Cientistas criam aparelho que pode manipular objetos no ar usando apenas som

Por , em 6.01.2014

Nós já escrevemos no Hype sobre como ondas sonoras podem movimentar objetos, por exemplo, levitar líquidos.

Apesar disso, esses objetos pairando no ar não podem ser manipulados. Ou não podiam.

Os engenheiros da Universidade de Tóquio e do Instituto de Tecnologia de Nagoya (Japão) Yoichi Ochiai, Takayuki Hoshi e Jun Rekimoto recentemente apresentaram ao público um dispositivo capaz de usar ondas sonoras para manipular objetos no ar.

O aparelho usa quatro matrizes de alto-falantes controlados externamente, que se cruzam em um ponto focal. Surpreendentemente, o processo é absolutamente silencioso, já que o dispositivo utiliza alto-falantes ultrassônicos.

A essência da tecnologia de levitação é a compensação da gravidade. Sabe-se que uma onda de ultrassom é capaz de suspender pequenas partículas nos seus “nós” de pressão de som. O eixo acústico do feixe de ultrassom em outros estudos era paralelo à força gravitacional, e os objetos levitados eram manipulados ao longo desse eixo fixo, ou unidimensional.

No novo estudo, os pesquisadores usaram manipulação acústica prolongada, em que partículas com milímetros de tamanho levitaram e se movimentaram tridimensionalmente por ondas estacionárias de ultrassom, geradas por matrizes ultrassônicas.

Esse sistema de manipulação tem duas características originais. Uma delas é a direção do feixe, que é arbitrária porque a força que atua no seu centro também é utilizada. A outra é o princípio da manipulação pelo qual uma onda estacionária localizada é gerada em uma posição arbitrária e se movimenta tridimensionalmente por matrizes em fases ultrassônicas opostas. [BoredPanda, Arxiv]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • Cesar Grossmann:

    Bruxaria!

    • hugo joko:

      ha,ha,ha,harry potter na ondas sonoras

  • Wellington Accioly:

    Sempre soube que vence as guerras, potencias militares que desenvolverem a arma mais letal. Assim foi como os EUA venceram o Japão, no ataque a Hiroshima e Nagasaki, com suas bombas atômicas.
    Atualmente estas bombas são lançadas por misseis balísticos intercontinentais, que vão à estratosfera e voltam a cair em cima de qualquer país, no globo terrestre.
    Há muito, tenho pra mim, que: se houvesse uma maneira de controlar a gravidade, esses misseis poderiam ser paralisados em pleno voo, tornando-se inoperantes.
    Não me surpreende que o Japão esteja fazendo pesquisas nessa área – controle da gravidade – com o propósito em defenderem-se de futuros ataques, por quem quer que seja. Já sentiram “na pele” – literalmente – os efeitos devastadores das armas nucleares.

  • Thiago CV:

    Acho bom andarem logo com isso, pois 2015 ta logo ali…

    • Adriano Dexter:

      E eu to querendo anda com meu carro sem as rodas. Hhahahaha

Deixe seu comentário!