Cometa passa perto do sol e sobrevive

Por , em 22.12.2011

A coroa solar, que é algo como a atmosfera de nossa estrela, é uma região cujas temperaturas chegam a 1,1 milhão de graus Celsius. Nesta área, onde os cientistas duvidariam que algum corpo celeste seria capaz de entrar sem ser destruído, um cometa ingressou e saiu “vivo”. O cometa Lovejoy, como foi batizado, foi fotografado passando “raspando” a 140 mil quilômetros do sol.

A imagem em questão foi tirada a partir de um observatório que se dedica exclusivamente à observação do sol. Para verificar o fenômeno, foram necessários 18 instrumentos em cinco satélites diferentes, ligados à NASA e à Agência Espacial Europeia. Mas o que foi registrado ainda impressiona os cientistas.

O cometa Lovejoy foi descoberto em 27 de novembro pelo astrônomo amador Terry Lovejoy, da Austrália. Ele pertence a uma “espécie” de cometas chamada de “Kreutz sungrazer” (literalmente, arranha-sol de Kreutz). É uma série de cometas, provavelmente originados da explosão de um maior, no passado, cuja órbita passa bem perto do sol.

Descobertos no século XIX pelo astrônomo alemão Heinrich Kreutz, todos esses cometas já observados viraram poeira espacial quando ingressaram na coroa solar. Mas o Lovejoy conservou praticamente todo o seu núcleo de mais de 200 metros de diâmetro ao passar pela área perigosa. [LiveScience]

O cometa sobreviveu após “raspar” o sol? Será o fim do mundo? Deve estar com trajetória para a Terra!

• Marco Oliveira:

Para um cometa violar as leis da natureza dessa maneira pode não ser um cometa e sim uma nave extraterrestre. É preciso checar essa teoria ou então existem ainda leis desconhecidas pela ciência para que isso tenha ocorrido.

• Oestudante:

*Levanta sobrancelha* Sério, concordo marco, pois um cometa assim só pode ser uma *Nave congelada* porque, para conservar seu núcleo… Invasão extraterrestre em 2056?

• Rone:

As duas medições podem estar erradas: o tamanho do cometa e a distância que ele passou do Sol. De qualquer forma ele foi descoberto um mês antes de aparecer nas imediações do Sistema Solar. Talvez existam vários em rota de colisão da Terra agora mesmo, e detectar o impacto um mês antes, seria pior que nos filmes catástrofes, muito pior.

• Jess:

Nem comento mais nada , já que meus comentarios são sempre bloqueados mesmo.

esse passou…

• Opppssss:

Isso mostra que a ciência sabe que nada sabe. A cada dia uma surpresa. É que a ciência acha que o universo é regido pelas leis físicas da terra.

• Caio:

Calma pessoal, isso foi apenas chuck norris dando uma voltinha pelo sol

• Caio:

verdade

• Denzel:

“Nasa encontra dois planetas com o tamanho do site”

aqui o site, para quem quiser ver a noticia: http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/conteudo.phtml?tl=1&id=1205389&tit=Nasa-encontra-2-planetas-com-o-tamanho-da-Terra

quem sabe num futuro longo e prospero, eu não possa postar algo novo aqui no hypescience, só basta o dono do site aprovar (:

• Denzel:

comentario na moderaçao =\

ah, ja ia me esquecendo.

FELIZ NATAL A TODOS (:

É impossível que qualquer corpo com 200 metros de diâmetro consiga passar horas na corona solar sem ser totalmente derretido! Isso derrete qualquer tipo de metal!

O tamanho e a quantidade de caldas desse cometa mostra que ele é de tamanho planetário!

Olá Glauco !
      Concordo inteiramente com voce !

Bem pensado Glauco. Na coroa há incríveis 2 milhões de °C.

Tenho a impressão que msm que derretesse, e volatasse ao estado primordial, devido ao rápido resfriamento e possivelmente transformando essa sopa líquida em um sólido com aparência rochosa, a inércia do movimento iria manter o ‘todo’ no mesmo local e mantendo sua trajetória.

