Como não sofrer com a síndrome de visão de computador

Por , em 14.06.2010

Com o uso cada vez mais constante do computador, cada vez mais as pessoas desenvolvem problemas de visão por causa da tela do aparelho. Essa série de problemas foi batizada de “síndrome de visão de computador”.

Os sintomas são dores de cabeça, queimação nos olhos, olhos secos e embaçados. Eles parecem familiares?

Conheça algumas coisas que você pode fazer antes de que sua visão esteja completamente arruinada.

Renove seu monitor

Pesquisas mostraram que os monitores mais velhos causam mais problemas de visão do que os mais recentes, então compre um modelo mais novo.

Iluminação

Assegure que as condições de iluminação de sua área de trabalho estejam perfeitas para sua visão. Se a luz for muito forte, seus olhos ficam cansados – e a mesma coisa acontece se houver pouca luz. Então tenha certeza que a iluminação está balanceada.

Exercite seus olhos

Quando tiver uma meia hora livre, aproveite para fazer alguns exercícios oculares (sim, os olhos também podem ser exercitados).

Confira essa lista:

1. Sente-se por um momento, esfregue as palmas de suas mãos uma na outra até aquecê-las. Depois feche os olhos e coloque as palmas sobre eles, enquanto ainda estão quentes. Após um período de dois minutos você sentirá que está ainda mais escuro de olhos fechados. É essa escuridão que é altamente terapêutica.

2. Olhe para cima e para baixo repetidas vezes. “Rolar” seus olhos dessa forma faz com que eles se movimentem de forma diferente do que acontece na frente do computador.

3. Outro exercício aconselhado é fechar os olhos com força por cinco segundos e depois abri-los e não piscar por outros cinco segundos. Você deve repetir isso aproximadamente oito vezes.

Remédios naturais e caseiros

Também há remédios naturais que podem aliviar os sintomas dessa síndrome. Eles contém ingredientes fáceis de serem achados que, possivelmente, você já tem em casa:

1. Sementes de girassol são altamente nutritivas e cheias de vitaminas que beneficiam a visão. Se você ingerir meia xícara dessas sementes (sem serem salgadas ou processadas) sentirá que alguns sintomas serão aliviados.

2. Corte duas finas rodelas de batata e as coloque sobre seus olhos durante 20 minutos (da mesma forma que pessoas colocam rodelas de pepinos).

3. Cozinhe alecrim em água quente por 10 minutos e depois molhe um pano de algodão (bem limpo) com o líquido. Coloque esse pano sobre os olhos fechados durante 15 minutos.

Mas se você sente que seus olhos estão muito secos ou embaçados e se sua visão está muito ruim, é melhor consultar um oftalmologista. Ele provavelmente irá recomendar óculos especiais para que você use na frente do computador – eles são feitos para aliviar a tensão que a luz do monitor causa. [Environmental Graffiti]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

8 comentários

  • aguiarubra:

    Só não tenho, ainda, a dor de cabeça.

    O resto…já “peguei”!!!

  • Genivaldo:

    Realmente prejudica a visão, você saí com os olhos cançados e lacrimejando e depois é que vai melhorando.

  • santos kingani:

    muito bom gostei

  • João Batista:

    Gostei bastante da matéria, alertando sobre o problema que podemos ter com a nossa visão, quando então ficamos por várias horas, olhando para o monitor.
    Uma outra dica que passo para os leitores, é que em cada hora passada diante da tela do computador, devemos ficar pelo menos, 5 minutos sem olhar para o monitor. Aproveite esses minutinhos longe do PC. Beba uma água, um suco ou faça outra coisa, mas fique pelos menos, esses 5 minutos longe do ecrã e vc só vai sair ganhando com isto…

  • Edgar:

    com isso eu posso aliviar minha preocupação! fico umas 6h no note por dia e meus olhos começam a cansar, valeu pelas dicas

  • Rodrigo:

    Controlar a luz do monitor realmente não é um costume, nem da televisão.
    Mas o fato é que temos de exercitar isso, procurar sempre o equilíbrio entre a luz ambiente e a luz que sai da tela.
    Existem por exemplo, scripts no firefox que tornam o fundo da página preto, e as letras claras. Existem extensões como “stylish” e “greasemonkey” que lhe permitem modificar isso de forma automática, basta procurar.
    Outra coisa é procurar sempre deixar uma fonte fraca de luz (um abajur ou luminária, por exemplo) acesa de forma indireta perto da tela.
    Isso faz uma enorme diferença para quem passa horas no computador.

  • wemerson:

    gostei muito obrigado

  • Bill:

    Muito bom = D

    Os exercicios são facinhos de fazer,e pelo “visto” funcionam xD

    Valeu =]

Deixe seu comentário!