Nova espécie descoberta no Ceará

Por , em 10.12.2013

Descoberto recentemente por biólogos da Universidade Federal da Paraíba, o porco-espinho de baturité (Coendou baturitensis) surpreendeu aqueles que não esperavam por novos integrantes na lista de espécies conhecidas do Brasil.

Ele foi encontrado no Ceará, em uma região florestal similar aos brejos de altitude nordestinos e muito distinta da caatinga (semi-árida).

Apesar da descoberta recente, já foi possível coletar uma boa quantidade de informações a respeito desse pequeno roedor: ele mede entre 70 centímetros e 1 metro (incluindo a cauda) e pesa entre 3 e 5 quilos, sua cauda serve como uma “quinta mão”, que o ajuda a escalar árvores, e ele é uma criatura noturna, que normalmente se move devagar, mas é ágil quando precisa.

E aí? Gostaram dele? [Sci-news]

Coendou baturitensis porco-espinho de baturité

• Isabelle Cristine:

Acabei de ver um desses aqui no interior de Goiás.
    Não sabia qual espécie, mas é um animal muito lindo.

• Claudia Dias:

Acabou de aparecer um desses aqui no condomínio onde eu trabalho. Na tentativa de identificar o que era, descobri aqui qual a espécie. Ele realmente tem uma aparência de fofo, mas assusta tmb. rsrsrs

• Agatha Silva:

Que fofo! *-*

• nefertiti selva:

fofo mesmo….

• Adriana Tourinho:

Que fuça!!!

• lorenzo:

aah eu duvido muito que essa espécie nunca tinha sido avistada,por favor né -.-

Pelos cientistas, não. Muitas dos animais descobertos recentemente eram conhecidos pela população local, mas só por ela. Nunca haviam sido descritos em nenhum trabalho científico.

Provavelmente é o caso deste mamífero, ele talvez seja conhecido pela população local, mas só.