• Alter ego: Complemento:

Uma coisa que faltou era propor uma teoria que explicasse como esse cometa sobreviveu.
    Acredito que esse cometa tenha sofrido danos sérios. Nada passa por uma região com mais de 1 milhão de graus Célcius e sai ileso.

• AgoraQueSouRica:

Vou mudar meu nome para AgoraQueSouBloqueada , ja que nao consigo ter um unico comentario aprovado

• Toinho:

Seu comentário foi aprovado!

• karlloz:

E os meus então. Está mais fácio passa pele artmosfera do sol, que pela moderação.

Ha ha ha ha
      Esse agora passou !!
      Parabéns !! 🙂
      Abração

• gelton:

gostei, mas tem alguma tese porque ele não foi destruido.

“Raspando” a 140 mil quilômetros do sol”, Meus Deus, isto realmente é muito perto, é incrível que um cometa possa ter escapado ileso!!!

• Tundra:

Poderiam informar mais sobre esse cometa, que órbita ele tem, essas coisas!

• Capitão Caverna:

Procure no Google ou na Wikipédia né.

Quem aqui ainda acha que uma bola de gelo iria sobreviver mais do que dois segundos a essa distância do Sol?

Esse cometa passou dias se aproximando do Sol, à medida que ele reagia a essa aproximação. Como uma bola de gelo influenciaria uma estrela?

Cometas são descargas elétricas do capacitor solar, e esse cometa tem pelo menos metade da nossa Lua, não umas poucas centenas de metros!

• João Mendonça:

Todos os cientistas do mundo estão errados, só vc e o Prof. McDonalds é que estão certos.
      A agência européia, o Japão e a Nasa já tiveram oportunidade, através de sondas, de coletar gelo sendo sublimado de um cometa, mas vc insiste em negar que um cometa possui gelo.
      E ainda tem este papo de capacitor solar feito de energia mística sobrenatural que só vc enxerga quando tá puxando uns brown…

Nossa, como vcs falam igualzinho! Desconfio!!

Nunca foi coletada nem uma pedrinha de gelo de cometas, apenas poeira e metais.

Gelo em cometas e asteroides é comum, já foi observado e coletado. Só não é substancial, porisso os cometas sobrevivem ao passar pelo Sol, não são “bolas de neve sujas”, são “rochas misturadas com gelo”. O hidrogênio é o elemento mais abundante do Universo, Carbono, Nitrogênio e Oxigênio, que com o H formam compostos orgânicos, Amonia e água, estão em toda parte, no Sol, nos planetas, nos asteróides. Cometas são de composição semelhante as grandes luas gelo-rochosas, como Encéladus, Mimas, Tétis, Dione, observadas pela cassini, compostas em porcentagens variantes perto de 50 a 50%, gelo e rocha. A diferença, é que os cometas são pequenos, não possuem o equilíbrio hidrostático – a forma esférica – das luas planetárias, porisso a estrutura do corpo do cometa é irregular, e não distribuída em camadas. O gelo nos cometas vem do seu interior, não da superfície. Além do mais, um cometa que já passou tantas vezes pelo Sol pode ter perdido toda a sua massa volátil, tornando-se um corpo 100% rochoso. Acredita-se na composição de gelo medindo-se a densidade dos cometas, que é baixa.

• Marcos – DF:

Cara, não entendo porque te negativaram tanto …

Tem gente atoa que entra aqui só pra negativar quem eles não gostam da pessoa e das idéias. Pode ver os comentários do Cesar, do Glauco, até os meus, negativados sem razão alguma.

Espetacular. Cometas são incríveis, quem dera botar uma sonda nesse sobrevivente pra ver como está sua superfície…

• AgoraQueSouRica:

Passou raspando a 140 mil kilometros do sol ??? eh raspadinha lonnnngaaaaa….rsrsrrsr

Cometa sortudo.
    ___

“Kepler encontra dois planetas do tamanho da Terra”: Estou esperando uma matéria sobre o assunto aqui no Hypescience.

• michelle:

todos vcs saõ doidos!!!!!!!!!!!!!!

• João Paulo de Lima Silva:

Espetecular este site, vocês são muito iteligentes, diariamente visito. Parabéns!