Coelho ou corvo? Ilusão de ótica confunde seriamente a internet

Por , em 20.08.2019

Você sabe como funcionam as ilusões de ótica: são perfeitas máquinas de frustração desenhadas especificamente para irritar as pessoas que não sabem para o que estão olhando.

Este é exatamente o caso da ilusão “corvo ou coelho”, iniciada na plataforma de compartilhamento de imagens Imgur.

Um usuário com o nome de “HorseonaBike” divulgou um vídeo bizarro com a seguinte legenda: “‘Quoth the Raven’ awwww yissss”. “Quoth the Raven” é uma linha de um poema famoso de Edgar Allan Poe, chamado “O Corvo” (“The Raven”, no original).

De fato, o vídeo parece de um corvo. Vemos o bico, os olhos, não há dúvidas. Exceto que algumas pessoas começaram a questionar que “havia algo de errado com o coelho”. Hãn?!

Nossa, é mesmo. Se você reparar, parece um coelho. Aquilo não era um bico, eram as orelhas do animal. Deve ser mesmo a segunda opção, uma vez que Dan Quintana, um pesquisador de psiquiatria biológica na Universidade de Oslo (Dinamarca), compartilhou a filmagem com a seguinte legenda: “Coelhos adoram carinho no nariz”.

Só que não

Última chance de você chutar antes de descobrir a resposta: você acha que é um corvo, ou um coelho?

Eu fui pega desavisada, mas aparentemente essa ilusão de ótica é antiga. Quintana explicou ao portal HuffPost que se sentiu compelido a compartilhar o vídeo porque “a ilusão estática pássaro/coelho é bem conhecida dentro da psicologia e filosofia”.

Ah, tá. Eu não sabia dessa. Legal. A imagem de ilusão de ótica é propositalmente ambígua, mas o vídeo é real e eu quero saber a resposta!

“Eu achei que estava bem claro que o vídeo era de um pássaro, como você pode ver a membrana nictitante translúcida varrendo o olho horizontalmente (os coelhos não têm membranas como essa) e o posicionamento das ‘orelhas’ é um pouco estranho”, afirmou Quintana.

O danado do Quintana fez o comentário sobre o coelho porque queria ver a confusão geral rolar, mesmo.

“Mencionei o nariz no texto do tweet, já que as ‘orelhas’ e os olhos eram as ‘pistas’ de que esse coelho era um pássaro. Quando você só vê o bico na sua visão periférica, parece que eles realmente são orelhas. Sem essa sugestão enganosa, acho que a maioria das pessoas teria visto um pássaro”.

É um corvo, pessoal. Mas todo mundo que achou que era um coelho está perdoado. [HuffPost]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (26 votos, média: 4,15 de 5)

Deixe seu comentário!