Como medir a beleza de um homem?

Por , em 22.04.2011

Quer saber se seu namorado é bonito? Observe a relação entre o comprimento entre seu indicador direito e seu anular direito.

Segundo um novo estudo, essa relação, denominada 2D:4D porque compara o comprimento do segundo dígito com o quarto dígito, é ligada a beleza facial. O que, dizem os pesquisadores, faz sentido uma vez que a relação é movida pelo hormônio sexual testosterona.

Os cientistas afirmam que a quantidade de hormônios sexuais a que o homem é exposto antes do nascimento contribui para a forma como seu rosto se desenvolve e o quão atraente se torna.

Essa quantidade de testosterona ao qual o feto é exposto é relevante especialmente no final do primeiro trimestre da gravidez, quando os testículos começam a se desenvolver. Quanto mais testosterona, maior a relação 2D:4D, e também mais espermatozóides de melhor qualidade o homem produz.

Isso é diferente de outras características sexuais masculinas, como a frequência da voz e o odor corporal, que são regulados pelos níveis de testosterona adultos. Segundo os pesquisadores, há muitas coisas que são reguladas pela testosterona durante a puberdade e na idade adulta, mas o objetivo deste estudo é verificar se o pico fetal afeta coisas como atração.

Quanto mais testosterona, mais cresce o anular direito (sim, apenas o direito). O dedo indicador é mais sensível aos níveis de estrogênio fetal. Se estes dois dedos são do mesmo comprimento (medido a partir do vinco inferior), o 2D:4D vale 1. Se o dedo anular for mais longo, a relação é inferior a 1. Assim, quanto maior o dedo anular do que o indicador, mais testosterona fetal o homem recebeu e, eventualmente, mais atraente seu rosto é.

Os experimentos necessários para provar definitivamente essa correlação (amostragem de testosterona no útero durante a gravidez ou tratar alguns fetos com testosterona e medir seus dedos) seriam antiéticos.

Ainda assim, muitos pesquisadores acreditam na conexão. Testes em ratos mostram que o aumento da testosterona provoca maiores relações 2D:4D, e algumas doenças humanas hormonais apresentam diferenças nessa relação.

Para ver como isso está relacionado à capacidade de atração, os pesquisadores selecionaram 49 estudantes universitárias para dizer a beleza de 49 estudantes universitários. Eles então compararam esses resultados com medições precisas das relações 2D:4D dos meninos, e confirmaram uma ligação entre atratividade facial e maiores relações 2D:4D.

Claro que os hormônios antes do nascimento não são a causa de tudo. Há outros fatores sobre as pessoas que as tornam atraentes, como o cheiro, a voz, o comportamento, e coisas que não são necessariamente pré-determinadas.

O estudo vai seguir para descobrir se isso funciona para as mulheres também, ou seja, se relações 2D:4D mais femininas (ou as relacionadas com as taxas mais elevadas de estrogênio durante o desenvolvimento fetal) se correlacionam com a atratividade de uma mulher. [LiveScience]

62 comentários

  • Reinaldo Guidolin Alarcon:

    E quem tem mãe mentirosa?

  • gloria:

    A beleza de um homem está na grossura de sua carteira e no montante de sua conta bancaria o resto a gente tolera.

  • Skill:

    nem sabia que tinha homem com o anular maior que o indicador…caraca deve ser o Sherek em pesssoa.

  • marcos:

    e quem nao sabe o que e anelar e indicador

  • Chessmaster_17:

    Medi agora…meu anular é maior que o indicador!!! [:-D
    Ti cuida Brad Pitt… rsrsrsr

  • Criancinha:

    E o padre quevedo?

  • Hen:

    Depois dizem que a beleza está nos olhos de quem vê..

  • Marte:

    O segredo da beleza foi revelado por Pitágoras, há uns 2500 anos.

    Não tem nada haver com mais ou menos hormônios. A beleza é matemática. Melhor dizendo, uma proporção matemática. Essa proporção é representada pela letra grega (Phi).

