Nova espécie de leão é descoberta na Etiópia

Por , em 28.11.2012

Alguns leões do zoológico Addis Ababa (Etiópia) são um pouco diferentes dos convencionais, com uma juba escura que se estende até a barriga. Recentemente, porém, descobriu-se que essas diferenças não são simplesmente físicas, ou seja, são maiores do que se imaginava: esses animais fazem parte de outra espécie de leões.

Para confirmar isso, uma equipe internacional de pesquisadores comparou amostras de DNA de 15 desses animais com as de leões selvagens, e concluíram que há, sim, uma considerável distinção genética. Depois de declarar que se trata de uma outra espécie, os pesquisadores pediram o início de ações de conservação – com urgência.

“Uma grande parte da diversidade genética entre leões provavelmente foi perdida em especial por causa de influência humana”, alerta Susann Bruche, do Imperial College London (Inglaterra). “Todo esforço deve ser feito para preservar ao máximo o patrimônio genético dos leões”.

Eles esperam encontrar mais exemplares (ou, ao menos, parentes próximos) dessa espécie no ambiente selvagem, mas destacam que cuidar dos que já estão em cativeiro é um primeiro passo fundamental. “Nossos resultados mostram que os leões do zoológico têm diversidade genética suficiente para garantir um programa de procriação em cativeiro”.

Autoridades da Etiópia afirmam que há animais com aparência similar à dos leões do Addis Ababa no leste e no nordeste do país, o que deve facilitar bastante as buscas.[io9]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 4,75 de 5)

5 comentários

  • Elias Marquez Borges:

    Muito legal!

  • Danilo Moço:

    A resposta é simples, há uma diferenciação genética considerável entre eles a ponto de serem classificados como subespécies,o que não ocorre na espécie humana!!

  • Marte:

    Belíssima espécie. Torço para que não tenha o mesmo destino do leão-do-atlas*, o verdadeiro rei dos animais.

    Alias, essa espécie etíope lembra muito o leão-do-atlas, mas seu tamanho – julgando pela foto – não se iguala a do grande felino.

    *Existe um projeto tentando trazer o leão-do-atlas de volta, via seleção de DNA de espécies híbridas, em cativeiro. Se conseguirem a ideia é devolve-lo a mãe natureza.

    • claudemir da silva:

      a natureza sempre nos surpreende com novas descobertas ! gostei da ma téria

  • Brian Carvalho:

    nem sei oq dizer a respeito do seu comentario. volte pra escola jovem.. aprenda a ler e largue mão de ser hatter.

Deixe seu comentário!