Como evitar completamente que insetos vivam em sua casa

Por , em 29.09.2013

Cientistas da Universidade de Freiburg, Alemanha, desenvolveram um material antiaderente, que besouros e outros insetos não conseguem caminhar sobre.

Inspirados em plantas que os besouros têm dificuldade de subir, o material tem dobras de aproximadamente 0,5 micrômetros de altura e largura, e estão espaçadas entre 0,5 e 1,5 micrômetros. As dobras reduzem o contato entre os pelos adesivos das patas do besouro e a superfície e o inseto escorrega mais fácil sobre estas superfícies do que sobre o vidro.

Para testar a força de tração, os cientistas prenderam fios em um besouro-da-batata (Leptinotarsa decemlineata) e mediram a força de tração do inseto sobre diferentes tipos de superfície.

Com este teste, descobriram que não importa o material do qual é feita a superfície, a rugosidade é o que aumenta ou diminui a força de contato do inseto com a superfície. Agora falta descobrir qual a rugosidade mais apropriada para cada tipo de inseto — diferentes insetos têm pelos de diferentes tamanhos.

Os pesquisadores esperam que este tipo de superfície venha a proteger fachadas e aparelhos de ar condicionados, que normalmente servem de abrigo a baratas e outros insetos. O material também serviria para impedir a passagem de insetos que costumam entrar caminhando nas residências. [PopSci, Uni Freiburg, Science Direct]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • Edivaldo Gomes:

    Sim interessante, mas essa matéria não me diz “Como evitar completamente que insetos vivam em sua casa”.

  • Tales Barreto:

    Darwin mandando lembranças…

Deixe seu comentário!