    Você já se perguntou por que toda estátua grego/romana é bonita? Por que “sentimos beleza” ao vê-las? Porque elas foram feitas seguindo as proporções áureas, o número Phi (não confundir com Pi, que é outra história).

    Na verdade, todo o universo foi feito com essa proporção. A Mãe Natureza, na sua infinita sabedoria, construiu esse mundão usando uma frazãozinha. O que causa a sensação de belo, em nós seres humanos, é esse numerozinho (1,618033…).

    Acho que não é absurdo dizer que uma pessoa bonita nada mais é do que uma equação matemática bem resolvida.

    Exemplos flagrantes do uso de Phi:
    Vênus de Milo; Pathernon; Mona Lisa; A Última Ceia, de da Vinci; catedral de Notre Dame; A sede da ONU…
    E na Natureza, não faltam exemplos: o corpo humano, as flores, conchas do mar…

    • EltonPaes:

      Ficou meio sem sentido !
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Gustavo:

      Hmm, sei não se eu pegaria a Monalisa.

  • Sheik:

    Enquanto a beleza feminina é quase exclusivamente ditada por fatores externos (forma do corpo, proporcionalidade, relação cintura-quadril, bumbum grande e duro, coxas grossas, lábios carnudos, etc) e a expressão de feminilidade desse corpo. Já os homens a beleza estaria mais ligada a expressão interna e externa de força, autoconfiança, liderança, positividade, status, etc. O homem pode ter a beleza do Brad Pitt, mas se o cara for tímido, nerd, magrelo, postura curvada que demonstra falta autoconfiança, olhar vacilante a mulher ver o homem como fraco. Outro item importante é a higiente, que passa pelas roupas e cabelos bem cuidadas, pele, odor e hálito.

  • Pedro:

    os próprios cientistas são influenciados pelos fatores culturais né…

  • Nukebass:

    Pesquisas indicam que 98% dos homens que leram esse artigo mediram o tamanho dos dedos da mão direita.

    • Gustavo:

      Eu diria que foram 100%.

  • incógnita:

    Como medir a beleza de um homem… É estranho isso, porque os padrões de masculinidade sempre mudam. Talvez fosse melhor encontrar um definição atual de “O que é ser homem?” e depois encontrar uma relação com o corpo dos “homens” com a beleza. Mas eu acho que as relações do tamanho de dedo, orelha e afins não são bem o que se deve levar em conta, talvez o jeito de agir e/ou de falar seja algo que vai realmente interessar. Uma vez um colega disse “As necessidades de um homem mudam de acordo com as mulheres que os cercam na realidade e no pensamento, e a grande diferença entre o real e o imaginário farão com que este homem se julgue e até chore no futuro”

  • Diego:

    OFF TOPPING:

    O lindoso da foto tem mais é cara de nerd.
    Usa anel. Anééél? Que cafonice!
    O Photoshopeiro deixou a manga mais escura que o paletó.
    E ainda carregou no baton rosa.

    Hey! Hey! Hey, hey, hey!
    Macho, macho man
    I’ve got to be, a macho man
    Macho, macho man
    I’ve got to be a macho! Oh…

  • Alan:

    E quem nasceu com 6 dedos?

  • Maria Helena:

    Antonio Dias

    Esse negócio de escrever tudo em caixa alta é que é coisa de adolescente. Sacou?

    Falou-se de cultura e caráter por aqui, sim senhor.
    Você é que, na ânsia de criticar, não leu direito ou não percebeu isso nas entrelinhas, meu “sábio” ranzinza.

    Sabe ler não, cara?

    Esse espaço aqui é democrático e todos comentam livremente o que acham e o que sentem sobre os temas.
    Tanto os gozadores, os sabedores e até os malas, como você.

    Créééédo!

    Então, não gostou dos textos, negative e fique na sua.

    E fim de papo.

  • Antonio Dias:

    QUE FESTIVAL DE BESTEIRA, PARECE UM BANDO DE ADOLECENTES,
    EM NENHUM MOMENTO SE FALOU EM CULTURA, CARATER. ( MULHER CULTA NÃO ATURA HOMEM BURRO,ÃS CHUTEIRAS, GASOLINAS NO GERAL SÃO BURRAS )POR FAVOR LEIAM MAIS~.

