Como funciona um forno de micro-ondas?

Por , em 2.12.2012

Quem imaginaria que um aparelho praticamente indispensável em cozinhas do mundo todo teria surgido graças a um episódio da Segunda Guerra Mundial?

Naquela época, o engenheiro Percy Spenser estava conduzindo testes com um emissor de micro-ondas. Ao chegar perto do aparelho, percebeu que a barra de chocolate que carregava no bolso quase havia derretido. Sem demora, começou a estudar o fenômeno e patenteou um mecanismo de aquecimento baseado em micro-ondas.

E como esse aparelho é capaz de descongelar uma lasanha ou esquentar uma xícara de café? Funciona assim: o alimento é bombardeado por micro-ondas de alta frequência, que são absorvidas pelas moléculas de água e de algumas outras substâncias (como certos tipos de gorduras e açúcares). Quando recebem essa energia, elas começam a vibrar intensamente, atingindo outras moléculas e gerando calor. Como as moléculas que esquentam nem sempre estão distribuídas de forma igual pelo alimento, dificilmente ele esquenta por inteiro e de modo uniforme.

Em tempo: se você enrolar a comida em papel alumínio, vai dificultar o aquecimento, porque o metal protege as moléculas das micro-ondas.[Life’s Little Mysteries]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!