Cientistas detonam o mito da desintoxicação

Por , em 5.01.2009

Não há nenhuma evidência de que produtos promovidos como “desintoxicadores” do corpo funcionam, alertam cientistas.

A organização sem fins lucrativos Sense About Science (Senso Sobre a Ciência, em tradução livre) revisou 15 produtos, desde água mineral até cremes de limpeza para o rosto e descobriu que muitas das afirmações sobre “desintoxicação” não tem sentido algum.

Se você estiver preocupado com os efeitos colaterais dos excessos do final de ano você terá os mesmos benefícios comendo alimentos saudáveis e dormindo bastante, eles disseram.

A investigação foi iniciada por uma campanha para combater alegações científicas dúbias, em que as empresas usam frases que soam cientificamente, mas não tem significado algum.

Eles desafiaram empresas por detrás de produtos como vitaminas, xampu, adesivos de desintoxicação e uma escova corporal sobre as evidências que tinham para apoiar suas afirmações sobre a desintoxicação que faziam.

Aparentemente não foi possível encontrar duas empresas que tivessem a mesma definição de desintoxicar.

Na maioria dos casos os fabricantes ou revendedores foram obrigados a admitir que eles simplesmente mudaram o nome de processos como limpeza ou escovamento por desintoxicação, disseram os cientistas.

Um pesquisador investigou um produto da Garnier para limpeza do rosto que afirmava desintoxicar a pele ao remover toxinas. Acontece que as “toxinas” eram a sujeira, maquiagem e a oleosidade da pele, coisas que qualquer produto de limpeza deveria remover.

Tom Wells, engenheiro químico que participou da investigação realizada no Reino Unido, disse que “O mínimo que os [fabricantes e revendedores] de produtos de desintoxicação deveriam ter é a capacidade de oferecer é um entendimento claro do que é desintoxicação e prova de que seu produto realmente funciona. As pessoas que nós contatamos não puderam fazer nenhuma destas coisas.”

Alice Tuff, da Sense About Science, adicionou que “É ridículo que estejamos vendo o retorno a propriedades místicas sendo anunciadas em produtos do século 21”.

As autoridades de fiscalização de propagandas do Reino Unido irão investigar cada um dos casos que forem delatados. [BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • N.Maria:

    E os produtos de babosa da forever living que o proprio nome já diz viver
    para sempre?

  • Thiago:

    Se ferraram.

    Queria ver uma dessas no Brasil.

    Depois de cinco peixinhos todo mundo juraria de pé junto que foi desintoxicado! HAUhauhauhauHAUh

Deixe seu comentário!