      Tomara que a New Horizons dê sorte. Descobertas recentes apontam grande número de luas à volta de Plutão (até agora são 4), e daqui da Terra é imposível ver as mais pequenas e reprogramar a rota da sonda pra evitar um impacto.

  • Jasiel:

    Logo Plutão vai ser a Disneylândia, “Pluto” entenderam??? (é prá rir?)

    • Cesar:

      Tenho uma pergunta:Tu nasceu no Ceará?Porque tu é muito engraçado,de boa,haha

  • Caio:

    É plutão dizendo “e agora, filhas da ****, quem é que não é planeta?”

  • eraxmo:

    A Vida está começando a se manifestar nesse mundo.
    Isso faz parte de uma História que não terá fim.

  • Jasiel:

    Plutão saiu de órbita! Chuck Norris deu um roundhouse kick nele. kakakakakaka

  • Jonatas:

    O bom e velho Hubble, quando achamos que será aposentado, ele mostra seu valor. Quando desativado, gostaria que não o abondonassem no espaço, mas traze-lo de volta a Terra e colocá-lo num museu de astronomia, pra que não esqueçam a importância que ele teve na astronomia.

    • Cesar:

      Concordo contigo amigo,o “pequeno” telescópio ainda nos traz alegrias,digo aos astrônomos,além de ter sido a salvação da NASA no tempo,que estava em sérios riscos após ter enviado e feito o Hubble errado,e ainda bem conseguiram o consertar e ainda é um dos grandes feitos não só da NASA mas da capacidade humana em “olhar para cima” , queria muito ainda ver,mesmo que quase impossível,o Hubble voltando para Terra em outro feito grandioso da NASA,queria o ver sendo trazido de volta no Discovery,uma vontade talvez que quase impossível,embora que talvez seja hoje a única forma de o trazê-lo de volta.

    • Giovanni:

      Seria complicado trazer o Hubble de volta, já que não foi projetado pra voltar .-.

    • Jonatas:

      Não é tão difícil, já houve até projetos de trazê-lo e concertá-lo, mas saiu mais barato faser isso em órbita.

    • eraxmo:

      Uma colocação muito feliz.
      O bom senso diz que se deve fazer isso mesmo.

    • Caio:

      Eu nunca entendi porque o humble é tão antigo e é ele quem faz as melhores descobertas? Com a tecnologia que temos hoje, não é possível criar algo muito superior?

    • Cesar:

      E já está sendo criado,um mais potente,mais tecnológico e praticamente melhor em todos os sentidos,mas é aquela história,os primeiros são sempre os “melhores” e “inesquecíveis”,quem se esquece do primeiro beijo?Quem se esquece da primeira vez que dirigiu?Quem se esquece da primeira descoberta que fez?São os primeiros que quebram as barreiras,que nos faz mais empenhados nos objetivos,que nos da a capacidade de melhorar e romper com nossas próprias barreiras,além de ter a emoção da descoberta.Gallileu olhou para cima com seus primeiros telescópios,mas hoje olhamos para cima tentando achar o que olha ainda mais longe,esse é o nosso querido Hubble,e muitos outros ainda virão,mas nunca nos esqueceremos do primeiro.Muitos sabem que Neil Amstong foi o primeiro humano a pisar na Lua,mas pucos sabem ainda que o segundo foi o “Buzz” que estava na mesma missão.Então é assim,os primeiros sempre nos lembrarão e servirão de modelo.

    • caio:

      pq ele era inteligenti. ñ vai da em nda se uma pessoa tiver mt tecnologia, e ñ tiver conhecimento e inteligencia junto com a força de vontade

  • Jonatas:

    Esse lance de cor dos planetas é interessante. Compostos Orgânicos com várias ligações duplas conjugadas na sua estrutura química são capazes de absorver radiação na faixa da luz visível. É a maneira e frequência onde ocorre a absorção que define a cor do composto: a cor observada é a complementar à cor absorvida. Em Netuno e Urano, o metano (CH4) na atmosfera absorve a luz vermelha do espectro, deixando os planetas com seus tons azulados. Com apenas 3 pigmentos formmamos todas as cores, combinações do vermelho, verde e azul. A tempo se debatia a coloração rosada de Plutão, porque acreditava-se que seria apenas uma mistura de metano e azoto(nitrogênio) e assim mais azulada, hoje estamos descobrindo que há outros compostos orgânicos mais complexos que o metano absorvendo a luz azul por lá, dando a Plutão seu tom rubro visto pelo bom e velho Hubble. Isso não diz que Plutão é propício a albergar vida em seus gélidos -220°C, mas mostra como a química da vida é comum no espaço.

