Laser mais poderoso do mundo é disparado

Por , em 17.07.2012

O mais poderoso raio laser já disparado foi apontado contra um alvo minúsculo no dia 5 de julho. Foram 192 raios disparados simultaneamente, liberando mais de 500 trilhões de watts de potência de pico, e 1,85 megajoules de luz laser ultravioleta contra um alvo de 2 mm de diâmetro, uma minúscula cápsula de urânio empobrecido, contendo uma mistura de hidrogênio, deutério e trítio (deutério é hidrogênio com um nêutron, e trítio, hidrogênio com dois nêutrons).

Tudo isto na “National Ignition Facility” (NIF – Instalação Nacional de Ignição), na Califórnia (EUA). O objetivo ao disparar um raio laser com 1.000 vezes mais potência que os Estados Unidos usam em qualquer instante e 100 vezes mais energia que qualquer outro raio laser era provar que era tecnicamente possível efetuar o disparo que um dia irá iniciar a ignição do hidrogênio em uma reação de fusão nuclear.

O NIF está servindo de laboratório para desenvolver a tecnologia dos futuros reatores de fusão, que devem liberar de 10 a 100 vezes a energia recebida pelos raios laser. A primeira ignição de hidrogênio deve ser feita até o final do ano.[FutureOfTech]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

2 comentários

  • anderson silva:

    Muito interessante, mas fiquei com uma dúvida. Conseguiram realizar a fusão já neste primeiro disparo? Se não, quais foram os resultados obtidos?

  • Alexandre Neuwert:

    Acho isso fascinante

Deixe seu comentário!