Cientistas dizem ser possível movimentar objetos com laser

Por , em 18.03.2011

Cientistas descobriram que um laser pode agir como um “raio trator”, movendo pequenos objetos em direção a sua fonte.

A ciência já sabia que a luz pode proporcionar um “empurrão”, ou seja, mover objetos, o que não é uma coisa muito fácil. Agora, pesquisadores chineses calcularam as condições necessárias para criar um “empurrão” baseado em laser.

Ao invés de uma arma no estilo “ficção científica”, no entanto, a abordagem deve ser trabalhada apenas em pequenas distâncias.

O efeito é diferente do de “pinças ópticas”, processo no qual objetos pequenos podem ser capturados no foco de um feixe de laser e movimentados. A nova força seria mais uma atração contínua em direção à fonte. E isso depende diretamente da colisão com um objeto.

O truque é não usar um feixe de laser padrão, mas sim um conhecido como “feixe de Bessel”, que tem precisão de altos e baixos em sua intensidade.

O feixe de Bessel funciona como as ondas em torno de uma pedra jogada em uma lagoa. Se ele não for de encontro direto a um objeto, mas sim “de relance”, sua força pode ser estimulada.

Como os átomos ou moléculas do alvo absorvem e re-irradiam a luz recebida, essa interferência pode dar ao objeto um “empurrão” em direção à fonte.

Os cientistas acreditam que o fato de que a luz pode realmente puxar uma partícula pode abrir novas avenidas para micromanipulação óptica, da qual exemplos típicos incluem o transporte de uma partícula por uma longa distância e a classificação de partículas.

No entanto, os pesquisadores alertam que o efeito só é previsto para ocorrer a uma curta distância, e deve ser primeiramente demonstrado na prática, antes de qualquer planejamento ser feito.

Porém, a teoria foi considerada um grande começo. Como sempre, se não existe um argumento teórico de que as coisas são possíveis por algum motivo, o mundo nunca saberia que o fato pode acontecer. [BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

12 comentários

  • Ladislau Neto:

    Lembrei daquele lugar-comum da nave alienígena emitindo um feixe de luz e abduzindo seu alvo. Interessante.

  • Nivek:

    Concondo com o Balacobaco!

    Bom sabe aquela historia de um disco grande chega perto do ser ou objeto bem em cima, logo surge uma luz e o puxa para dentro, é dessa tecnologia que fala o artigo(ou quase).
    Claro que demoraria muito(muito mesmo) para isso acontecer.
    E o meu medo nessa historia é de nós viramos os “Alienígenas” e sai ao universo afora aterrorizando os outros planetas quando não tivermos mais recursos aqui =/

  • JOABE DE JESUS:

    Legal, quando que vão começar a vender os sabres de LUZ.

  • MindHunter:

    Ainda dizem que Resident Evil e mentiroso !!!

  • Brenda:

    Eles só falam, porque não mostram?

  • Zirco:

    A luz tem momento linear e pode ter até momento angular,agora atrair objetos isso é novidade pra mim…

  • Balacobaco:

    Provavelmente eh essaa tecnologia usada para as abduções alienigenas! Aquela famosa imagem de um ovni sugando algo com uma especie de raio!

  • josé gilvar gonzaga:

    EU FICO MUITO ASSUSTADO COMO A CIÊNCIA EVOLUI TÃO RÁPIDO.

  • lol:

    Enquanto que meus comentários são sensurados eles deixam passar uma pérola dessa do Laboceta. Ô site sério esse…

  • lucas xavier:

    Pelo o que eu entendi quando se aponta um laser pra um pequeno objeto ele é atraido pro laser? isso não é a mesma coisa que fazer a matéria alcançar a velocidade da luz?

  • eduardo:

    É incrível como a ciência avança tão rápido…

  • Aurélio:

    Isso me faz lembrar do clássico seriado dos anos 60/70, Jornada nas Estrelas. Mais uma vez a vida imita a ficção. Da famosa série acho que só faltam desenvolver o teletransporte de seres humanos. Fantástico.

Deixe seu comentário!