  • Rone:

    Lá é muito frio. Há uma sonda que vai chegar em Plutão em 2015. Ao invés de explorar o ex- planeta, deveriam ir à alguma das luas de Netuno.

    • Jonatas:

      A missão é americana, e Plutão é especial pra eles, porque foi o único planeta que descobriram, e descordaram da reclassificação como planeta-anão.

  • Douglas:

    anos atraz tiraram fotos de plutao e nao acharam nada,
    hj parece q o planeta mudou muito,
    tenho teorias ou foi atingido por um cometa ,
    ou vida fora do sistema solar eata usando ele como base,para atacar a terra,
    ou só olharam melhor o planeta?

  • Capitão Caverna:

    Plutão é um ex-planeta magnifico.

  • christ:

    Gente, eu gostaria de agradecer a todos que participam desse Site, e dão sua contribuição expondo suas opiniões muitas vezes sem sentido e em outras vezes com muita propriedade, contribuindo para o nosso enriquecimento cultural a respeito da Astronomia.
    Obrigado Hipe Science, pelo espaço e pela qualidade do seu Site, muito obrigado a vocês leitores e comentaristas Astronômicos.
    Deixo a vocês meu abraço e que tenham um 2012 maravilhoso cheio de realizações e acontecimentos Siderais.
    Christovam Pessoa

  • Pony:

    Grande descoberta. Encontrar algo que possa formar a vida significa que a vida está por perto.

    • christ:

      Perto? Ele simplesmente é último astro relevante do sistema Solar, rebaixado a planêta anão!!E por ser tão longe, é muito frio e escuro, é muito pouco provavel que tenha algum elemento necessário a vida.

    • Gustavo J C. S.:

      Já está provado que o padrão de zona habitável como o da terra não é o únicos.. há organismos unicelulares que podem sobreviver em zonas geladas e com pouca atividade solar..

    • Renato:

      Plutão está a poucas “horas-luz”, enquanto a estrela mais próxima de nós depois do Sol, a Proxima Centauri, está a 4,2 anos-luz, ou seja, em termos astronômicos, Plutão está sim, bem perto, e ter elementos necessários à vida não significa que lá exista vida.

    • Kaian:

      Concordo com o Renato, positivo pra ele!

    • Jonatas:

      De fato, não significa que há vida, mas significa que elementos orgânicos são comuns no espaço. Algo significativo para o estudo da Astrobiologia.

    • Cesar:

      O mais fascinante é que sabemos que mais sedo ou mais tarde terá organismos vivos,como animais,já que é fato que a evolução é constante,e sabemos que nós mesmos e nosso planeta já foi daquele jeito,apenas com organismos unicelulares e primitivos,incrível como Charles Darwin estava correto em sua teoria,mesmo que ainda seja discutida e difícil de acreditar,mas grande parte de sua obra acredito eu que esteja extremamente correta.

  • Denzel:

    É, hubble esta morrendo =/, ficaremos cego na astronomia pelo menos uns 5 anos =/, hubble sera trocado por um telescopio espacial melhor e mais avançado, enquanto isso nao acontece, ficaremos com essas noticias do Hubble :X

    O ruim de comentar aqui é que mesmo sendo legal o comentario, uns babacas tem que negativar…

    • Denzel:

      Desisto de comentar…

    • SOULROCHA:

      Não desista, Denzel! Infelismente há babacas em todos os meios, mas pelo menos aqui, eles são minorias. É sempre necessario separar o “joio do trigo”. Um grande abraço à todos os “não-babacas”, e aos babacas tambem, por que não?!?!?!?!?

    • SOULROCHA:

      Já está em orbita o Kepler, com meis tecnologia e novas descobertas, mas o Hubble vai ficar para sempre na memoria dos “Apreciadores do Universo”!!!

  • André Luis:

    Grande o Hubble!!! Ele pode estar um pouco antiguinho, mas ainda faz muitas descobertas importantes!

  • christ:

    O que esperar de um Planêta anão? Hiper gelado e escuro, espectro de vida?Por favor gastem seu tempo e dinheiro com os outros astros.
    Netuno, Ganimedes, Marte, Encélado, Europa, Titã entre outros…agora Plutão o lugarzinho sem graça.
    Tenho dito!!!!!

    • frank:

      Sou favoravel a uma missão tripulada para Europa…mesmo q dure..anos de ida e volta. Algo me diz q tem algo por lá. Agora..Plutão pode até ter mas será algo como extremofilos..e por ai…

Deixe seu comentário!