  • Lena:

    O CONCEITO SOBRE O “BELO”, É MUITO RELATIVO.

    Confira na fábula:
    (adaptação de Monteiro Lobato)

    A coruja e a águia, depois de muita briga, resolveram fazer as pazes.
    – Basta de guerra – disse a coruja. O mundo é tão grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma da outra.
    – Perfeitamente – respondeu a águia. – Também eu não quero outra coisa.
    – Nesse caso combinemos isto: de agora em diante não comerás nunca os meus filhotes.
    – Muito bem. Mas como posso distinguir os teus filhotes?
    – Coisa fácil. Sempre que encontrares uns borrachos lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça especial que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes, são os meus.
    – Está feito! – concluiu a águia.
    Dias depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho com três monstrengos dentro, que piavam de bico muito aberto.
    – Horríveis bichos! – disse ela. Vê-se logo que não são os filhos da coruja.
    E comeu-os.
    Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi justar contas com a rainha das aves.
    – Quê? – disse esta, admirada. Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos? Pois, olha, não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste…

    Moral da estória:
    Quem ama o feio, bonito lhe parece.

  • DIEU MERCI DE ANGOLA:

    Homem bonito não existe…. homem que é homem é parecido com o pai… o restante é mulher os frutas não são nada!!!!!!!!

  • Lindildo:

    Pesquisa MÊH demais.

    A unica diferença entre um feio e um bonito é quanto ele tem de $. Imagina ai se Brad Pitt fosse pobre, seco e doente ? Ele ainda seria um icone sexual ? Duvido muito!

  • JOABE DE JESUS:

    É Deus deve ter começado pelos dedos, na hora de fazer o homem. kkkkkk’

  • SabrinaS:

    Lá vem esse negócio de padrões de beleza, sabe a pessoa em sí devia se preocupar com uma pessoa q é boa no seu interior (apesar q não existe mto disso), até pq quando um ou outro morrer não vai levar seus bens haha (mais enquanto ta na terra blz).

  • Felipe:

    Somente sendo muito estúpido alguém acreditaria em tamanha bazófia.

  • Anonymous:

    Meu dedo anular tem uns 2,5 cm maior que o indicador, Eu sou bem bonito.

  • Bernardo:

    Eu sou a contra-prova dessa relação entre tamanho de dedos indicador e aular. Meu anular direito é bem maior do que o indicador, e eu estou BEM longe de ser bonito. Deviam selecionar uns caras bem feios e medir os dedos e iriam descobrir que esse papo é furado!

  • Edson mendes:

    Han!!! Não existe nada nesse mundo nem testoterona muito menos plastica que faça um homem ser mais atraente as mulheres que o dinheiro, isso também é cientifico já que a mulher por natureza busca proteção e segurança, mas nada disso vale nem os feromonios se o cara for um pobre lascado ferrado da vida, as modelos não estão atras de ronaldinho pela cara cheia de testosterona pre-historica mas pelo dinheiro e a projeção social, quando conseguem isso igual aranha só não mada o macho poque tem lei mas se não faziam isso e ficavam com tudo, e tem mais isso é universal, não é um comportamento visto só entre culturas mais avançadas qual a india que não que disputar ate na porrada para se a mulher do chefe??

  • Victor Menezes:

    Aê, Antonio Carlos.

    você perguntou
    “Só mostram os atores famosos,como exemplo; porque não um mendigo? ”

    Já vi mendigos bonitos na novela e no cinema americano.
    Nas ruas, tá em falta, cara.

  • Magda Patalógica:

    Genivaldo “Lindovaldo”

    Kakakakaka… gostei.

    Sinto desapontá-lo, mas acho que você reencarnou no planeta errado. (rss)

    Fui.

  • Elen:

    Será que tem algum dedo que qualifica o caráter do homem ?!…rs….Beleza, riqueza ,status sem integridade moral vale alguma coisa ?

  • Marcelo Muniz:

    E se o gajo não tiver os dedos? ^^

  • serginhos:

    Mamãe sempre diz que eu sou o mais lindo do mundo…As mães não mente jamais mé…..

  • danibyo:

    A minha opinião sobre esse fato é a seguinte! A beleza do homem deveria ser medida pela sua forma de tratar as mulheres!
    De que adianta muitas vezes estar com a testosterona a flor da pele e ser um machão de cozinha e maltratar sua parceira espancando-a! A virtude do homem se resume em sua beleza interior…saber como formar uma família…sem violência doméstica! A maior beleza que existe é a interior…que nos faz envelhecer como o mel, não como o fel! Lembrem-se quando somos jovens somos belos, aí vem o tempo tão impaciente e nos rouba a flor de nossa formosura, mas nunca nossa alma!

  • wilson Queiroga:

    O Ronaldinho gaúcho,o Obina,o fenômeno e alguns pagodeiros devem ter os dedos de acôrdo com esta pesquisa pois o que tem de “modelos” em cima deles não está no gibi !

  • Val Brand:

    A beleza do homem está em sua força. A força da mulher está em sua beleza.

  • Jadson:

    Depois dizem que tamanho não é documento!!! (do dedo é claro, rs)

  • Cristiane:

    Rachei de rir com os comentários! 😀

  • EDUARDO SOROCABA:

    a realidade é uma só:
    quem gosta de homem bonito é GAY …
    quem gosta de homem com dinheiro é mulher
    FATO…….

  • Genivaldo:

    O homem mais lindo do mundo sou EU que fui enviado para este planeta e aprender a conviver com outros milhões de humanos e desfrutar das benção planetaria desta terra, com amor de carinhos do meu pai Eterno repassar para todos humanos e bem como a fauna e flora, Shalom para todos.

  • bruno:

    a beleza do homem para as mulheres é o homem de carro, casa, dinheiro sobrando e que querem filhos! istó é , No Imagionario delas! hahhaa

  • MOTUMBO:

    O tamanho do pênis não conta?

  • john paul:

    Eh pelo jeito os comentarios acima,leva a crer que fica dificil em saber quem e bonito ou feio, pois cada ser humano tem algo que dar..entao que se cuidem dos dedos ok..

  • Eduardo:

    Não me considero lindo, mas não sou feio. Sou da média. Mas assim como disse o amigo “EP”, estou pouco me lixando. O negócio é cuidar da aparência que tem, da alimentação, saúde mental e acima de tudo, saber como tratar uma mulher, que definitivamente, tem muito homem, inclusive muito “garanhão” bur ro que não faz a menor idéia de como as mulheres querem ser tratadas.

  • Maria Helena:

    Tive uma namorado que era lindo de morrer.
    Tudo nele lembrava um deus do Olimpo. Passei a ser ciumenta devido o assédio das garotas, até que caiu a ficha.
    Fomos morar juntos e num belo dia, flagrei o meu Apolo dando para o mecânico da oficina da esquina, na minha cama.

    Não fiz o teste do dedo anelar deste post, nem quero dizer que todo homem lindo seja boiola.

    Apenas aconteceu comigo e acho os feios másculos mais atraentes e sedutores.

    Opinião minha

  • Troll:

    Quem gosta de homem é viado, mulher gosta de dinheiro….

    Já dizia um velho sábio…

  • Elizabeth:

    Não acho que esse parâmetro seja indicativo da beleza de um homem mas talvez do seu potencial de atração, já que faz referência à porcentagem de testosterona.
    Existem muitos homens lindos que não atraem as mulheres e outros, nem tão bonitos, mas que provocam arrepios na mulherada.

    O padrão de beleza é mutável e até “imposta” pela mídia. O poder de atração não é dependente da beleza externa e esse sim tem a ver com hormônios.

  • Raullk:

    Tenho o anelar maior k o indicador e continuo feio =/

  • alx:

    PAPO FURADO… C TEM CARRO E GRANA É UM GATO SE NÃO TEM NADA É UM CACHORRO VIRA LATA AINDA KKKKKKKKKKKKKKK.

  • Antonio:

    pobre com o anular grande não tem ves com as mulheres rsrs

  • Hugo:

    Resumindo: a beleza de um homem se mede pelas dedadas.

  • Antonio Carlos:

    É!… Só mostram os atores famosos,como exemplo; porque não um mendigo? rêrê!…

  • Alexandre:

    os que tao dizendo que nao tem nada a ver sao porque o dedo anular deles eh menos que o indicador….
    uashuahushaushauh

  • Ludmila:

    A sociedade talvez pare de fazer esse tipo de julgamento quando se desvencilhar das regras da natureza… Aparência está diretamente relacionada à qualidade dos genes a que os parceiros instintivamente procuram pra unirem os seus… é a vida.

    Para nós, que não somos muito bonitos aos olhos da genética, resta-nos resignação, e tentativa de procurar parceiros superiores pra melhorar nossos próprios genes em nossos descendentes. Fazemos isso tentando compensar de outras formas a falta de beleza.

    É o que acontece quando um homem tem um “carrão” e atrai as marias-gasolinas mesmo não sendo “bonito”. Não é que as marias-gasolinas estejam erradas… as fêmeas não pensam somente na qualidade dos genes, pensa-se também na provisão que seu “macho” poderá dar à sua prole e garantir um aumento na probabilidade de sucesso. De forma simplificada, o raciocínio é direto: se um parceiro em potencial possui um carrão, significa que ele tem mais sucesso do que um outro que anda de ônibus, sendo assim, possui melhores genes. Lembrando que na natureza sucesso é chegar à idade adulta pra transmitir seus genes e garantir que seus descendentes façam o mesmo.

    É claro que quando decidimos que isso é um comportamento “feio” porque não devemos ser interesseiras, tentamos reprimir nossa empolgação quando notamos que o carinha que estamos paquerando tem um BMW.

    Agora, eu concordo que diferentemente dos outros animais, não é apenas o melhoramento genético que buscamos… temos o fator transcendental. E esse fator compete com os instintivos relacionados à transmissão gênica. Por canta disso acontece de uma pessoa escolher alguém menos bonito, ou menos rico do que poderia ter escolhido, em função do que chamamos “conteúdo”.

    Mas nem sempre se tem sucesso, em ambos os casos. Na verdade – não me lembro onde eu li – dizem que há maior quantidade de fracasso que de sucesso.

  • vielmond:

    sem esquecer o tamanho das orelhas…….maior, mais testoterone e outros predicados (provavelmente muito mais importantes) : marca do relogio, marca do carro e c/c bancária
    N.B. testoterone: ler TESTOSTERONE

  • Christian:

    Eu ouvi a minha vizinha dizer: Não existe homem feio; existe homem pobre.

  • Ofélia:

    Gostei mais dos comentários do que a própria matéria, concordo com os três acima sobre beleza ser relativa, a sociedade criou um padrão que eu também não me incluo e muitos e muitas pessoas medem o homem por seus bens, seja eles quais forem, quando a sociedade vai parar de fazer um julgamento tão fútil e mesquinho?

  • Ferreira:

    Que besteira.

  • Espedito:

    Simplificando tudo: A beleza de um homem é diretamente proporcional a quantidade de seus bens.

  • Jonathan:

    Mulher quer saber mesmo é do tamanho de “outra” coisa…kkk

  • EP:

    Não me considero bonito mas tou pouco me lixando. huahuha
    A sociedade criou um padrão de beleza, em qual eu não me incluo. XD

  • Paulo Silva:

    Acho que pesquisa tem mais relação com as características masculinas do que com a beleza em si. Uma vez que beleza é relativa e depende também de fatores culturais, como exemplo temos hoje uma certa porcentagem de pessoas que tem certa propensão a gostar de homens com características masculina mais brandas. Já li tambem certa vez que homens com traços femininos também seriam bastante assediados.

Deixe seu comentário!